Questões sobre Interpretação de Textos

Lista completa de Questões sobre Interpretação de Textos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

MANTA DE BODE


A manta de bode é uma tradição do Nordeste, um corte típico do animal que é uma comida típica e muito popular no sertão de Pernambuco.


De todo rebanho de caprinos e ovinos do Brasil, os estados da região Nordeste concentram pouco mais de 75% dos animais. Diante disso, um programa de valorização desse prato está melhorando o manejo das criações e a qualidade da carne na região.

Em Petrolina, o número de caprinos e ovinos é de cerca de 433 mil. Resultado: além de um grande produtor, o município é também um grande consumidor dessas carnes, com quase 12 kg por pessoas a cada ano, muito acima da média nacional.

Nessa região, os criadores de cabras e ovelhas são, em geral, produtores de base familiar e a manta de bode tem um papel de obtenção de renda.

No único abatedouro de caprinos e ovinos de Petrolina, esse corte especial responde por, pelo menos, 70% do processamento das carnes do local.

Em 2018, a manta de bode se tornou patrimônio cultural imaterial de Petrolina, um reconhecimento que alterou a realidade dos criadores da região. Atualmente, por exemplo, há mais cuidado no trato dos animais, como o fornecimento de ração para a engorda. Assim, os produtores podem melhorar a qualidade dos animais e da carne, ganhando mais espaço entre os consumidores.


Trecho adaptado. Por G1, Globo Rural, em 05/04/2020. Disponível em: https://glo.bo/2yFqqlL. 
Leia o texto 'MANTA DE BODE' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Atualmente, há pouco cuidado no trato dos caprinos e ovinos, pois o fornecimento de ração para a engorda dos animais foi abolido em 2015, afirma o texto.

II. A manta de bode é uma tradição do Nordeste, um corte típico do animal que é uma comida típica e muito popular no sertão de Pernambuco, afirma o texto.

III. O texto cita medidas que permitem aos produtores melhorar a qualidade dos caprinos e ovinos e da carne desses animais, ganhando mais espaço entre os consumidores.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Smiles


A empresa Smiles fechou acordo com a companhia aérea Gol para a compra de R$ 1,2 bilhão em créditos para uso na aquisição de passagens aéreas. Em contrapartida pela compra, a Smiles deve receber alguns benefícios comerciais, como desconto de 11% no preço das passagens aéreas da GOL até o fim deste ano (2020). 

"A operação é um investimento estratégico e incremental para a Smiles e sua geração de valor decorre primordialmente da manutenção dos negócios da Smiles, e da sua geração de caixa atual e futura através do fortalecimento da Gol, sua principal parceira comercial e operacional e companhia com a qual ela tem uma interdependência intensa, em um momento ímpar de instabilidade", diz o comunicado assinado pelo diretor financeiro e de relações com investidores da Smiles, Hugo Reis de Assumpção.

A Smiles disse que a decisão teve respaldo do seu comitê independente. "A atuação do comitê [da Smiles] teve por único norte a maximização de valor econômico para Smiles e todos os seus acionistas, respeitando a relação e a interdependência comercial e operacional entre as companhias [Gol e Smiles]”, diz o texto.

Além do desconto de 11%, a Smiles terá garantia, até 30 de junho de 2023, de um inventário mínimo de passagens na tarifa promocional correspondente a um porcentual mínimo considerável e fixo do total de passagens resgatadas pelos clientes Smiles.

"Acredita-se que o prazo de concessão desse benefício acelerará tanto o consumo das passagens anteriormente adquiridas e ainda não utilizadas, quanto os créditos para passagens adquiridos no contexto da Operação [de compra de créditos para uso na aquisição de passagens aéreas]", diz o comunicado.

A Smiles fez uma estimativa de que as novas condições comerciais significam a geração de um valor econômico de aproximadamente R$ 85 milhões para a companhia.

Por Agência Estado, em 2020 (disponível em: https://bit.ly/3h5KVsS). Com adaptações.

