Questões sobre Interpretação de Textos

Lista completa de Questões sobre Interpretação de Textos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com base nos vícios de linguagem, analise:


“Consiste no encontro de palavras que formem outra de sentido torpe, ridículo ou desagradável. Em algumas situações, é resultante da junção da sílaba terminal de um vocábulo com a palavra ou parte da palavra imediata.”

(Fonte adaptada: Rodrigo Bezerra; Nova Gramática da Língua Portuguesa para Concursos)

    A) Cacofonia ou cacófato.

    B) Ambiguidade.

    C) Estrangeirismo.

    D) Colisão.

O Eu Ideal


Os cuidados exagerados com o corpo e os distúrbios alimentares têm tomado cada vez mais espaço no nosso cotidiano. Como mostra o estudo realizado pela Casa do Adolescente em São Paulo, 77% dos jovens entre 10 e 24 anos têm tendência a ter algum tipo de compulsão alimentar. Dos jovens que foram entrevistados, 39% estavam acima do peso. Desses 39%, 85% acreditavam que existe um padrão de beleza ditado pela mídia, 46% acreditavam que mulheres magras são mais felizes e 55% queriam simplesmente acordar magros. Nos homens, a taxa de distúrbios alimentares é menor, sendo uma equivalência de um homem para cada 10 mulheres.


As mulheres tentam de diversas formas alcançar um padrão de beleza, por vezes considerado inalcançável, e para isso acabam submetendo-se a regimes, práticas exageradas de exercício, uso de medicamentos, diversas cirurgias e outras práticas. Mesmo que em homens haja menor incidência, a insatisfação é recorrente, o que os leva ao uso de hormônios, à prática de exercícios em excesso, regimes e eventualmente cirurgias, dentre outras práticas utilizadas. Todos esses meios de alcançar a satisfação do corpo body perfect (corpo perfeito, em tradução livre do inglês), causam sérios problemas à estrutura física e psíquica dessas pessoas.


Hoje em dia, sabe-se que a prática de regimes e exercícios pode ser benéfica ou maléfica, isso dependendo da forma de sua realização. Qualquer atividade deve ser realizada com acompanhamento especializado de nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos e médico clínico, pois sem o acompanhamento desses profissionais a prática esportiva ou a execução de dietas podem vir a causar uma série de problemas.


Por Aline da Silva de Lara, Leonardo Vilela e Thainá Moraes dos Santos, em 2020 (disponível em: https://bit.ly/2B1Wjqd). Com adaptações.

Leia o texto 'O Eu Ideal' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. De acordo com o texto, dos indivíduos que estavam acima do peso no estudo realizado pela Casa do Adolescente em São Paulo, 46% acreditam que mulheres magras são mais felizes.

II. Qualquer uma das práticas que visam a alcançar um padrão de beleza deve ser realizada com acompanhamento especializado de nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos e médico clínico, de acordo com o texto.

III. O uso de medicamentos e de cosméticos são técnicas pouco conhecidas entre as mulheres que tentam de diversas formas alcançar um padrão de beleza, de acordo com as informações apresentadas no texto.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

FORMATURA


O Ministério da Educação autorizou a formatura de alunos dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia, exclusivamente para atuação desses profissionais nas ações de combate à pandemia do novo coronavírus. A Portaria nº 374/2020 foi publicada hoje (06/04/2020) no Diário Oficial da União.

A medida vale para instituições federais de ensino e tem caráter excepcional, enquanto durar a situação de emergência de saúde pública. Para antecipar a colação de grau, os alunos precisam ter cumprido 75% da carga horária prevista para o período de internato médico ou estágio supervisionado.

O internato médico é o período de dois anos de estágio curricular obrigatório para os estudantes de medicina. Já o estágio obrigatório supervisionado para os cursos de enfermagem, farmácia e fisioterapia equivalente a 20% da carga horária total do curso.

A seleção e alocação dos profissionais será articulada com os órgãos de saúde municipais, estaduais e distritais.

De acordo com a portaria do Ministério da Educação, a carga horária dedicada pelos profissionais no esforço de contenção da pandemia deverá ser computada pelas instituições de ensino para complementação das horas devidas de estágio obrigatório, para a obtenção do registro profissional definitivo. A atuação dos profissionais também será bonificada, uma única vez, com o acréscimo de 10% na nota final do processo de seleção pública para o ingresso nos programas de residência.

