Questões de Português do ano 2021

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O desenho dos espaços, sejam eles físicos ou virtuais, afetam diretamente como as pessoas interagem dentro dele. Assim como nos comportamos de maneiras distintas em um estádio de futebol e numa biblioteca, também mudamos nossa postura do LinkedIn para o WhatsApp. São nos espaços públicos como parques, bibliotecas e praças que pessoas das mais variadas tribos se encontram, reconhecem as desigualdades e criam um senso de pertencimento e identidade. Eles são parte fundamental para o funcionamento de sociedades plurais. E o que as redes sociais podem aprender com espaços públicos físicos? Essa é a pergunta que a organização não governamental Civic Signal se propôs a responder. O objetivo da ONG é não só fornecer subsídios para que engenheiros, designers e empresas de tecnologia formem ambientes digitais mais inclusivos, como também estabelecer critérios objetivos para avaliar o quão amigáveis as plataformas já existentes são.

(Clara Becker. “Como construir espaços digitais públicos mais saudáveis?”. Adaptado. Jornal El País. 2021).
A alternativa que melhor exprime as ideias do texto é:

    A) A tecnologia e sua relação com as desigualdades e com os problemas de identidade.

    B) O advento da tecnologia e o declínio das relações interpessoais.

    C) A maior interação do ser humano nos espaços físicos em relação aos digitais.

    D) A relação dos espaços públicos físicos e das redes sociais com os processos de interação das pessoas.

Leia os versos a seguir e analise as assertivas:
Sertão, argúem te cantô, Eu sempre tenho cantado E ainda cantando tô, Pruquê, meu torrão amado, Munto te prezo, te quero E vejo qui os teus mistéro Ninguém sabe decifrá. A tua beleza é tanta, Qui o poeta canta, canta, E inda fica o qui cantá. (Patativa do Assaré. “Eu e o Sertão”).
I. Com base na linguagem utilizada no poema, o eu lírico se apresenta como falante de uma variedade linguística específica de determinada região brasileira. II. O registro dos termos arguém, Pruquê e decifrá representam e caracterizam a pronúncia do sertanejo e do nordestino. III. O emprego de uma linguagem simples e específica permite uma maior identificação do povo sertanejo com o texto e com a obra do autor.
Pode-se afirmar que:

    A) As assertivas I, II e III estão corretas.

    B) Apenas a assertiva I está correta.

    C) Apenas a assertiva III está incorreta.

    D) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

Bailarinos da Maré conquistam vaga em escola de dança na Bélgica

Da Maré para o mundo. É assim que Marllon Araújo, de 23 anos, e Luyd de Souza Carvalho, 22, pretendem dar seus passos. E num futuro não muito distante.
Moradores do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, os dois foram selecionados para o quadro de alunos da P.A.R.T.S., escola de Bruxelas, Bélgica, reconhecida mundialmente como referência no ensino de dança contemporânea.
Entre 1.196 candidatos, a dupla ocupará duas das 45 vagas a partir de outubro.
Para Marllon, a conquista vai muito além de uma boa oportunidade de aprender novas técnicas.

(Mateus Almeida. Bailarinos da Maré conquistam vaga em escola de dança na Bélgica. G1 – Portal de Notícias. 2019). 
Acerca dos recursos morfossintáticos de construção de sentidos, no trecho Moradores do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, os dois foram selecionados para o quadro de alunos da P.A.R.T.S., as vírgulas isolam o aposto. Nesse caso, o aposto possui valor:

    A) Oracional

    B) Explicativo

    C) Especificativo

    D) Distributivo

Bailarinos da Maré conquistam vaga em escola de dança na Bélgica

Da Maré para o mundo. É assim que Marllon Araújo, de 23 anos, e Luyd de Souza Carvalho, 22, pretendem dar seus passos. E num futuro não muito distante.
Moradores do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, os dois foram selecionados para o quadro de alunos da P.A.R.T.S., escola de Bruxelas, Bélgica, reconhecida mundialmente como referência no ensino de dança contemporânea.
Entre 1.196 candidatos, a dupla ocupará duas das 45 vagas a partir de outubro.
Para Marllon, a conquista vai muito além de uma boa oportunidade de aprender novas técnicas.

(Mateus Almeida. Bailarinos da Maré conquistam vaga em escola de dança na Bélgica. G1 – Portal de Notícias. 2019). 
Considerando o gênero textual, a finalidade do texto acima é:

    A) Descrever a atuação dos alunos brasileiros no quadro nacional e internacional da dança.

    B) Narrar a situação atual das escolas de dança contemporânea no Brasil e no mundo.

