Questões sobre Sintaxe

Lista completa de Questões sobre Sintaxe para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise a seguintefrase: “Os alunos chegaram atrasados novamente.”
Podemos afirmar que o predicado da frase é:

    A) Os alunos.

    B) Chegaram.

    C) Atrasados.

    D) Chegaram atrasados novamente.

Leia a anedota.


— Mamãe, o que você quer de presente de aniversário?

— Eu queria… uma menina muito bem-comportada.

— Xi, vou ganhar uma irmãzinha …

Fabrice Lelarge


Analise as afirmativas abaixo:

1. Na última fala da menina, a autora quis trazer a carga humorística da piada.

2. Pela fala da mãe, infere-se que a menina era circunspecta e, por isso, a mãe quis dar a ela um recado para continuar assim.

3. Pela resposta da filha infere-se que ela não pretende mudar seu comportamento.

4. O termo “mamãe” exerce a função sintática de vocativo. 5. Se a mãe, em sua resposta, tivesse usado o pretérito mais-que-perfeito sua resposta teria mais assertividade.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.

    B) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

    C) São corretas apenas as afirmativas 4 e 5.

    D) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

    E) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

Leia com atenção o texto abaixo para responder à questão.


A falência da globalização (João Fernandes Teixeira).


        A indústria 4.0 está chegando, um fato celebrado pelos entusiastas das novas tecnologias. Grandes mudanças estão previstas, sobretudo pelo emprego de inteligência artificial na produção industrial que levará, também, a uma grande reconfiguração tecnológica do trabalho. Mas, deixando de lado o discurso entusiasmado, o que está realmente acontecendo?

        Com a indústria 4.0 haverá uma grande racionalização e otimização da produção para que os desperdícios de material e de mão de obra se tornem mínimos. A produção e o consumo precisam ser rigorosamente ajustados e, para isso, contamos agora técnicas de Big Data. Estamos em outros tempos, nos quais temos a percepção da escassez de recursos naturais e da necessidade premente de reciclar tudo o que for possível. Se quisermos que a economia continue funcionando, não podemos mais esbanjar. A economia se desenvolve na contramão da natureza.

         A lição que estamos aprendendo é que gerar energia limpa e conter as emissões de dióxido de carbono não são apenas obrigações ecológicas e morais em relação ao nosso planeta, mas um imperativo econômico, que exige que a indústria se coloque em novo patamar de produtividade para sobreviver. A indústria 4.0 não levará à expansão da economia, mas apenas evitará que ela encolha. Não podemos mais manter os mesmos padrões de consumo, que estão danificando de forma irreversível o nosso planeta.

        Esses danos não se restringem apenas ao aquecimento global, que passou a ser chamado de mudança climática. [...] 

      Desde que se estabeleceu uma correlação entre o aumento das temperaturas médias no planeta e a industrialização, iniciada no século XVIII, o aquecimento global passou a ser o vilão da história da humanidade. Diminuir o uso de combustíveis passou a ser a grande bandeira dos ecologistas.[...]

     Contudo, o aquecimento global não é o único desafio. Mesmo que sua origem possa ser contestada, desvinculando-a da queima de combustíveis fósseis, nossa indústria agride o planeta de forma irreparável. 

         Como não podemos reverter a economia do petróleo no curto prazo, a única solução está sendo desacelerar a economia. Essa desaceleração, na contramão do aumento da produção planetária, está tendo custos sociais dolorosos. Combinada com a automação, grande projeto da indústria 4.0, ela gera um desemprego crescente, para o qual não se vislumbra uma solução nas próximas décadas.

         Mas há algo ainda mais importante que está surgindo dessa desaceleração: a percepção de que a globalização se tornou um projeto inviável. Não será mais possível estender os padrões de produção e consumo para todos os países do planeta, pois isso aceleraria sua destruição de forma drástica. O globalismo ocidental está refluindo e, como consequência, voltam a surgir os nacionalismos exacerbados.

[...] Fonte: (Revista Filosofia – Ano III, no 150 – www.portalespaçodosaber.com.br). 

As orações adverbiais estabelecem diferentes relações de sentido com as orações com a quais se conectam. Analise as ocorrências em destaque nos fragmentos textuais abaixo expostos e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta, na sequência, os sentidos CORRETOS expressos por essas orações.



