Questões sobre Crase

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Com relação ao uso do sinal indicativo de crase, assinale a alternativa correta.

    A) As aulas na Universidade vão de segunda à sexta.

    B) Os resultados do trabalho virão à partir de abril.

    C) Foi solicitado à todas as professoras que chegassem às nove horas.

    D) As tradições de um povo são transmitidas de geração à geração.

    E) Refiro-me sempre àquilo que foi estabelecido na lei.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.


(Disponível em: https://claudia.abril.com.br/ - texto adaptado especialmente para esta prova).
Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas das linhas 19, 20 e 40.

    A) à – a – a

    B) à – a – à

    C) à – à – à

    D) a – à – a

    E) a – a – à

Analise a reportagem a seguir:


(Fonte adaptada: https:// https://www.garotabeleza.com.br>acesso em 29 de janeiro de 2020)


É correto afirmar que a crase utilizada no trecho acima foi empregada pela seguinte regra:

    A) É obrigatório o uso da crase em locuções prepositivas formadas com palavras femininas como, por exemplo, “à base de”.

    B) Há contração entre preposição exigida por regência nominal e artigo definido feminino.

    C) É obrigatório o uso da crase em locuções adverbiais formadas com palavras femininas como, por exemplo, “à base de”.

    D) É obrigatório o uso da crase em algumas locuções conjuntivas formadas com palavras femininas como, por exemplo, “à base de”.

Leia os seguintes enunciados retirados de um texto de Joana de Angelis (www.facebook.com/joannadeangelisreformaintima) e marque a alternativa na qual o “A(AS)” NÃO deveria ter acento indicativo de crase.

    A) “Gratidão as oportunidades de trabalho, conquistas, evolução e progresso.”

    B) “Gratidão a vida que me inspira, me renova e me dá chance de evoluir diariamente.”

    C) “Gratidão a todos os órgãos do meu corpo que funcionam em plena harmonia e perfeição.”

    D) “Gratidão a casa onde moro, que me serve de refúgio e descanso.”

    E) “Gratidão as pessoas que me fizeram bem, porque me senti muito amado e abençoado.”

      Ele entrou tarde no restaurante. Poderia ter uns sessenta anos, era alto, corpulento, de cabelos brancos, sobrancelhas espessas e mãos potentes. Num dedo o anel de sua força. Sentou-se amplo e sólido.
      Perdi-o de vista e enquanto comia observei de novo a mulher magra de chapéu. Ela ria com a boca cheia e rebrilhava os olhos escuros.
       No momento em que eu levava o garfo à boca, olhei-o. Ei-lo de olhos fechados mastigando pão com vigor e mecanismo, os dois punhos cerrados sobre a mesa. Continuei comendo e olhando. O garçom dispunha os pratos sobre a toalha. Mas o velho mantinha os olhos fechados. A um gesto mais vivo do criado ele os abriu com tal brusquidão que este mesmo movimento se comunicou às grandes mãos e um garfo caiu. O garçom sussurrou palavras amáveis abaixando-se para apanhá-lo; ele não respondia. Porque agora desperto, virava subitamente a carne de um lado e de outro, examinava-a com veemência, a ponta da língua aparecendo — apalpava o bife com as costas do garfo, quase o cheirava, mexendo a boca de antemão. E começava a cortá-lo com um movimento inútil de vigor de todo o corpo. Olhei para o meu prato. Quando fitei-o de novo, ele estava em plena glória do jantar, mastigando de boca aberta, passando a língua pelos dentes, com o olhar fixo na luz do teto. 

Clarice Lispector. O jantar. In: Laços de família: contos.
Rio de Janeiro: Rocco, 1998 (com adaptações).

Julgue o item que se seguem, relativos às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente.


No trecho “No momento em que eu levava o garfo à boca”, no terceiro parágrafo, o sinal indicativo de crase empregado em “à” poderia ser suprimido, sem prejuízo para a correção gramatical do trecho.

(Disponível em: Correio do Povo, 6 de junho de 2017. Cidades - texto adaptado especialmente para

esta prova.)

Para preencher, correta e respectivamente, as lacunas pontilhadas das linhas 03, 18 e 24, devem ser empregados:

    A) a – à – às

    B) há – a – as

    C) à – há – às

    D) a – a – as

    E) há – à – às

“O Ministério da Saúde adquire e distribui ____ Secretarias Estaduais de Saúde os imunobiológicos necessários para ____ profilaxia da raiva humana no Brasil.”


Quanto ao uso da crase, completa-se as lacunas do trecho acima, correta e respectivamente, com:

    A) às – a.

    B) às – à.

    C) as – a.

    D) as – à.

Texto CG1A1-I

       Algumas das primeiras incursões pelos mundos paralelos ocorreram na década de 50 do século passado, graças ao trabalho de pesquisadores interessados em certos aspectos da mecânica quântica — teoria desenvolvida para explicar os fenômenos que ocorrem no reino microscópico dos átomos e das partículas subatômicas. A mecânica quântica quebrou o molde da mecânica clássica, que a antecedeu, ao firmar o conceito de que as previsões científicas são necessariamente probabilísticas. Podemos prever a probabilidade de alcançar determinado resultado ou outro, mas em geral não podemos prever qual deles acontecerá. Essa quebra de rumo com relação a centenas de anos de pensamento científico já é suficientemente chocante, mas há outro aspecto da teoria quântica que nos confunde ainda mais, embora desperte menos atenção. Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, ninguém até hoje soube explicar por que razão apenas uma das muitas resoluções possíveis de qualquer situação que se estude torna-se real. Quando fazemos experimentos, quando examinamos o mundo, todos estamos de acordo com o fato de que deparamos com uma realidade única e definida. Contudo, mais de um século depois do início da revolução quântica, não há consenso entre os físicos quanto à razão e à forma de compatibilizar esse fato básico com a expressão matemática da teoria.


Brian Greene. A realidade oculta: universos paralelos e as leis
profundas do cosmo. José Viegas Jr. (Trad.) São Paulo:
Cia das Letras, 2012, p. 15-16 (com adaptações).

Com relação aos aspectos linguísticos do texto CG1A1-I, julgue o item a seguir.


No trecho “com relação a centenas de anos de pensamento científico”, no quarto período do texto, a substituição do vocábulo “a” por às manteria a correção gramatical do texto.

A crase foi empregada corretamente na seguinte alternativa:

    A) Ela se vestiu à cigana.

    B) A pobre criança ficou à chorar o dia todo.

    C) Eles chegaram à Londres ontem.

    D) Todos os dias agradeço à Deus, a quem tudo devo.

Leia os seguintes enunciados retirados de um texto de Joana de Angelis (www.facebook.com/joannadeangelisreformaintima) e marque a alternativa na qual o “A(AS)” NÃO deveria ter acento indicativo de crase.

    A) “Gratidão as oportunidades de trabalho, conquistas, evolução e progresso.”

    B) “Gratidão a vida que me inspira, me renova e me dá chance de evoluir diariamente.”

    C) “Gratidão a todos os órgãos do meu corpo que funcionam em plena harmonia e perfeição.”

    D) “Gratidão a casa onde moro, que me serve de refúgio e descanso.”

    E) “Gratidão as pessoas que me fizeram bem, porque me senti muito amado e abençoado.”

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