    C) Argumentar acerca da destinação de vagas de dança em escolas internacionais.

    D) Informar a população sobre assuntos culturais relevantes do país.

Com base nas relações lógico-discursivas do texto, no trecho Saiu da sala assim que tocou o sinal, os termos sublinhados expressam ideia de:

    A) Tempo

    B) Causa

    C) Condição

    D) Concessão

Hão de chorar por ela os cinamomos,
Murchando as flores ao tombar do dia.
Dos laranjais hão de cair os pomos,
Lembrando-se daquela que os colhia.

As estrelas dirão — “Ai! nada somos,
Pois ela se morreu silente e fria...”
E pondo os olhos nela como pomos,
Hão de chorar a irmã que lhes sorria.

A lua, que lhe foi mãe carinhosa,
Que a viu nascer e amar, há de envolvê-la
Entre lírios e pétalas de rosa.

Os meus sonhos de amor serão defuntos...
E os arcanjos dirão no azul ao vê-la,
Pensando em mim: — "Por que não vieram juntos?"

(Alphonsus de Guimaraens. Hão de chorar por ela os cinamomos.). 
Assinale a alternativa que apresenta o tema principal abordado no poema.

    A) A linha tênue entre vida e morte.

    B) O amor do eu lírico pela natureza e pelas estrelas.

    C) A importância da religiosidade e da espiritualidade durante o processo de morte.

    D) O sofrimento do eu lírico diante da morte da mulher amada.

Hão de chorar por ela os cinamomos,
Murchando as flores ao tombar do dia.
Dos laranjais hão de cair os pomos,
Lembrando-se daquela que os colhia.

As estrelas dirão — “Ai! nada somos,
Pois ela se morreu silente e fria...”
E pondo os olhos nela como pomos,
Hão de chorar a irmã que lhes sorria.

A lua, que lhe foi mãe carinhosa,
Que a viu nascer e amar, há de envolvê-la
Entre lírios e pétalas de rosa.

Os meus sonhos de amor serão defuntos...
E os arcanjos dirão no azul ao vê-la,
Pensando em mim: — "Por que não vieram juntos?"

(Alphonsus de Guimaraens. Hão de chorar por ela os cinamomos.). 
Acerca dos recursos empregados para a construção de sentidos do poema, pode-se afirmar que:

    A) Predomina a função metalinguística da linguagem.

    B) O sentido conotativo não se faz presente no poema.

    C) Há vocábulos que estabelecem uma relação de sinonímia entre si.

    D) Alguns elementos da natureza foram personificados.

Para responder à questão, leia a tirinha abaixo:  


Acerca da linguagem empregada na tirinha, lei as assertivas:
I. A expressão Dê-me um beijo é própria do registro formal. Em situações de emprego coloquial, mantendo-se o modo verbal, se usaria Me dê um beijo. II. A palavra Bah se configura como um regionalismo usual da região sul do Brasil. III. A onomatopeia, recurso empregado no segundo quadrinho, pouco acrescenta para a produção de sentidos da tirinha, pois diminui a expressividade do discurso.
Pode-se afirmar que:

    A) As assertivas I, II e III estão corretas.

    B) Apenas a assertiva II está correta.

    C) Apenas as assertivas I e III estão corretas.

    D) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

Para responder à questão, leia a tirinha abaixo:  


Pode-se afirmar que a construção do efeito de humor na tirinha se dá, principalmente, pela:

    A) Quebra da expectativa evidenciada no último quadrinho em sua relação com a realidade.

    B) Forma de caracterização do príncipe no último quadrinho.

    C) Onomatopeia empregada de forma gritante no segundo quadrinho.

    D) Fala do personagem do primeiro quadrinho, uma vez que se trata de um ser irracional.

Leia o texto abaixo:
O envelhecimento da população é um fato demográfico insuperável. Sabemos que existe uma possibilidade de aumento da solidão na terceira idade por motivos variados, inclusive pela dificuldade de estabelecer novos laços significativos e até por questões neuroquímicas. Porém, não é um destino: a sociabilidade pode ser explorada, e jovens também podem sentir solidão aguda.
(Leandro Karnal. Adaptado. G1 – Portal de Notícias. 2018).
Considerando que o fragmento acima foi retirado de uma entrevista do historiador Leandro Karnal, pode-se afirmar que as marcas linguísticas empregadas indicam uma linguagem:

    A) Jornalística, tendo por base o suporte de veiculação do texto.

    B) Culta, adequando-se à situação de comunicação.

    C) Coloquial, pelo nível de informalidade expresso no texto.

    D) Regional, pela presença de vocábulos próprios de determinada região brasileira.

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