Leia o texto 'Smiles' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:


I. A Smiles disse que a decisão da compra de créditos para uso na aquisição de passagens aéreas foi vedada pelo seu comitê independente, de acordo com o texto.

II. A Smiles fez uma estimativa de que as novas condições comerciais significam a geração de um valor econômico de aproximadamente R$ 85 milhões para a companhia, de acordo com o autor.


Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Coloque-se no lugar do usuário

Muitos especialistas alegam que, para alcançar uma boa qualidade no atendimento, o servidor deve colocar-se no lugar do usuário dos serviços, ou seja, deve ter empatia.

A empatia é uma das maiores virtudes que uma entidade deve ter no atendimento ao público. Afinal, o usuário dos serviços precisa ter confiança em uma organização para cultivar uma imagem positiva da mesma.

Portanto, por mais que os processos sejam bem definidos e explicados para os servidores, a possibilidade de haver equívocos sempre estará presente. Caso ocorra algum erro que afete o serviço oferecido ao usuário, a melhor medida a ser tomada é pedir desculpas e procurar maneiras de atenuar o malestar, ao mesmo tempo em que se busca resolver o problema.

Mesmo fora de seu setor, é recomendável que o servidor procure cumprimentar a todos. Não só os colegas de trabalho, mas também os usuários dos serviços. A gentileza não precisa se restringir ao setor de atuação, mas pode (e deve) se estender a toda a empresa. É sempre gratificante para o cidadão ser reconhecido e cumprimentado.

O servidor deve fazer com que o usuário se sinta bem-vindo na instituição. Deve tratá-lo como alguém importante para a instituição. Assim, fazer comentários agradáveis pode ser uma boa forma de valorizar a relação com o cidadão, sempre mantendo o respeito na comunicação e dando a devida atenção à demanda do usuário.

Diante de um usuário autoritário ou exaltado, o servidor deve tentar usar toda sua habilidade de comunicação, cortesia e empatia para atendê-lo da melhor forma e para contornar qualquer mal-entendido. Caso o servidor perceba que uma determinada situação pode se agravar, ele deve procurar ajuda de seu superior.


Adaptado. Fonte: http://bit.ly/36dA6Qk. 

Com base no texto 'Coloque-se no lugar do usuário', leia as afirmativas a seguir:
I. De acordo com o texto, no processo de atendimento ao público, a gentileza deve se restringir ao setor de atuação, pois é pouco gratificante para o cidadão ser reconhecido e cumprimentado. II. Muitos especialistas alegam que, para alcançar uma boa qualidade no atendimento, o servidor deve colocar-se no lugar do usuário dos serviços, ou seja, deve ter empatia, de acordo com o texto.
Marque a alternativa CORRETA:

    A) As duas afirmativas são verdadeiras.

    B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

    C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

    D) As duas afirmativas são falsas.

Veja as expresso?es:

“O sol ta? queimando mais atualmente”

“Dizem que e? o tal buraco da camada de ozo?nio”

Com base na tirinha acima assinale a alternativa correta:

    A)

    A tirinha, atrave?s da linguagem verbal e na?o verbal, faz uma reflexa?o sobre os problemas causados pelo desmatamento.



    B)

    A tira, atrave?s da linguagem na?o verbal, constro?i enredo de forma hostil.



    C)

    A expressividade da tira e? realc?ada no segundo quadrinho onde o desmatamento e? apontado como principal causa para o aumento do buraco da camada de ozo?nio.



    D)

    Atrave?s do emprego da aliterac?a?o e? que se da? a comicidade da tirinha, ao mesmo tempo em que leva o leitor a refletir sobre um problema social.



    E)

    A expressa?o erro?nea empregada no segundo quadrinho e? que reitera a questa?o do desmatamento que transformou os ambientes no mundo.



Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo.



(Disponível em: https://www.cleanipedia.com/br/familia/cuidados-com-produtos-de-limpeza.html – texto adaptado especialmente para esta prova.)

Qual das alternativas abaixo apresenta uma palavra de significado antônimo, ou seja, de significado contrário, à palavra “bem” (linha 07)?

