Lista completa de Questões sobre Interpretação de Textos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Texto II
Leia atentamente o texto II e responda a questão.
Após a leitura do texto abaixo, do gênero piada, avalie as proposições, de modo a assinalar (V) para verdadeiro e (F) para falso.
Duas pessoas estavam discutindo sobre a pronúncia de uma certa palavra.
Um dizia:
- É pregunta!
O outro:
- O certo é progunta!
Ficaram nessa teima por algum tempo, até passar um homem com um livro na mão. Então resolveram tirar a dúvida com ele.
- Senhor! Sabe se é pregunta ou progunta que se fala?
Indagou um deles.
- Aí, vai depender da prenúncia.
Respondeu o transeunte.
(Fonte: bentovsales.blogspot.com/2011/03/piadas-gramaticais).
( ) O humor da piada se estabelece a partir dos aspectos referentes ao uso de variantes linguísticas da língua.
( ) O teor do texto nos surpreende por ter como escopo a locução do terceiro interlocutor.
( ) A linguagem da piada se enquadra como exemplo do nível vulgar, tendo em vista as limitações linguísticas dos interlocutores.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
Alimentação escolar
Por Lorena Medeiros (adaptado).
Você já deve ter ouvido falar que saco vazio não para em pé. Isso significa que criança que não se alimenta, não consegue ser saudável, ficando doente com mais frequência. Então, podemos concluir que uma alimentação saudável é essencial para a saúde, pois uma criança sem se alimentar pode não conseguir aprender o que o professor está ensinando na sala de aula.
Quando uma criança chega à escola em jejum (sem ter comido), ela pode ficar sonolenta na sala de aula e não conseguir prestar atenção às aulas, consequentemente, prejudicando seu desempenho. Por isso, é importante que todas as crianças estejam bem alimentadas durante sua permanência na escola
Pensando nisso, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) torna-se um programa de direito, pois todo estudante tem o direito de ter alimentação na escola, para que suas necessidades nutricionais sejam supridas e, assim, possa participar, com qualidade, das atividades desenvolvidas em sala de aula, obtendo-se melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem.
Esse direito foi incluído de forma explícita na legislação do Programa, a partir da publicação da Lei que o estabelece (Lei 11.947/2009, art. 2º, inciso VI). Sendo um programa de direito, o PNAE não pode ser visto como um programa de governo, de forma assistencialista, nem utilizado por políticos como forma de moeda de troca.
Sendo assim, a alimentação é fundamental para uma educação de qualidade e o sucesso de cada estudante.
(Políticas de Alimentação Escolar / Lorena Gonçalves Chaves Medeiros - 4ª ed. atualizada e revisada - Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso / Rede e-Tec Brasil, 2013. Disponível em: https://bit.ly/3mMN0wW).
Leia o texto 'Alimentação escolar' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Uma das ideias presentes no texto é a de que é importante que todas as crianças estejam bem alimentadas durante sua permanência na escola.
II. O texto sugere que, quando uma criança chega à escola em jejum, ela fica mais desperta na sala de aula e consegue prestar mais atenção às aulas, consequentemente, prejudicando seu desempenho.
Marque a alternativa CORRETA:
Projeto arquitetônico e a construção civil
(Alagoas, 2017)
Segundo Dinsmore e Cavalieri (2003 apud NOGUEIRA, 2012), projeto é um instrumento fundamental para qualquer atividade de mudança e geração de produto e serviços. Eles podem envolver desde uma única pessoa a milhares de pessoas organizadas em times e ter duração de alguns dias ou vários anos.
Pode-se definir projeto como um esforço temporário, com a intenção de criar um produto ou serviço exclusivo. É elaborado progressivamente e em etapas realizadas por pessoas, com recursos finitos, sendo submetido a planejamento, execução e controle (PMI, 2012).
Conforme a ISO 10.006 Gestão da qualidade Diretrizes para a qualidade no gerenciamento de projetos (ABNT, 2000), entende-se que o projeto é um processo único, constituído de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custos e recursos.
Para Delesderrier (2015), o projeto na construção civil é a etapa fundamental para o processo de execução da edificação. Sendo importante na obtenção da qualidade no produto final, pois é responsável por toda a estrutura física, a partir das necessidades do usuário.