I- Com a indústria 4.0 haverá uma grande racionalização e otimização da produção para que os desperdícios de material e de mão de obra se tornem mínimos.

II- Se quisermos que a economia continue funcionando, não podemos mais esbanjar.

III- Como não podemos reverter a economia do petróleo no curto prazo, a única solução está sendo desacelerar a economia.

    A) Finalidade, condição e causa.

    B) vCausa, consequência e conformidade.

    C) Consequência, modo e tempo.

    D) Proporção, finalidade e concessão.

    E) Condição, hipótese e causa.

Assinale a alternativa correta, considerando as frases: “Meu primo, que mora em Itajaí, veio me visitar” e “Meu primo que mora em Itajaí, veio me visitar”.

    A) A frase colocada entre vírgulas é subordinada adjetiva restritiva.

    B) A frase colocada entre vírgulas é subordinada adjetiva explicativa.

    C) As duas frases têm o mesmo sentido e as vírgulas são opcionais.

    D) Não há necessidade do uso da vírgula antes da palavra “que”.

    E) A oração principal é “Meu primo que mora em Itajaí”.

Na oração, alguns termos vêm necessariamente regidos de preposição, a exemplo de adjuntos adnominal/adverbial, complemento nominal, agente da passiva e objeto indireto. Feita a leitura dos fragmentos textuais abaixo expostos, todos extraídos de uma mesma matéria – BOLSONARISTAS x LAVAJATISTAS – (Veja, 23/09/2019), analise o comportamento sintático dos constituintes em destaque, e responda ao que se pede.


I- A história começou sob o signo da parceria. Aproveitando-se dos estragos provocados pela Lava-jato nos maiores partidos políticos do país, Jair Bolsonaro empunhou a bandeira do combate à corrupção.

II- Vencedor da eleição, (Jair Bolsonaro) convidou o então juiz Sérgio Moro, símbolo da operação, para comandar o Ministério da Justiça e da Segurança Pública. Com o gesto, o presidente agradou a uma fatia importante do eleitorado e investiu pesado na popularidade.

III- Nos casamentos em crise, o comportamento em público muitas vezes busca esconder os problemas sérios que ocorrem na intimidade. Na política, admitem-se também essas relações de conveniência. [...] O presidente levou o ministro para assistir a um jogo do flamengo em Brasília e ainda fez o subordinado, torcedor do Athético Paranaense, vestir uma camisa do rubronegro carioca.

IV- No último dia 15, foi a vez de Moro forçar a barra ao visitar Bolsonaro no hospital em que ele se recuperava de uma cirurgia de hérnia.

V- O presidente havia proibido visitas de auxiliares. Moro insistiu. Foi então que a esposa do ministro, a advogada Rosângela Moro, entrou em contato com a primeira-dama Michele Bolsonaro, que derrubou a resistência à cortesia.


Dentre as proposições acima citadas, ocorre OBJETO INDIRETO em:

    A) II e V.

    B) II e III.

    C) I e V.

    D) I e IV.

    E) I e II.


(Disponível em: https://claudia.abril.com.br/estilo-de-vida/obsessao-feliz-tornando-ansiosas-depressivas/ – texto adaptado especialmente para esta prova.)

Assinale a alternativa que indica o sentido indicado pela palavra “embora” (l. 22).

    A) Explicação.

    B) Causa.

    C) Consequência.

    D) Adição.

    E) Concessão.

Utilize o texto abaixo para responder a questão

Naquela mulata estava o grande mistério, a síntese das impressões que1 ele recebeu chegando aqui: ela era a luz ardente do meio-dia; ela era o calor vermelho das sestas da fazenda; era o aroma quente dos trevos e das baunilhas, que2 o atordoara nas matas brasileiras; era a palmeira virginal e esquiva que3 se não torce a nenhuma planta; era o veneno e era o açúcar gostoso; era o sapoti mais doce que4 o mel e era a castanha de caju, que abre feridas com seu azeite de fogo; ela era a cobra verde…


Aluísio Azevedo. O cortiço

Assinale a alternativa correta, de acordo com o texto 1.

    A) Se a mulata era uma palmeira esquiva, ela era desconcertante para o narrador.