    A) Direito.

    B) Devidamente.

    C) Cuidadosamente.

    D) Corretamente.

    E) Mal.

Examine o trecho a seguir, extraído de um dos discursos do orador Rui Barbosa, para responder à próxima questão.

“Mas, senhores, os que madrugam no ler, convém madrugarem também no pensar. Vulgar é o ler, raro o refletir. O saber não está na ciência alheia, que se absorve, mas principalmente, nas ideias próprias, que se geram dos conhecimentos absorvidos, mediante a transmutação, por que passam, no espírito que os assimila. Um sabedor não é armário de sabedoria armazenada, mas transformador reflexivo de aquisições digeridas ”.
Na última frase do texto, o autor utiliza a expressão “armário de sabedoria armazenada”. Com base no sentido do texto, essa expressão diz respeito a alguém que:

    A) pensa sem ler.

    B) lê sem refletir.

    C) não lê e nem pensa.

    D) reflete sobre aquilo que lê.

INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto a seguir para responder à questão que a ele se refere. 

1.png (587×311)
Disponível em https://vidasimples.co/leitores/o-viver-de-cada-dia-de-nossa-vida/ Acesso em 22 de dez. 2019. 
A passagem em que o autor defende que a vida é feita de momentos de alegria, mas também de momentos de inquietação e receio é

    A) “Formar-se em uma profissão. Ganhar um prêmio. Conseguir uma almejada promoção. Casar. Ter filhos. Viajar para o exterior. Conquistar objetivos.” (Linhas 1-2)

    B) “[...] foto bonita no álbum, história boa de contar. Mas o instante que fica pode ser aquela sensação de frio na barriga antes de pegar o diploma e imaginar o desconhecido que viria pela frente.” (Linhas 9-10)

    C) “Naquele dia na praia, deitado na poça de água que se formou na maré baixa. Morna, fluida, ensolarada, a vida ali estava. Naquele beijo de bom dia.” (Linhas 5-6)

    D) “Filho é bem grandioso. Um projeto e tanto. Mas é puro instante – muitos, juntinhos, agregados, formando algo maior. O passinho na sala, dado a primeira vez sem segurar na mão.” (Linhas 16-17)

    E) “Bem ali na padaria, tomando café e falando do cotidiano, que é outro nome que damos para a mesma coisa. Pode ser em qualquer lugar e a qualquer hora.” (Linhas 6-7)

Leia o texto abaixo, de modo a responder à questão.


A invenção do horizonte


Deu-me uma angústia danada a notícia de que, num futuro próximo, muito próximo, teremos toda a literatura do mundo na tela do computador. Angústia duplicada. Primeiro, pela minha intolerância figadal a esta maquinazinha dos infernos. Segundo, pela suspeita de desaparecimento dos livros, esses calhamaços impressos, cheirando a novo ou a mofo, roído pelo uso ou pelas traças, mas que são uma gostosura viajá-los pelas trilhas das letras como quem explora um mundo mágico, tanto mais novo quanto mais andado.

Sem o gozo de um livro nas mãos, fico cego, surdo e mudo, fico aleijado, penso, torto, despovoado. Espiá-los enfileirados nas estantes, gordos e magros, novos e velhos, empaletozados e esfarrapados, cobertos de pó e de teias de aranha, essa visão me transporta para todos os mundos e para todas as idades [...].

As minhas mãos ficariam nuas e inúteis quando não pudessem mais sustentar um livro, que não fosse pela velhice dos dedos. Mesmo assim, eles estariam por ali, nas prateleiras, amontoados na mesa, espalhados pelo chão, sempre comungando com o meu tempo, meu espaço, minha vida. Eles são a expressão digital da minha alma [...].

Um livro não é um simples objeto, um amontoado de folhas impressas. Vai mais longe, intangivelmente longe. É corrimão, é degrau, é escada, é caminho, é horizonte. Por mais que sonhe a tecnologia, jamais será capaz de inventar um horizonte.

(MARACAJÁ, Robério. Cerca de Varas. Campina Grande: Latus, 2014, p. 57. 