Define-se projeto, na construção civil, como a atividade ou serviço integrante do processo de construção, responsável pelo desenvolvimento, organização, registro e transmissão das características físicas e tecnológicas especificadas para uma obra, a serem consideradas na fase de execução. Tratase de um processo de criação de um produto (MELHADO, 1994 apud RUFINO, 2011).
Rufino (2011) afirma que para atender as necessidades de transmissão das características físicas e tecnológicas da obra, o projeto deve ser entendido como mais do que a elaboração de desenhos e memoriais descritivos.
Para entender a importância do projeto arquitetônico, Caiado (2004) aponta o projeto arquitetônico como o definidor de custos, funcionalidade, tecnologias construtivas, construtibilidade e satisfação do usuário. Sendo assim, responsável por todos os parâmetros que vão definir o empreendimento.
Adesse e Salgado (2006) defendem que sem um correto e completo projeto arquitetônico todos os outros segmentos inerentes à produção de um edifício estarão prejudicados e comprometidos no que se refere à qualidade, eficiência, remuneração, satisfação do usuário e racionalização.
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), de acordo com a resolução número 51 de 2013 define projeto arquitetônico como sendo uma atividade técnica de criação, pela qual é concebida uma obra de arquitetura.
Pode-se definir projeto arquitetônico como sendo a materialização da ideia, daquilo que foi imaginado, a representação da concepção do que foi pensado e projetado. Através dele é possível planejar a melhor maneira de atender as necessidades dos usuários e a melhor forma de sanar todas as dificuldades envolvidas nesse processo. Assim, o objetivo do projeto arquitetônico é saber previamente possíveis problemas de execução do projeto em pauta e garantindo que o projeto saia como planejado (TAVARES, 2015).
Analisado os conceitos e definições de projeto, é possível afirmar que o projeto para ser bem executado precisa passar por etapas. Essas devem ser seguidas de forma eficiente. Cada etapa do processo é de suma importância para que se elaborem projetos de alta qualidade.
(Etapas do projeto arquitetônico para execução de obras de engenharia civil: comparação entre dois estudos de caso em Maceió - AL / Mariana Ferreira Silva Ribeiro, Thaysa Sarmento de Moraes Siqueira. Maceió, 2017. Disponível em: https://bit.ly/3fJINaG. Adaptado.)
Leia o texto 'Projeto arquitetônico e a construção civil' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Após a análise do texto, é possível inferir que, conforme a definição da ISO 10.006, entende-se que o projeto é um processo único, constituído de um grupo de atividades coordenadas e controladas com datas para início e término, empreendido para alcance de um objetivo conforme requisitos específicos, incluindo limitações de tempo, custos e recursos.
II. O objetivo do projeto arquitetônico é saber previamente os possíveis problemas de execução do empreendimento em pauta e garantir que o projeto apresente qualidade com um custo acima do previsto, como se pode perceber a partir da análise dos dados e informações do texto.
Marque a alternativa CORRETA:
Texto II
Leia atentamente o texto II e responda a questão.
Números e delongas
Há quem acredite que os números são eloquentes e prescindem de mais delongas. Esta é uma edição de números eloquentes. Como você verá, porém, o que está por trás deles é o que impressiona. Comecemos pela reportagem de capa. O tema é um país de 1 bilhão e 300 milhões de pessoas o mais populoso do planeta cuja economia cresce espantosos dez pontos percentuais ao ano. Por trás desses números, é evidente, há uma revolução em andamento, uma imensa e abrangente revolução que abala a rotina, o pensamento e a tradição da misteriosa China [...].
Fonte: Ronny Hein. Diretor de Redação. Caminhos da Terra, ano 14, nº 165, p.4, jan.2006.
Dado o enunciado Como você verá, o que está por trás deles é o que impressiona, avalie as explicações quanto à sua estrutura, assinalando (V) para verdadeiro e (F) para Falso.
( ) A expressão linguística Como você verá implica a participação cooperativa do leitor nas intenções pretendidas pelo autor.
( ) Em o que está por trás deles, o pronome eles retoma o termo números num processo de coesão anafórico.
( ) A expressão o que impressiona pode ser substituído sem alterar o sentido pelo termo impressionante.
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses é:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...