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Leia o texto para responder à questão.
Lições de vida
Em 2009, um avião pousou de emergência no rio Hudson. O piloto era Sully Sullenberger e as 155 pessoas a bordo foram salvas por uma manobra impossível, perigosa, milagrosa. Sully virou herói e a lenda estava criada.
Em 2016, no filme Sully, o herói do rio Hudson, Clint Eastwood revisitou a lenda para contar o que aconteceu depois do milagre: uma séria investigação às competências do capitão Sully Sullenberger. Ele salvara 155 pessoas, ninguém contestava. Mas foi mesmo necessário pousar no Hudson? Ou o gesto revelou uma imprudência criminosa, sobretudo quando existiam opções mais sensatas?
Foram feitas simulações de computador. E a máquina deu o seu veredicto: era possível ter evitado as águas do rio e pousar em LaGuardia ou Teterboro. O próprio Sully começou a duvidar das suas competências. Todos falhamos. Será que ele falhou?
Por causa desse filme, reli um dos ensaios de Michael Oakeshott, cujo título é Rationalism in Politics. Argumenta o autor que, a partir do Renascimento, o racionalismo tornou-se a mais influente moda intelectual da Europa. Por racionalismo, entenda-se: uma crença na razão dos homens como guia único, supremo, da conduta humana.
Para o racionalista, o conhecimento que importa não vem da tradição, da experiência, da vida vivida. O conhecimento é sempre um conhecimento técnico, ou de uma técnica, que pode ser resumido ou aprendido em livros ou doutrinas.
Oakeshott argumentava que o conhecimento humano depende sempre de um conhecimento técnico e prático, mesmo que os ensinamentos da prática não possam ser apresentados com rigor cartesiano.
Clint Eastwood revisita a mesma dicotomia de Oakeshott para contar a história de Sullenberger. O avião perde os seus motores na colisão com aves; o copiloto, sintomaticamente, procura a resposta no manual de instruções; mas é Sully quem, conhecendo o manual, entende que ele não basta para salvar o dia.
E, se os computadores dizem que ele está errado, ele sabe que não está uma sabedoria que não se encontra em nenhum livro já que a experiência humana não é uma equação matemática.
As máquinas são ideais para lidar com situações ideais. Infelizmente, o mundo comum é perpetuamente devassado por contingências, ambiguidades, angústias, mas também súbitas iluminações que só os seres humanos, e não as máquinas, são capazes de entender.
Quando li Oakeshott, encontrei um filósofo que, contra toda a arrogância da modernidade, mostrava como a nossa imperfeição pode ser, às vezes, uma forma de salvação. O ensaio era, paradoxalmente, uma lição de humildade e uma apologia da grandeza humana. Eastwood, aos 86 anos, traduziu essas imagens.
(João Pereira Coutinho. Folha de S.Paulo, 29.11.2016. Adaptado)
Leia as frases reescritas com base nas ideias do texto.
Para rever a situação, foram feitas simulações pelo computador.
Não bastavam manuais de instruções para salvar o dia.
A primeira conclusão era de que existiam opções mais sensatas a serem tomadas pelo piloto.
De acordo com a concordância verbal e nominal estabelecida pela norma-padrão, as expressões destacadas podem ser substituídas, respectivamente, por:
Ainda no que se refere à regência verbal, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I Fomos no baile antes de ontem.
II A chave caiu ao chão.
III Levei eles ao médico essa semana.
No que se refere à regência verbal, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I As mulheres, evidentemente, preferem mais os trabalhadores do que os ociosos.
II Assisti uma partida de futebol impressionante.
III A direção da escola informou aos alunos que não haverá aula.
No que se refere aos substantivos coletivos, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I camelo / cáfila.
II pintinhos / ninhada.
III porcos / vara.
No que se refere ao correto uso da crase, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I A professora sabe unir a capacidade à simplicidade.
II Deve-se dar maior atenção às cidades menos desenvolvidas.
III A equipe de futebol foi à Barcelona disputar o campeonato.
No que se refere aos substantivos coletivos, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I atores / companhia.
II cebola / réstia.
III insetos / colônia.
IV mapas / mapoteca.
No que se refere à regência verbal, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I A equipe aspira ao título nacional.
II A peça de teatro a que assistimos foi boa.
III O diretor não simpatizou com o novo gerente de vendas.
Em relação à flexão de número, analisar os itens abaixo:
I. O plural de pajem é pajens.
II. O plural de réptil é répteis.
III. O plural de canil é canis.
Está(ão) CORRETO(S):
Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
Rol é o mesmo que ________.
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