A linguagem desempenha determinada função, de acordo com a ênfase que se queira dar a cada um dos componentes do ato de comunicação. Nesse sentido, a função predominante do texto é:

    A) Emotiva, tendo em vista a reflexão do autor sobre a extinção dos livros impressos, com o uso reincidente da 1ª pessoa e sentimentos expressos do autor.

    B) Conativa, pois o locutário é posto em destaque e é estimulado pela mensagem.

    C) Referencial, porque a intenção principal do autor é informar o leitor sobre a possível utilização do livro sob a tela de um computador.

    D) Fática, uma vez que não há intenção alguma de interação com o leitor.

    E) Poética, por se tratar de uma crônica poética, traduzindo os sentimentos do autor sobre a possibilidade da extinção do livro impresso.

Leia o texto e responda a questão que segue.

... E o mundo não se acabou
Anunciaram e garantiram que o mundo ia se acabar
Por causa disso minha gente lá de casa começou a rezar
E até disseram que o sol ia nascer antes da madrugada
Por causa disso nessa noite lá no morro não se fez batucada
[...]
Chamei um gajo com quem não me dava
E perdoei a sua ingratidão
E festejando o acontecimento
Gastei com ele mais de “quinhentão”
Agora eu soube que o gajo anda
Dizendo coisa que não se passou
Ih, vai ter barulho e vai ter confusão
Porque o mundo não se acabou...
Em: Assis Valente com Dendê. Warner Music, 1999.
O mundo não se acabou e o eu lírico ficou em uma situação desconfortável, pois:

    A) No morro não se fez batucada.

    B) Perdoou a ingratidão de quem não merecia.

    C) Gastou muito dinheiro.

    D) Soube que estão espalhando coisas sobre ele.

    E) Ele queria que o mundo tivesse acabado.

MANTA DE BODE


A manta de bode é uma tradição do Nordeste, um corte típico do animal que é uma comida típica e muito popular no sertão de Pernambuco.


De todo rebanho de caprinos e ovinos do Brasil, os estados da região Nordeste concentram pouco mais de 75% dos animais. Diante disso, um programa de valorização desse prato está melhorando o manejo das criações e a qualidade da carne na região.

Em Petrolina, o número de caprinos e ovinos é de cerca de 433 mil. Resultado: além de um grande produtor, o município é também um grande consumidor dessas carnes, com quase 12 kg por pessoas a cada ano, muito acima da média nacional.

Nessa região, os criadores de cabras e ovelhas são, em geral, produtores de base familiar e a manta de bode tem um papel de obtenção de renda.

No único abatedouro de caprinos e ovinos de Petrolina, esse corte especial responde por, pelo menos, 70% do processamento das carnes do local.

Em 2018, a manta de bode se tornou patrimônio cultural imaterial de Petrolina, um reconhecimento que alterou a realidade dos criadores da região. Atualmente, por exemplo, há mais cuidado no trato dos animais, como o fornecimento de ração para a engorda. Assim, os produtores podem melhorar a qualidade dos animais e da carne, ganhando mais espaço entre os consumidores.


Trecho adaptado. Por G1, Globo Rural, em 05/04/2020. Disponível em: https://glo.bo/2yFqqlL. 
Leia o texto 'MANTA DE BODE' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. De acordo com o texto, os estados da região Nordeste concentram pouco mais de 75% dos animais de todo rebanho de caprinos e ovinos do Brasil.

II. Em 2018, a manta de bode se tornou patrimônio cultural imaterial de Petrolina, um reconhecimento que alterou a realidade dos criadores de caprinos e ovinos da região, afirma o texto.

III. De acordo com o texto, o município de Petrolina apresenta uma média de quase 12 kg de consumo de carne de caprinos e ovinos por pessoas, a cada ano, muito acima da média nacional.

Marque a alternativa CORRETA:

    A) Nenhuma afirmativa está correta.

    B) Apenas uma afirmativa está correta.

    C) Apenas duas afirmativas estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...