Lista completa de Questões sobre Interpretação de Textos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito do conteúdo expresso no texto, é CORRETO afirmar:
I- Não raro crianças provenientes de ambientes em condição de vulnerabilidade dão mostras da sua má educação também no ambiente escolar, no convívio com os colegas e professores, que são desrespeitados. O ineditismo desta charge está em retratar a presença de armas nesse ambiente, denunciando a facilidade de acesso.
II- A charge põe em evidência as condições de trabalho do professor, que temendo represálias fora do ambiente escolar, e também para manter o emprego, precisa se acomodar à situação de violência nesse contexto.
III- A charge retrata a vulnerabilidade dos professores no ambiente de trabalho, conduzindo à reflexão sobre o fator segurança mas também sobre a formação educacional das crianças, que está cada vez mais precária.
É(são) CORRETA(s) a(s) proposição(ões):
Com relação aos aspectos linguísticos do texto CG1A1-I, julgue o item a seguir.
Mantendo-se a correção gramatical e a coerência do texto, o trecho Depois de anos de criterioso estudo da mecânica quântica, e depois da acumulação de uma pletora de dados que confirmam suas previsões probabilísticas, no quinto período do texto, poderia ser reescrito da seguinte maneira: Após anos de meticuloso estudo da mecânica quântica, e após a acumulação de uma superabundância de dados que confirmam suas previsões probabilísticas.
SELIC E INFLAÇÃO
SELIC
O mercado financeiro prevê um corte maior na taxa básica de juros da economia, a Selic, que hoje (06/04/2020) se encontra na mínima histórica de 3,75% ao ano. Até então, a expectativa dos economistas dos bancos era de que, na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, no começo de maio de 2020, a taxa seria reduzida em 0,25 ponto percentual, para 3,5% ao ano. Na semana passada, porém, os analistas passaram a projetar um corte maior, de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros, para 3,25% ao ano, no começo de maio de 2020. A previsão é que a taxa permaneça nesse patamar até o fim de 2020.
Para o fechamento de 2021, a expectativa do mercado para a taxa Selic recuou de 5% para 4,75% ao ano, o que pressupõe alta do juro básico no ano que vem.
INFLAÇÃO
Segundo o relatório divulgado pelo Banco Central, os analistas do mercado financeiro reduziram a estimativa de inflação para 2020 de 2,94% para 2,72%. Foi a quarta redução seguida do indicador.
A expectativa de inflação do mercado para este ano (2020) segue abaixo da meta central, de 4%. O intervalo de tolerância do sistema de metas varia de 2,5% a 5,5%. Com isso, a previsão do mercado para a inflação deste ano (2020) começa a se aproximar do piso da meta (2,5% em 2020).
A meta de inflação é fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Para alcançá-la, o Banco Central eleva ou reduz a taxa básica de juros da economia (Selic).
Para 2021, o mercado financeiro baixou a estimativa de inflação de 3,57% para 3,50%. Essa também foi a quarta redução seguida.
No ano que vem (2021), a meta central de inflação é de 3,75% e será oficialmente cumprida se esse índice oscilar de 2,25% a 5,25%.
Adaptado. Por Alexandro Martello, G1, Brasília, em 06/04/2020. Disponível em https://glo.bo/2XiotFW.
Leia o texto 'SELIC E INFLAÇÃO' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. Para o fechamento de 2021, a expectativa do mercado para a taxa Selic recuou de 5% para 4,75% ao ano, o que pressupõe alta do juro básico, afirma o texto.
II. A meta de inflação é determinada pelo ministro da economia e deve ser sancionada pelo Senado Federal, de acordo com as informações do texto.
Marque a alternativa CORRETA:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...