Questões de Português do ano 2021

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A palavra mandado não pode ser confundida com mandato, seu parônimo. Nesse sentido, quais palavras estabelecem entre si uma relação de homonímia e não de paronímia?

    A) Preposição e proposição.

    B) Eminente e iminente.

    C) Despensa e dispensa.

    D) Acender e ascender.

Leia os versos:
Quanta gente que ri, talvez, consigo Guarda um atroz, recôndito inimigo, Como invisível chaga cancerosa!
Quanta gente que ri, talvez existe, Cuja ventura única consiste Em parecer aos outros venturosa! (Raimundo Correia. “Mal secreto”. In: Antologia Nacional, 1939).
Acerca dos aspectos gramaticais e ortográficos do texto, pode-se afirmar que, EXCETO:

    A) O vocábulo ri possui como sinônimo o vocábulo chora.

    B) Há apenas dois sinais de pontuação: vírgula e ponto de exclamação.

    C) Os vocábulos recôndito e única são proparoxítonos.

    D) O vocábulo consigo é classificado como pronome.

Um ambiente ideal para fazer as refeições é sem dúvida aquele harmônico e tranquilo. O prazer de se sentar à mesa e desfrutar esse momento com a família é tão importante quanto o valor nutricional que a refeição contempla. O estresse gera a liberação de determinados hormônios que em nada ajudam na absorção e assimilação dos nutrientes ingeridos. Alguns estudos mostram que o estresse está diretamente relacionado a riscos cardíacos, dificuldade de concentração, baixa na resistência do organismo, propiciando o aparecimento de outras doenças como asma, alergia e algumas doenças gastrointestinais. Portanto, se você está começando a introdução alimentar do seu bebê, procure ajuda, informação e orientação para não entrar no estresse e acabar desandando o que pode ser uma experiência deliciosa.


(Gabriela Kapim. “O estresse e suas consequências durante a introdução alimentar”. Adaptado. Revista Isto É. 2021). 

A frase do texto que apresenta um elemento de afirmação entre os seus elementos textuais é:

    A) Portanto, se você está começando a introdução alimentar do seu bebê, procure ajuda.

    B) Alguns estudos mostram que o estresse está diretamente relacionado a riscos cardíacos.

    C) O estresse gera a liberação de determinados hormônios que em nada ajudam na absorção e assimilação dos nutrientes ingeridos.

    D) Um ambiente ideal para fazer as refeições é sem dúvida aquele harmônico e tranquilo.

Um ambiente ideal para fazer as refeições é sem dúvida aquele harmônico e tranquilo. O prazer de se sentar à mesa e desfrutar esse momento com a família é tão importante quanto o valor nutricional que a refeição contempla. O estresse gera a liberação de determinados hormônios que em nada ajudam na absorção e assimilação dos nutrientes ingeridos. Alguns estudos mostram que o estresse está diretamente relacionado a riscos cardíacos, dificuldade de concentração, baixa na resistência do organismo, propiciando o aparecimento de outras doenças como asma, alergia e algumas doenças gastrointestinais. Portanto, se você está começando a introdução alimentar do seu bebê, procure ajuda, informação e orientação para não entrar no estresse e acabar desandando o que pode ser uma experiência deliciosa.


(Gabriela Kapim. “O estresse e suas consequências durante a introdução alimentar”. Adaptado. Revista Isto É. 2021). 

Com base nas ideias do texto e na posição que a autora assume, leia as assertivas:
I. A tese que a autora defende pode ser identificada na primeira frase do texto. II. Não há, no texto, nenhum argumento convincente que reforce a tese defendida pela autora. III. Na última frase do texto, a autora utiliza um tom de diálogo com o seu interlocutor.
Pode-se afirmar que:

    A) Apenas a assertiva II está incorreta.

    B) Apenas as assertivas II e III estão corretas.

    C) Apenas a assertiva I está correta.

    D) As assertivas I, II e III estão incorretas.

Leia o texto abaixo:
De maneira que o trigo que caiu na boa terra, nasceu e frutificou; o trigo que caiu na terra, não frutificou, mas nasceu; porque a palavra de Deus é tão funda, que nos bons faz muito fruto e é tão eficaz que nos maus ainda que não faça fruto, faz efeito; lançada nos espinhos, não frutificou, mas nasceu até nos espinhos; lançada nas pedras, não frutificou, mas nasceu até nas pedras.
(Pe. Antônio Vieira. “Sermão da Sexagésima”. Pregado na Capela Real, no ano de 1655).
Considerando os termos sublinhados no texto, pode-se afirmar que a construção de sentidos perpassa pelo emprego de:

    A) Inferências.

    B) Antonímias.

    C) Figuras de linguagem.

    D) Argumentos.

Para responder à questão, analise a charge abaixo: 



Leia as assertivas abaixo:
I. Os efeitos de sentido da charge são provocados pela combinação da linguagem verbal e da linguagem não verbal. II. A linguagem verbal é um aspecto secundário para a compreensão da charge. III. A única função da charge é divertir o leitor por meio do humor.
Pode-se afirmar que:

    A) Apenas a assertiva I está correta.