Na semana passada, o governo encaminhou ao Congresso a Medida Provisória (MP) nº 934/2020 que estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da Educação Básica e do Ensino Superior. Nela está previsto que instituições de Educação Superior poderão abreviar a duração desses cursos, desde que o aluno cumpra, no mínimo, 75% da carga horária do internato do curso de medicina ou do estágio curricular obrigatório dos cursos de enfermagem, farmácia e fisioterapia.


Adaptado. Publicado em 06/04/2020, por Andreia Verdélio, repórter da Agência Brasil, Brasília. Disponível em: https://bit.ly/2UUp3bD. 
Leia o texto 'FORMATURA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. De acordo com o texto, o internato médico é o período no qual o profissional de saúde torna-se especialista em uma área de atuação e, portanto, deve ser realizado no início do curso superior.

II. A medida do Ministério da Educação vale para instituições federais de ensino e tem caráter excepcional, enquanto durar a situação de emergência de saúde pública, de acordo com as informações do texto.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Ofertas de ações no Brasil


Por Tatiana Bautzer, em 2020.


O mercado de capitais brasileiro voltou à atividade com toda força no segundo trimestre de 2020, impulsionado por investidores locais, os quais estavam a procura de alternativas para os retornos mínimos com renda fixa, ainda que a crise da Covid-19 continue aumentando o impacto negativo sobre a economia.


As ofertas de ações de empresas brasileiras cresceram 10% no primeiro semestre de 2020, para 9,9 bilhões de dólares, segundo dados da Refinitiv, surpreendendo muitos banqueiros de investimento, especialmente pelo contraste com a paralisia do mercado de fusões e aquisições.


Empresas de outros mercados da América Latina não recorreram a ofertas de ações, com a empresa aérea panamenha Copa Holdings, como a única empresa não brasileira a concluir uma venda de ações na América Latina no primeiro semestre de 2020. Na América Latina, as ofertas de ações caíram 13%, para 10,2 bilhões de dólares.


A primeira onda de transações depois do início da pandemia de Covid-19 foi de ofertas subsequentes (de empresas já listadas na Bolsa de Valores) buscando "capital de resgate", disse o diretor de Equity Capital Markets para a América Latina do banco Morgan Stanley, Eduardo Mendez. O banco liderou os rankings de emissões de ações na América Latina e Brasil no primeiro semestre de 2020.


Foi o caso da varejista de eletroeletrônicos Via Varejo, que teve alta demanda por sua oferta de ações de 4,45 bilhões de reais, ainda que boa parte das suas mais de mil lojas físicas estivesse fechada por restrições para conter a pandemia. O Grupo SBF, dono da varejista de artigos esportivos Centauro, que também foi fortemente afetada pela pandemia, levantou 900 milhões de reais em junho de 2020 no mercado de ações. 


O BTG Pactual, maior banco de investimentos independente da América Latina, captou 2,6 bilhões de reais em junho de 2020 para expandir sua atividade de varejo. Banqueiros de investimento dizem que até 50 empresas estão em discussões para novas emissões de ações, embora nem todas as operações venham a mercado em 2020.


Enquanto investidores estrangeiros continuam cautelosos, muitos investidores locais continuaram comprando ações mesmo durante os períodos de maior volatilidade do Ibovespa. No segundo trimestre de 2020, o índice Ibovespa subiu mais de 30%.


Analistas do Morgan Stanley estimam que as ações representem 25% do total de ativos sob gestão no Brasil em 2025, o dobro dos atuais 12%.


(Disponível em: https://bit.ly/32i2cL7. Copyright © Thomson Reuters. Com adaptações.) 

Leia o texto 'Ofertas de ações no Brasil' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Entre as informações presentes no texto, pode-se identificar a ideia de que o banco Morgan Stanley liderou os rankings de emissões de ações na América Latina e Brasil no primeiro semestre de 2020.

II. As informações presentes no texto permitem inferir que o mercado de capitais brasileiro voltou à atividade com toda força no segundo trimestre de 2002.

III. As ofertas de ações de empresas brasileiras cresceram para 9,9 bilhões de dólares no primeiro semestre de 2020, segundo dados da Refinitiv, conforme sustenta o texto.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Elasticidade


Por Denise C. Cyrillo (adaptado).


A elasticidade é um conceito econômico que se refere à sensibilidade de uma variável econômica ao efeito de outra variável. Essa ideia pode ser aplicada a muitas variáveis, porém, as mais comuns são as elasticidades preço (demanda e oferta) e renda.


