Questões sobre Interpretação de Textos

Lista completa de Questões sobre Interpretação de Textos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise o texto abaixo para responder a questão:


Devolva-Me


Rasgue as minhas cartas

E não me procure mais

Assim será melhor, meu bem!

O retrato que eu te dei

Se ainda tens, não sei

Mas se tiver, devolva-me!

Deixe-me sozinho

Porque assim

Eu viverei em paz

Quero que sejas bem feliz

Junto do seu novo rapaz


Rasgue as minhas cartas

E não me procure mais

Assim vai ser melhor, meu bem!

O retrato que eu te dei

Se ainda tens, não sei

Mas se tiver, devolva-me!

Devolva-me!

Devolva-me!

Renato Barros e Lilian Knapp

O eu-lírico da canção fala diretamente a um hipotético leitor. Ele faz isso para:

    A) Estabelecer um contato com o intuito de uma reaproximação amorosa.

    B) Expressar seu descontentamento com o término de uma relação com muitos bons momentos.

    C) Estabelecer o término do relacionamento, sendo, neste caso, simbolizado pela destituição de elementos físicos do casal, como cartas e retratos.

    D) Lamentar o fato de o hipotético leitor a quem a letra da canção se dirige ter abandonado o eu-lírico, o que causa neste imenso rancor.

    E) Noticiar o hipotético leitor da falta de vontade do eulírico em levar adiante o relacionamento.

Texto para o item.



Juliana Leitão. O Brasil conhece os Brasis?

Valor Econômico, 2019, p. A12 (com adaptações).

Com relação às ideias do texto, julgue o item.

De acordo com o texto, os adolescentes e jovens que estão em defasagem educacional, não lhes sendo garantido o direito fundamental à educação, apresentam baixos níveis de aprendizagem escolar ou abandonaram a escola com baixo nível de instrução formal.

Texto para o item.



Juliana Leitão. O Brasil conhece os Brasis?

Valor Econômico, 2019, p. A12 (com adaptações).

Com relação às ideias do texto, julgue o item.

Deduz-se do texto que a educação, um direito fundamental, deveria ser priorizada, nas políticas públicas, como instrumento que colabora para a igualdade social.

Texto para o item.



Juliana Leitão. O Brasil conhece os Brasis?

Valor Econômico, 2019, p. A12 (com adaptações).

Com relação às ideias do texto, julgue o item.

Conforme o texto, a desigualdade social é resultado do desinteresse dos cidadãos pelas políticas públicas educacionais.

Após a leitura do texto apresentado a seguir, leia as assertivas:
Cidade Invisível 2021 | 16 | 1 temporada Programas e séries brasileiras Após uma tragédia familiar, um homem descobre criaturas folclóricas vivendo entre os humanos e logo se dá conta de que elas são a resposta para seu passado misterioso.
Estrelando: Marco Pigossi, Alessandra Negrini, Fábio Lago. (Disponível em: https://www.netflix.com/br/title/80217517.)
I. Considerando seus elementos e suas características, pode-se afirmar que o texto se trata de uma sinopse, uma vez que apresenta, de forma resumida, o conteúdo de um produto cultural. II. Há, no texto, elementos subjetivos que expressam comentários e avaliações pessoais. III. O texto em questão pode ser classificado como dissertativo-argumentativo.
Pode-se afirmar que:

    A) As assertivas I, II e III estão corretas

    B) Apenas as assertivas I e III estão corretas.

    C) Apenas a assertiva II está incorreta.

    D) Apenas a assertiva I está correta.

Texto para o item.



Juliana Leitão. O Brasil conhece os Brasis?

Valor Econômico, 2019, p. A12 (com adaptações).

Com relação às ideias do texto, julgue o item.

Infere-se do texto que a superação da desigualdade consiste na necessidade de reconhecê-la como um produto coletivo reproduzido no seio social, cujas soluções dependem da tomada de decisão dos governantes.

Texto para o item.



Juliana Leitão. O Brasil conhece os Brasis?

Valor Econômico, 2019, p. A12 (com adaptações).

Com relação às ideias do texto, julgue o item.

No texto, predomina a tipologia descritiva, verificada por meio do emprego de elementos qualificativos.

Texto para o item.



Juliana Leitão. O Brasil conhece os Brasis?

Valor Econômico, 2019, p. A12 (com adaptações).

No que concerne à estruturação linguístico-gramatical do texto, julgue o item.

O emprego da expressão “o que” (linha 27) relaciona-se ao fato de que cerca de um terço dos jovens entre quinze e dezessete anos de idade está fora da escola devido à falta de interesse.

Texto para o item.



Juliana Leitão. O Brasil conhece os Brasis?

Valor Econômico, 2019, p. A12 (com adaptações).

No que concerne à estruturação linguístico-gramatical do texto, julgue o item.

No texto, a expressão “dos quais” (linha 25) retoma “esses jovens” (linha 24).

GERAÇÃO DO CELULAR

Inaê Soares da Silva


    O uso do celular é considerado atualmente o maior entretenimento dos brasileiros, tem ocupado quase a metade das horas vagas da população e especialistas confirmam que as pessoas estão viciadas. Os usuários não usam o celular ou a internet apenas para olhar uma mensagem ou outra, e sim, ficam vidrados o dia inteiro, seja na rua, na praça, com os amigos e até mesmo no trabalho. As pessoas precisam aprender ter mais contato com o mundo real.

     As crianças estão passando horas do seu tempo livre em frente ao computador ou no celular em jogos que poderiam ser utilizadas para uma leitura de bons livros ou para uma conversa com os amigos. Adultos chegam do trabalho já vão conferir as últimas atualizações dos aplicativos de relacionamentos e até idosos estão aderindo à nova tecnologia. A cultura da população está mudando e isso preocupa.

     Acredito que as redes sociais foram criadas para que nós tivéssemos mais contato com as pessoas, mas está totalmente ao contrário. O que veio para aproximar, acabou afastando. As redes sociais estão fazendo as pessoas antissociais umas com as outras. A comunicação que prevalece é a virtual e a prática de boas atitudes humanas, como o “bom dia”, “por favor”, são raros.

     Temos que incentivar às crianças, aos adolescentes e até aos adultos a se desconectarem do mundo virtual para se conectarem com o mundo real. Deixar o celular desligado quando estiver em família, curtir um passeio sem tantas selfies e dar preferência ao bate-papo olho-no-olho são situações que fortalecerão o relacionamento e o amor.


Da Silva, Inaê Soares. Escola João Moreira Barroso.

Setembro de 2017 (Adaptado). Professor Maurício Araú

“O que veio para aproximar, acabou afastando.” Assinale a alternativa CORRETA na qual as palavras substituem as sublinhadas da frase sem alterar o sentido:

    A) arredar - aliando

    B) cindir- aderindo

    C) achegar- desunindo

    D) Nenhuma das alternativas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...