    B) Apenas a assertiva III está incorreta.

    C) As assertivas I, II e III estão corretas.

    D) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

Para responder à questão, analise a charge abaixo: 



Pode-se afirmar que a charge acima faz uma crítica:

    A) Às exigências cada vez mais altas do mercado de trabalho.

    B) Às longas filas nos estabelecimentos comerciais.

    C) Ao desemprego, haja vista a quantidade de pessoas sem emprego.

    D) À falta de oportunidades para o ensino de inglês.

O desenho dos espaços, sejam eles físicos ou virtuais, afetam diretamente como as pessoas interagem dentro dele. Assim como nos comportamos de maneiras distintas em um estádio de futebol e numa biblioteca, também mudamos nossa postura do LinkedIn para o WhatsApp. São nos espaços públicos como parques, bibliotecas e praças que pessoas das mais variadas tribos se encontram, reconhecem as desigualdades e criam um senso de pertencimento e identidade. Eles são parte fundamental para o funcionamento de sociedades plurais. E o que as redes sociais podem aprender com espaços públicos físicos? Essa é a pergunta que a organização não governamental Civic Signal se propôs a responder. O objetivo da ONG é não só fornecer subsídios para que engenheiros, designers e empresas de tecnologia formem ambientes digitais mais inclusivos, como também estabelecer critérios objetivos para avaliar o quão amigáveis as plataformas já existentes são.

(Clara Becker. “Como construir espaços digitais públicos mais saudáveis?”. Adaptado. Jornal El País. 2021). 
No trecho O objetivo da ONG é não só fornecer subsídios para que engenheiros, designers e empresas de tecnologia formem ambientes digitais mais inclusivos, como também estabelecer critérios objetivos para avaliar o quão amigáveis as plataformas já existentes são, os termos sublinhados expressam uma relação de:

    A) Adição

    B) Afirmação

    C) Explicação

    D) Oposição

O desenho dos espaços, sejam eles físicos ou virtuais, afetam diretamente como as pessoas interagem dentro dele. Assim como nos comportamos de maneiras distintas em um estádio de futebol e numa biblioteca, também mudamos nossa postura do LinkedIn para o WhatsApp. São nos espaços públicos como parques, bibliotecas e praças que pessoas das mais variadas tribos se encontram, reconhecem as desigualdades e criam um senso de pertencimento e identidade. Eles são parte fundamental para o funcionamento de sociedades plurais. E o que as redes sociais podem aprender com espaços públicos físicos? Essa é a pergunta que a organização não governamental Civic Signal se propôs a responder. O objetivo da ONG é não só fornecer subsídios para que engenheiros, designers e empresas de tecnologia formem ambientes digitais mais inclusivos, como também estabelecer critérios objetivos para avaliar o quão amigáveis as plataformas já existentes são.

(Clara Becker. “Como construir espaços digitais públicos mais saudáveis?”. Adaptado. Jornal El País. 2021). 
Conforme o texto:
I. A postura das pessoas não muda entre uma rede social e outra. II. O desenho dos espaços públicos não afeta a interação das pessoas. III. Nos espaços públicos as pessoas criam um senso de pertencimento e de identidade.
Pode-se afirmar que:

    A) As assertivas I, II e III estão incorretas.

    B) Apenas a assertiva II está incorreta.

    C) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

    D) Apenas a assertiva III está correta.

O desenho dos espaços, sejam eles físicos ou virtuais, afetam diretamente como as pessoas interagem dentro dele. Assim como nos comportamos de maneiras distintas em um estádio de futebol e numa biblioteca, também mudamos nossa postura do LinkedIn para o WhatsApp. São nos espaços públicos como parques, bibliotecas e praças que pessoas das mais variadas tribos se encontram, reconhecem as desigualdades e criam um senso de pertencimento e identidade. Eles são parte fundamental para o funcionamento de sociedades plurais. E o que as redes sociais podem aprender com espaços públicos físicos? Essa é a pergunta que a organização não governamental Civic Signal se propôs a responder. O objetivo da ONG é não só fornecer subsídios para que engenheiros, designers e empresas de tecnologia formem ambientes digitais mais inclusivos, como também estabelecer critérios objetivos para avaliar o quão amigáveis as plataformas já existentes são.

(Clara Becker. “Como construir espaços digitais públicos mais saudáveis?”. Adaptado. Jornal El País. 2021). 
A coesão textual consiste na conexão linguística eficiente das ideias que compõem um texto. Sendo assim, considerando os tipos de coesão textual, o termo sublinhado no texto indica a:

    A) Coesão referencial, pois o termo Eles retoma uma expressão já mencionada, evitando a repetição desnecessária.

    B) Coesão lexical, pois o termo Eles estabelece uma relação de hiponímia com os termos anteriores.

    C) Coesão sequencial, pois o termo Eles se trata de uma conjunção consecutiva, permitindo a sequência lógica do texto.

    D) Coesão por elipse, pois o termo Eles indica a supressão de elementos não mencionados ao longo do texto.

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