Questões sobre Aritmética e Problemas

Lista completa de Questões sobre Aritmética e Problemas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Leia o texto para responder à questão.


Lições de vida

    Em 2009, um avião pousou de emergência no rio Hudson. O piloto era Sully Sullenberger e as 155 pessoas a bordo foram salvas por uma manobra impossível, perigosa, milagrosa. Sully virou herói e a lenda estava criada.

    Em 2016, no filme “Sully, o herói do rio Hudson”, Clint Eastwood revisitou a lenda para contar o que aconteceu depois do milagre: uma séria investigação às competências do capitão Sully Sullenberger. Ele salvara 155 pessoas, ninguém contestava. Mas foi mesmo necessário pousar no Hudson? Ou o gesto revelou uma imprudência criminosa, sobretudo quando existiam opções mais sensatas?

    Foram feitas simulações de computador. E a máquina deu o seu veredicto: era possível ter evitado as águas do rio e pousar em LaGuardia ou Teterboro. O próprio Sully começou a duvidar das suas competências. Todos falhamos. Será que ele falhou?

    Por causa desse filme, reli um dos ensaios de Michael Oakeshott, cujo título é “Rationalism in Politics”. Argumenta o autor que, a partir do Renascimento, o “racionalismo” tornou-se a mais influente moda intelectual da Europa. Por “racionalismo”, entenda-se: uma crença na razão dos homens como guia único, supremo, da conduta humana.

    Para o racionalista, o conhecimento que importa não vem da tradição, da experiência, da vida vivida. O conhecimento é sempre um conhecimento técnico, ou de uma técnica, que pode ser resumido ou aprendido em livros ou doutrinas.

    Oakeshott argumentava que o conhecimento humano depende sempre de um conhecimento técnico e prático, mesmo que os ensinamentos da prática não possam ser apresentados com rigor cartesiano.

    Clint Eastwood revisita a mesma dicotomia de Oakeshott para contar a história de Sullenberger. O avião perde os seus motores na colisão com aves; o copiloto, sintomaticamente, procura a resposta no manual de instruções; mas é Sully quem, conhecendo o manual, entende que ele não basta para salvar o dia.

    E, se os computadores dizem que ele está errado, ele sabe que não está – uma sabedoria que não se encontra em nenhum livro já que a experiência humana não é uma equação matemática.

    As máquinas são ideais para lidar com situações ideais. Infelizmente, o mundo comum é perpetuamente devassado por contingências, ambiguidades, angústias, mas também súbitas iluminações que só os seres humanos, e não as máquinas, são capazes de entender.

    Quando li Oakeshott, encontrei um filósofo que, contra toda a arrogância da modernidade, mostrava como a nossa imperfeição pode ser, às vezes, uma forma de salvação. O ensaio era, paradoxalmente, uma lição de humildade e uma apologia da grandeza humana. Eastwood, aos 86 anos, traduziu essas imagens.

(João Pereira Coutinho. Folha de S.Paulo, 29.11.2016. Adaptado)

Leia as frases reescritas com base nas ideias do texto.


• Para rever a situação, foram feitas simulações pelo computador.

• Não bastavam manuais de instruções para salvar o dia.

• A primeira conclusão era de que existiam opções mais sensatas a serem tomadas pelo piloto.


De acordo com a concordância verbal e nominal estabelecida pela norma-padrão, as expressões destacadas podem ser substituídas, respectivamente, por:

    A) realizou-se; Eram inúteis; havia

    B) realizou-se; Eram inútil; haviam

    C) realizaram-se; Eram inúteis; haviam

    D) realizaram-se; Eram inútil; haviam

    E) realizaram-se; Eram inúteis; havia

Ainda no que se refere à regência verbal, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – Fomos no baile antes de ontem.

II – A chave caiu ao chão.

III – Levei eles ao médico essa semana.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.

    E) Nenhum dos itens é verdadeiro.

No que se refere à regência verbal, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – As mulheres, evidentemente, preferem mais os trabalhadores do que os ociosos.

II – Assisti uma partida de futebol impressionante.

III – A direção da escola informou aos alunos que não haverá aula.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

No que se refere aos substantivos coletivos, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – camelo / cáfila.

II – pintinhos / ninhada.

III – porcos / vara.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

No que se refere ao correto uso da crase, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – A professora sabe unir a capacidade à simplicidade.

II – Deve-se dar maior atenção às cidades menos desenvolvidas.

III – A equipe de futebol foi à Barcelona disputar o campeonato.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e II são verdadeiros.

    E) Apenas os itens I e III são verdadeiros.

No que se refere aos substantivos coletivos, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – atores / companhia.

II – cebola / réstia.

III – insetos / colônia.

IV – mapas / mapoteca.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas os itens II e III são verdadeiros.

    C) Apenas os itens I, III e IV são verdadeiros.

    D) Apenas os itens II, III e IV são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

No que se refere à regência verbal, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – A equipe aspira ao título nacional.

II – A peça de teatro a que assistimos foi boa.

III – O diretor não simpatizou com o novo gerente de vendas.

    A) Apenas o item I está correto.

    B) Apenas o item II está correto.

    C) Apenas o item III está correto.

    D) Apenas os itens II e III estão corretos.

    E) Todos os itens estão corretos.

Em relação à flexão de número, analisar os itens abaixo:


I. O plural de “pajem” é “pajens”.

II. O plural de “réptil” é “répteis”.

III. O plural de “canil” é “canis”.


Está(ão) CORRETO(S):

    A) Somente o item I.

    B) Somente o item II.

    C) Somente os itens I e III.

    D) Somente os itens I e II.

    E) Todos os itens.

Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:


Rol é o mesmo que ________.

    A) lista

    B) listra

    C) lisura

    D) liteira

    E) lítio

Na oração “Quando você saiu, ela chegou”, o termo sublinhado exprime ideia de:

    A) Tempo.

    B) Causa.

    C) Proporção.

    D) Concessão.

    E) Predicação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...