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A respeito dos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.
Sem prejuízo do sentido original do texto, a expressão mesmo que (l.3) poderia ser substituída por entretanto.
A respeito dos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.
Em fazê-lo (l.24), a forma pronominal retoma a noção veiculada pelo verbo comer (l.22).
A respeito dos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.
O emprego de acento agudo nas palavras elétricos (l.7), pálidas (l.7) e móveis (l.8) justifica-se pela mesma regra de acentuação gráfica.
A respeito dos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.
O termo a luz dos postes elétricos da rua (l.7) exerce a função de sujeito da forma verbal projetava (l.7), além de ser o referente do sujeito da forma verbal reinava (l.9), que está elíptico.
A respeito dos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.
As formas pronominais o e se, na linha 3, referem-se a Gregor (l.1).
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item subsequente.
No trecho podia e devia ser feito com os incipientes seres humanos pela educação e pelo treinamento (l. 28 e 29), os termos pela educação e pelo treinamento exercem a função de agente da passiva, veiculando o agente da ação expressa pelo verbo fazer.
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item subsequente.
O sujeito da oração teriam de ser guiadas por outros seres humanos (l. 34 e 35) está oculto e se refere ao termo As pessoas (l.30).
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item subsequente.
Os adjetivos maleáveis e carentes, na linha 21, referem-se a homens e mulheres (l.16).
Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item subsequente.
A supressão da vírgula empregada no trecho homens e mulheres, não mais aceitos como um dado não problematizado (l. 16 e 17) preservaria o sentido original do texto.
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