A elasticidade preço da demanda de um bem indica a mudança na quantidade demandada em resposta a uma variação do seu preço. De modo mais preciso, a elasticidade preço da demanda indica a variação percentual da quantidade demandada em resposta a uma variação percentual do preço. Suponhamos que o preço de um determinado bem aumente de R$8 para R$10 (aumento de 25%) e que, em razão disso, a quantidade demandada caia de 20 unidades para 10 unidades (queda de 50%). Nesse caso, a elasticidade preço da demanda daquele bem é dada pela razão entre a variação percentual da quantidade (50%) e a variação percentual do preço (25%), o que resulta uma elasticidade igual a dois.


A elasticidade preço da oferta indica a variação percentual da quantidade ofertada em resposta a uma variação percentual do preço. O cálculo da elasticidade preço da oferta é, portanto, análogo ao da elasticidade preço da demanda.

As ofertas e demandas podem ser classificadas em três categorias principais, de acordo com as elasticidades preço.


a) Inelástica: Quando uma elasticidade é inferior a 1 (um) (em módulo), diz-se que a oferta/demanda é inelástica, ou seja, uma variação percentual do preço do bem leva a uma variação percentual menor na quantidade ofertada/demandada.


b) Elasticidade Unitária: Quando a elasticidade é igual a 1 (um) (em módulo), diz-se que a oferta/demanda tem elasticidade unitária, ou seja, uma variação percentual do preço implicará uma variação percentual de igual magnitude da quantidade ofertada/demandada. 


c) Elástica: Quando a elasticidade é maior do que 1 (um) (em módulo), diz-se que há uma oferta/demanda elástica, ou seja, uma variação percentual do preço provoca uma variação percentual maior na quantidade ofertada/demandada.


Também se pode aplicar o conceito de elasticidade preço da demanda à relação entre diferentes bens. Essa é denominada elasticidade cruzada da demanda, que indica a mudança na demanda de um bem, por exemplo, café, em resposta a uma mudança no preço de outro bem, como, por exemplo, chá. De acordo com a elasticidade cruzada, podese classificar os bens em substitutos (quando a elasticidade cruzada é positiva), complementares (quando a elasticidade cruzada é negativa) e independentes (quando a elasticidade cruzada é nula).


A elasticidade renda da demanda de um bem indica a mudança na demanda desse bem em resposta a uma variação da renda dos consumidores. De acordo com a elasticidade renda, pode-se classificar o bem em normal (quando a elasticidade renda é positiva), superior ou supérfluo (quando a elasticidade renda é positiva e maior do que a unidade) e inferior (quando a elasticidade renda é negativa).


(Disponível em: https://bit.ly/36okmg1)

Leia o texto 'Elasticidade' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. Uma das ideias presentes no texto é a de que a elasticidade cruzada permite classificar os bens em substitutos (quando a elasticidade cruzada é positiva), complementares (quando a elasticidade cruzada é negativa) e independentes (quando a elasticidade cruzada é nula).

II. O cálculo da elasticidade preço da demanda é baseado na relação entre a variação do índice de preços ao consumidor e a oferta de ativos no mercado financeiro, como se pode concluir a partir da leitura cuidadosa das informações do texto.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Assinale a alternativa que apresenta informação dada no texto.

    A) O rompimento da barragem de Córrego do Feijão, ocorrido há um ano, em Brumadinho, teve, ao todo, 350 vítimas.

    B) 272 pessoas ficaram desabrigadas por causa da queda da barragem de Córrego do Feijão

    C) Pessoas atingidas por queda de barragem, em Minas gerais, formaram um grupo organizado e farão uma marcha de Belo Horizonte até Brumadinho.

    D) O grupo organizado sairá de Brumadinho, local do rompimento da barragem, e irá até a capital, Belo Horizonte.

    E) A marcha terá apoio de setores do governo e do movimento das pessoas sem-teto.

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados na questão.

Maria Firmina dos Reis, a abolicionista negra que se tornou a primeira romancista do Brasil 


(Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/10/11/politica/1570793304_499201.htm
– texto adaptado especialmente para esta prova). 
Assinale a alternativa INCORRETA sobre elementos de coesão no texto.

    A) “Sepultura” (l. 09) é uma metáfora que a autora emprega para se referir ao porão do navio.

    B) “Mercadoria humana” (l. 10) refere-se aos negros capturados e transportados no navio.

    C) “Que” (l. 20) retoma “sociedade” (l. 20) e equivale a “na qual”.