    B) A expressão “que se não torce” tem problemas de sintaxe, considerando a articulação frasal.

    C) O texto constitui-se em uma só frase que pode ser classificada com período composto por coordenação.

    D) Considerando a expressão “o calor vermelho das sestas da fazenda”, infere-se que o personagem masculino presente no texto chegou em um dia quente, quando percebeu a mulata.

    E) Na frase do texto “Ela era a luz ardente do meio-dia”, a expressão sublinhada é uma qualificação da mulata e tem a função de predicativo do sujeito.


(Disponível em: https://claudia.abril.com.br/estilo-de-vida/obsessao-feliz-tornando-ansiosas-depressivas/ – texto adaptado especialmente para esta prova.)

Assinale a alternativa que indica o termo que exerce a função de objeto direto no trecho a seguir: “Mas (1) não (2) vá buscando (3) encontrar a felicidade (4) na meditação(5)”, retirado do texto.

    A) 1.

    B) 2.

    C) 3.

    D) 4.

    E) 5.

Leia o texto para responder à questão.



Um dia, numa expedição na África, um cachorrinho começa a brincar de caçar mariposas e quando se dá conta já está muito longe do grupo do safari. Nisso vê bem perto uma pantera correndo em sua direção.

Ao perceber que a pantera vai devorá-lo pensa rápido no que fazer. Vê uns ossos de um animal morto e se coloca a mordê-los. Então, quando a pantera está a ponto de atacá-lo, o cachorrinho diz:

“Ah, que delícia esta pantera que acabo de comer!”

A pantera para bruscamente e sai apavorada correndo do cachorrinho, pensando:

“Que cachorro bravo! Por pouco não come a mim também!”

Um macaco que estava trepado em uma árvore perto e que havia visto a cena, sai correndo atrás da pantera para lhe contar como ela foi enganada pelo cachorro. O macaco alcança a pantera e lhe conta toda a história. Então, a pantera furiosa diz:

“Cachorro maldito! Vai me pagar!

Agora vamos ver quem come quem!”

“Depressa!”, disse o macaco. “Vamos alcançá-lo”.

E saem correndo para buscar o cachorrinho.

O cachorrinho vê que a pantera vem atrás dele de novo e desta vez traz o macaco montado em suas costas.

“Ah, macaco desgraçado! O que faço agora?”, pensa o cachorrinho.

Ao invés de sair correndo, o cachorrinho fica de costas como se não estivesse vendo nada e, quando a pantera está a ponto de atacá-lo de novo, o cachorrinho diz:

“Maldito macaco preguiçoso! Faz meia hora que eu o mandei me trazer outra pantera e ele ainda não voltou!”


autor desconhecido

Assinale a alternativa correta em relação ao texto 2.

    A) Em “pensa rápido” temos um complemento verbal na palavra sublinhada.

    B) Em “lhe conta toda a história” temos um objeto direto e indireto, respectivamente, em relação ao verbo “contar”.

    C) A norma culta aceita, na linguagem escrita, a expressão “Vamos alcançar ele”. Assim, é optativo o uso do pronome oblíquo como na frase “Vamos alcançá-lo”

    D)

    A frase “Por pouco não come a mim também!” pode ser reescrita da seguinte forma: Por pouco não me come também! Isso é possível haja vista os termos sublinhados em ambas as frases receberem a mesma classificação morfológica: pronomes oblíquos átonos.



    E) A oração do primeiro parágrafo “correndo em sua direção” pode ser substituída por “que corria em sua direção” e que o verbo no gerúndio faz dela uma oração subordinada reduzida.

No fragmento textual abaixo transcrito, como se classifica a oração subordinada em destaque?


“Chamo de hipertecnologias a inteligência artificial, a robótica e a biotecnologia. Estima-se que, em um futuro próximo, essas três modalidades de tecnologia convergirão e, com isso, haverá um grande salto tecnológico, algo jamais visto na história. [...]”

Fonte: (Revista Filosofia – Ano III, no 150 – (www.portalespaçodosaber.com.br).

    A) Adjetiva restritiva.

    B) Substantiva objetiva direta.

    C) Substantiva subjetiva.

    D) Adjetiva explicativa.

    E) Substantiva apositiva.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...