Lista completa de Questões sobre Sintaxe para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item subsequente.
No trecho podia e devia ser feito com os incipientes seres humanos pela educação e pelo treinamento (l. 28 e 29), os termos pela educação e pelo treinamento exercem a função de agente da passiva, veiculando o agente da ação expressa pelo verbo fazer.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item subsequente.
O sujeito da oração teriam de ser guiadas por outros seres humanos (l. 34 e 35) está oculto e se refere ao termo As pessoas (l.30).
(Disponível em: https://claudia.abril.com.br/estilo-de-vida/obsessao-feliz-tornando-ansiosas-depressivas/ texto adaptado especialmente para esta prova.)
Como comecei a escrever
Quando eu tinha 10 anos (...) inventei uma história com um fim diferente.
Nessa frase, a palavra sublinhada estabelece entre as orações uma relação de
Leia o texto.
Eu era muito pequeno e só de olhar para cima perdia o fôlego. Eu disse isso ao homem, mas ele riu e respondeu que eu não estava com medo nenhum, eu estava era imitando os outros. E antes que eu falasse qualquer coisa ele pegou um balde cheio de pedrinhas e jogou para mim.
José J. Veiga
Assinale a alternativa correta.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao texto.
1. Em Vê uns ossos de um animal morto, as palavras sublinhadas exercem a mesma função sintática e possuem a mesma classificação morfológica.
2. A frase Faz meia hora tem como sujeito simples a expressão meia hora.
3. A frase sublinhada no texto completa o sentido do verbo ver e, como tal, é uma oração subordinada substantiva objetiva direta.
4. Compare as frases: A pantera furiosa diz: cachorro maldito! e Diz furiosa a pantera: maldito cachorro!. A ordem das palavras foi alterada e, mesmo assim, as palavras sublinhadas continuam a exercer a mesma função sintática: complemento nominal das palavras a que se referem.
5. Em A pantera para bruscamente e sai apavorada os dois verbos são intransitivos e as palavras que a eles se referem são adjuntos adverbiais.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Leia com atenção o texto abaixo para responder à questão.
A falência da globalização (João Fernandes Teixeira).
A indústria 4.0 está chegando, um fato celebrado pelos entusiastas das novas tecnologias. Grandes mudanças estão previstas, sobretudo pelo emprego de inteligência artificial na produção industrial que levará, também, a uma grande reconfiguração tecnológica do trabalho. Mas, deixando de lado o discurso entusiasmado, o que está realmente acontecendo?
Com a indústria 4.0 haverá uma grande racionalização e otimização da produção para que os desperdícios de material e de mão de obra se tornem mínimos. A produção e o consumo precisam ser rigorosamente ajustados e, para isso, contamos agora técnicas de Big Data. Estamos em outros tempos, nos quais temos a percepção da escassez de recursos naturais e da necessidade premente de reciclar tudo o que for possível. Se quisermos que a economia continue funcionando, não podemos mais esbanjar. A economia se desenvolve na contramão da natureza.
A lição que estamos aprendendo é que gerar energia limpa e conter as emissões de dióxido de carbono não são apenas obrigações ecológicas e morais em relação ao nosso planeta, mas um imperativo econômico, que exige que a indústria se coloque em novo patamar de produtividade para sobreviver. A indústria 4.0 não levará à expansão da economia, mas apenas evitará que ela encolha. Não podemos mais manter os mesmos padrões de consumo, que estão danificando de forma irreversível o nosso planeta.
Esses danos não se restringem apenas ao aquecimento global, que passou a ser chamado de mudança climática. [...]
Desde que se estabeleceu uma correlação entre o aumento das temperaturas médias no planeta e a industrialização, iniciada no século XVIII, o aquecimento global passou a ser o vilão da história da humanidade. Diminuir o uso de combustíveis passou a ser a grande bandeira dos ecologistas.[...]
Contudo, o aquecimento global não é o único desafio. Mesmo que sua origem possa ser contestada, desvinculando-a da queima de combustíveis fósseis, nossa indústria agride o planeta de forma irreparável.
Como não podemos reverter a economia do petróleo no curto prazo, a única solução está sendo desacelerar a economia. Essa desaceleração, na contramão do aumento da produção planetária, está tendo custos sociais dolorosos. Combinada com a automação, grande projeto da indústria 4.0, ela gera um desemprego crescente, para o qual não se vislumbra uma solução nas próximas décadas.
Mas há algo ainda mais importante que está surgindo dessa desaceleração: a percepção de que a globalização se tornou um projeto inviável. Não será mais possível estender os padrões de produção e consumo para todos os países do planeta, pois isso aceleraria sua destruição de forma drástica. O globalismo ocidental está refluindo e, como consequência, voltam a surgir os nacionalismos exacerbados.
[...] Fonte: (Revista Filosofia Ano III, no 150 www.portalespaçodosaber.com.br).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...