    D) “No entanto” (l. 24) equivale a “contudo” e denota a ideia de oposição entre a participação ativa de Maria Firmina, na literatura e na causa abolicionista, e o esquecimento a que foi relegada depois.

    E) “Então” (l. 25) refere-se à “década de 1960” (l. 24).

Texto I

O texto I é o trecho de uma entrevista concedida pelo psicólogo Nelson Pedro da Silva ao repórter Adalberto Piotto, no programa CBN Total da rádio CBN. Leia-o com atenção e responda a questão..

Chave da transcrição:

Barra oblíqua simples (/) – pausa breve 

Barra oblíqua dupla (//) – pausa longa 

Barra vertical (|) – assalto ou troca de turno 

... – hesitação 

? – interrogação

! – exclamação

Letra inicial maiúscula – usada com substantivos próprios

Trecho transcrito – 3 minutos e 48 segundos 



Sobre a organização discursiva característica no texto I, é CORRETO afirmar que:

    A) predomina o discurso direto, tendo em vista a recorrência da utilização de travessões, interrogações etc.

    B) prevalece o discurso indireto por conta do uso constante da terceira pessoa.

    C) sobressai-se o discurso indireto livre, uma vez que há maior liberdade de expressão.

    D) prepondera o discurso direto, considerando-se a abundância dos verbos de elocução: falar, responder etc.

    E) privilegia o discurso indireto em função das inúmeras orações subordinadas presentes no texto.

A invenção do horizonte


Deu-me uma angústia danada a notícia de que, num futuro próximo, muito próximo, teremos toda a literatura do mundo na tela do computador. Angústia duplicada. Primeiro, pela minha intolerância figadal a esta maquinazinha dos infernos. Segundo, pela suspeita de desaparecimento dos livros, esses calhamaços impressos, cheirando a novo ou a mofo, roído pelo uso ou pelas traças, mas que são uma gostosura viajá-los pelas trilhas das letras como quem explora um mundo mágico, tanto mais novo quanto mais andado.

Sem o gozo de um livro nas mãos, fico cego, surdo e mudo, fico aleijado, penso, torto, despovoado. Espiá-los enfileirados nas estantes, gordos e magros, novos e velhos, empaletozados e esfarrapados, cobertos de pó e de teias de aranha, essa visão me transporta para todos os mundos e para todas as idades [...].

As minhas mãos ficariam nuas e inúteis quando não pudessem mais sustentar um livro, que não fosse pela velhice dos dedos. Mesmo assim, eles estariam por ali, nas prateleiras, amontoados na mesa, espalhados pelo chão, sempre comungando com o meu tempo, meu espaço, minha vida. Eles são a expressão digital da minha alma [...].

Um livro não é um simples objeto, um amontoado de folhas impressas. Vai mais longe, intangivelmente longe. É corrimão, é degrau, é escada, é caminho, é horizonte. Por mais que sonhe a tecnologia, jamais será capaz de inventar um horizonte.

(MARACAJÁ, Robério. Cerca de Varas. Campina Grande: Latus, 2014, p. 57.

Analise as proposições a seguir e coloque (V) para verdadeiro e (F) para Falso.


( ) O texto expressa a sensibilidade extrema de um escritor e a luminosa percepção do real sobre um tema marcadamente pessoal.

( ) O autor se insurge contra a irreversível chegada do progresso tecnológico, que rivaliza com o cultivo da experiência humana.

( ) O processo de produção escrita do autor se estabelece ancorado numa percepção de uma implacável passagem do tempo e as implicações dela decorrentes.


A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:

    A) V, F e F.

    B) V, F e V.

    C) F, V e V.

    D) V, V e V.

    E) F, V e F.


(Fonte: dialetosportugueses.blogspot.com. Acesso em 08/10/19.)


A charge acima aborda uma questão de variação linguística que contempla as múltiplas possibilidades de a língua realizar-se em suas multimodalidades. Neste sentido, é pertinente afirmar que:

( ) A modalidade oral admite variações fonéticas, de modo que, a rigor, não existe uma maneira de fala padronizada e submissa a uma única forma.

( ) As formas de atuação social que as pessoas empreendem definem a variação como um fenômeno pelo qual, no cotidiano da atuação verbal, uma língua nunca é uniforme.

( ) A língua que falamos mostra a que grupo pertencemos; é uma espécie de atestado de nossas identidades, por meio da forma, das entonações e dos nossos sotaques.

O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa

    A) V, V e V.

    B) V, V e F.

    C) F, F e V.

    D) V, F e V

    E) F, F e F

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...