Lista completa de Questões sobre Interpretação de Textos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
LICITAÇÕES E CONTRATOS
A licitação tem como objetivo a aquisição ou a contratação de bens ou serviços para a Administração. Portanto, este é o principal objetivo da Lei de Licitações (lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993): estabelecer a forma de chegar na contratação de um fornecedor para os bens e serviços demandados.
Outro objetivo da lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, é assegurar que seja contratada a melhor proposta, seja o menor preço, melhor técnica ou a combinação de ambos.
Portanto, a Lei de Licitações procura garantir que sempre haja a maior concorrência e competitividade, pois isso pressupõe maior possibilidade de encontrar um fornecedor adequado. Além disso, um dos principais destaques da Lei de Licitações é a preocupação com a igualdade entre os licitantes. Assim, a Administração deve sempre oferecer tratamento igualitário a todos, para que haja as mesmas condições de participação.
Os princípios da Lei de Licitações são o conjunto de ideais que norteiam tanto a lei quanto a interpretação dela. Portanto, eles são a base da Lei de Licitações e devem sempre ser respeitados. Esses princípios estão elencados no artigo 3º da lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, que assim dispõe:
Art. 3º A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.
Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/2QoofZb.
NAVEGAÇÃO SOLAR
A vela solar LightSail 2, lançada em junho de 2019 como uma demonstração de navegação impulsionada pela luz do Sol na órbita baixa da Terra, recebeu uma missão estendida. A missão havia sido planejada para durar um ano, mas agora a nave movida a vela terá mais uma tarefa a cumprir.
Implantada em julho de 2019, a vela de 32 metros quadrados provou ser capaz de alterar a órbita do seu pequeno satélite. A Sociedade Planetária (SP) declarou a missão financiada por ela um sucesso no final do mesmo mês. "Estamos indo para uma altitude orbital mais alta sem combustível, apenas pelo impulso da luz do Sol", disse Bill Nye, executivo-chefe da SP.
Acontece que os desenvolvedores da vela acreditavam que ela iria se deteriorar e que o satélite entraria na atmosfera após cerca de um ano. Já que isso não aconteceu, nada mais lógico do que aproveitar o equipamento para mais experimentos. Assim, no dia 25 de junho de 2020, no aniversário de um ano do lançamento, um webinar foi realizado pela Sociedade Planetária e o início da missão estendida do LightSail 2 foi oficialmente anunciado.
Eles relataram que o objetivo principal, tecnologicamente, era demonstrar a propulsão controlada por vela solar", de acordo com Bruce Betts, gerente do programa LightSail e cientista chefe da SP. "Nós fizemos isso", concluiu Bruce. Agora, eles querem otimizar o desempenho da vela.
A sonda permanece em órbita a uma altitude média de mais de 700 km, mas quando a vela solar é controlada, a órbita do equipamento controlado pela vela decai cerca de 20 metros por dia. Quando a vela não é controlada ativamente, a órbita decai a uma taxa de 34 metros por dia. A diferença, de acordo com a equipe, "é o efeito que estamos obtendo em termos de controle de vela, usando a pressão solar para combater o arrasto atmosférico".
Na missão estendida, os controladores da nave continuarão otimizando o desempenho da vela e tentarão resolver os problemas encontrados na navegação. No entanto, ainda não se sabe quanto tempo a LightSail 2 permanecerá em órbita isso vai depender da eficiência da equipe na navegação solar. De acordo com as previsões da equipe, é provável que a nave permaneça em órbita até 2021.
Disponível em: https://bit.ly/3fA6XTW. Com adaptações.
Leia o texto 'NAVEGAÇÃO SOLAR' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Após a leitura atenta e cuidadosa do texto, o leitor pode concluir que a missão citada no texto havia sido planejada para durar dois anos, mas agora a nave movida a vela terá mais uma tarefa a cumprir com duração adicional de mais três anos. Nesse período extra, o equipamento poderá ser utilizado para o desenvolvimento de pesquisas microbiológicas na atmosfera terrestre.
II. De acordo com Bruce Betts, gerente do programa LightSail e cientista chefe da SP, o objetivo principal da missão, tecnologicamente, era demonstrar a propulsão controlada por vela solar, como descreve o texto.
III. A vela solar LightSail 2 foi lançada em junho de 2019 como uma demonstração de navegação impulsionada pela luz do Sol na órbita baixa da Terra, como se pode concluir a partir da análise das informações do texto.
Marque a alternativa CORRETA:
Elasticidade
Por Denise C. Cyrillo (adaptado).
A elasticidade é um conceito econômico que se refere à sensibilidade de uma variável econômica ao efeito de outra variável. Essa ideia pode ser aplicada a muitas variáveis, porém, as mais comuns são as elasticidades preço (demanda e oferta) e renda.
A elasticidade preço da demanda de um bem indica a mudança na quantidade demandada em resposta a uma variação do seu preço. De modo mais preciso, a elasticidade preço da demanda indica a variação percentual da quantidade demandada em resposta a uma variação percentual do preço. Suponhamos que o preço de um determinado bem aumente de R$8 para R$10 (aumento de 25%) e que, em razão disso, a quantidade demandada caia de 20 unidades para 10 unidades (queda de 50%). Nesse caso, a elasticidade preço da demanda daquele bem é dada pela razão entre a variação percentual da quantidade (50%) e a variação percentual do preço (25%), o que resulta uma elasticidade igual a dois.
A elasticidade preço da oferta indica a variação percentual da quantidade ofertada em resposta a uma variação percentual do preço. O cálculo da elasticidade preço da oferta é, portanto, análogo ao da elasticidade preço da demanda.
As ofertas e demandas podem ser classificadas em três categorias principais, de acordo com as elasticidades preço.
a) Inelástica: Quando uma elasticidade é inferior a 1 (um) (em módulo), diz-se que a oferta/demanda é inelástica, ou seja, uma variação percentual do preço do bem leva a uma variação percentual menor na quantidade ofertada/demandada.
b) Elasticidade Unitária: Quando a elasticidade é igual a 1 (um) (em módulo), diz-se que a oferta/demanda tem elasticidade unitária, ou seja, uma variação percentual do preço implicará uma variação percentual de igual magnitude da quantidade ofertada/demandada.
c) Elástica: Quando a elasticidade é maior do que 1 (um) (em módulo), diz-se que há uma oferta/demanda elástica, ou seja, uma variação percentual do preço provoca uma variação percentual maior na quantidade ofertada/demandada.
Também se pode aplicar o conceito de elasticidade preço da demanda à relação entre diferentes bens. Essa é denominada elasticidade cruzada da demanda, que indica a mudança na demanda de um bem, por exemplo, café, em resposta a uma mudança no preço de outro bem, como, por exemplo, chá. De acordo com a elasticidade cruzada, podese classificar os bens em substitutos (quando a elasticidade cruzada é positiva), complementares (quando a elasticidade cruzada é negativa) e independentes (quando a elasticidade cruzada é nula).
A elasticidade renda da demanda de um bem indica a mudança na demanda desse bem em resposta a uma variação da renda dos consumidores. De acordo com a elasticidade renda, pode-se classificar o bem em normal (quando a elasticidade renda é positiva), superior ou supérfluo (quando a elasticidade renda é positiva e maior do que a unidade) e inferior (quando a elasticidade renda é negativa).
(Disponível em: https://bit.ly/36okmg1)
Leia o texto 'Elasticidade' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. A elasticidade é um conceito econômico que se refere à sensibilidade de uma variável econômica em relação às decisões políticas de um país, como se pode concluir a partir da análise das informações do texto.
II. Após a análise do texto, é possível inferir que quando uma elasticidade é inferior a 1 (um) (em módulo) diz-se que a oferta/demanda é inelástica, ou seja, uma variação percentual do preço do bem leva a uma variação percentual menor na quantidade ofertada/demandada.
Marque a alternativa CORRETA:
Texto I
O texto I é o trecho de uma entrevista concedida pelo psicólogo Nelson Pedro da Silva ao repórter Adalberto Piotto, no programa CBN Total da rádio CBN. Leia-o com atenção e responda a questão..
Chave da transcrição:
Barra oblíqua simples (/) pausa breve
Barra oblíqua dupla (//) pausa longa
Barra vertical (|) assalto ou troca de turno
... hesitação
? interrogação
! exclamação
Letra inicial maiúscula usada com substantivos próprios
Trecho transcrito 3 minutos e 48 segundos
Números e delongas
Há quem acredite que os números são eloquentes e prescindem de mais delongas. Esta é uma edição de números eloquentes. Como você verá, porém, o que está por trás deles é o que impressiona. Comecemos pela reportagem de capa. O tema é um país de 1 bilhão e 300 milhões de pessoas o mais populoso do planeta cuja economia cresce espantosos dez pontos percentuais ao ano. Por trás desses números, é evidente, há uma revolução em andamento, uma imensa e abrangente revolução que abala a rotina, o pensamento e a tradição da misteriosa China [...].
Fonte: Ronny Hein. Diretor de Redação. Caminhos da Terra, ano 14, nº 165, p.4, jan.2006.
Dado o enunciado Como você verá, o que está por trás deles é o que impressiona, avalie as explicações quanto à sua estrutura, assinalando (V) para verdadeiro e (F) para Falso.
( ) A expressão linguística Como você verá implica a participação cooperativa do leitor nas intenções pretendidas pelo autor.
( ) Em o que está por trás deles, o pronome eles retoma o termo números num processo de coesão anafórico.
( ) A expressão o que impressiona pode ser substituído sem alterar o sentido pelo termo impressionante.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
Atente aos itens abaixo e responda o que se pede.
I- Eu só provoco confusão na minha vida, quando não arranjo gripe.
II- Não sei arrazoar sobre política.
III- A mulher entrou no ônibus sobraçando vários volumes.
IV- Avelha senhora perfilhou várias crianças, para afastar a solidão.
V- Sentindo-me, feliz, e para deixa-lo mais feroz ainda, eu o açulava.
Nos enunciados acima, as palavras destacadas podem ser substituídas na sequência, sem causar alteração de sentido, por:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...