Questões de Português da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

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A respeito dos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.


Sem prejuízo do sentido original do texto, a expressão “mesmo que” (l.3) poderia ser substituída por entretanto.

Texto 1A1-I

    Estou escrevendo um livro sobre a guerra...
    Eu, que nunca gostei de ler livros de guerra, ainda que, durante minha infância e juventude, essa fosse a leitura preferida de todo mundo. De todo mundo da minha idade. E isso não surpreende — éramos filhos da Vitória. Filhos dos vencedores.
    Em nossa família, meu avô, pai da minha mãe, morreu no front; minha avó, mãe do meu pai, morreu de tifo; de seus três filhos, dois serviram no Exército e desapareceram nos primeiros meses da guerra, só um voltou. Meu pai.
     Não sabíamos como era o mundo sem guerra, o mundo da guerra era o único que conhecíamos, e as pessoas da guerra eram as únicas que conhecíamos. Até agora não conheço outro mundo, outras pessoas. Por acaso existiram em algum momento?
     A vila de minha infância depois da guerra era feminina. Das mulheres. Não me lembro de vozes masculinas. Tanto que isso ficou comigo: quem conta a guerra são as mulheres. Choram. Cantam enquanto choram.
     Na biblioteca da escola, metade dos livros era sobre a guerra. Tanto na biblioteca rural quanto na do distrito, onde meu pai sempre ia pegar livros. Agora, tenho uma resposta, um porquê. Como ia ser por acaso? Estávamos o tempo todo em guerra ou nos preparando para ela. E rememorando como combatíamos. Nunca tínhamos vivido de outra forma, talvez nem saibamos como fazer isso. Não imaginamos outro modo de viver, teremos que passar um tempo aprendendo.
     Por muito tempo fui uma pessoa dos livros: a realidade me assustava e atraía. Desse desconhecimento da vida surgiu uma coragem. Agora penso: se eu fosse uma pessoa mais ligada à realidade, teria sido capaz de me lançar nesse abismo? De onde veio tudo isso: do desconhecimento? Ou foi uma intuição do caminho? Pois a intuição do caminho existe...
     Passei muito tempo procurando... Com que palavras seria possível transmitir o que escuto? Procurava um gênero que respondesse à forma como vejo o mundo, como se estruturam meus olhos, meus ouvidos.
     Uma vez, veio parar em minhas mãos o livro Eu venho de uma vila em chamas. Tinha uma forma incomum: um romance constituído a partir de vozes da própria vida, do que eu escutara na infância, do que agora se escuta na rua, em casa, no café. É isso! O círculo se fechou. Achei o que estava procurando. O que estava pressentindo.

Svetlana Aleksiévitch. A guerra não tem rosto de mulher.
Companhia das Letras, 2016, p. 9-11 (com adaptações).  
Depreende-se do texto 1A1-I que um dos motivos que levou à escrita desse livro foi o fato de que

    A) a pessoa que o escreveu nunca gostou de livros sobre guerra

    B) a pessoa que o escreveu desejava contar ao mundo os horrores de uma guerra.

    C) a leitura sobre guerra era a preferida de todo mundo daquela época.

    D) o mundo da guerra era o único que a pessoa que o escreveu conhecia.

    E) por acaso, a realidade do mundo à época era a da guerra.

A respeito dos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.


Em “fazê-lo” (l.24), a forma pronominal retoma a noção veiculada pelo verbo “comer” (l.22).

A respeito dos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.


O emprego de acento agudo nas palavras “elétricos” (l.7), “pálidas” (l.7) e “móveis” (l.8) justifica-se pela mesma regra de acentuação gráfica.

A respeito dos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.


O termo “a luz dos postes elétricos da rua” (l.7) exerce a função de sujeito da forma verbal “projetava” (l.7), além de ser o referente do sujeito da forma verbal “reinava” (l.9), que está elíptico.

A respeito dos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.


As formas pronominais “o” e “se”, na linha 3, referem-se a “Gregor” (l.1).


Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item subsequente.


No trecho “podia e devia ser feito com os incipientes seres humanos pela educação e pelo treinamento” (l. 28 e 29), os termos “pela educação” e “pelo treinamento” exercem a função de agente da passiva, veiculando o agente da ação expressa pelo verbo fazer.


Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item subsequente.


O sujeito da oração “teriam de ser guiadas por outros seres humanos” (l. 34 e 35) está oculto e se refere ao termo “As pessoas” (l.30).


Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item subsequente.


Os adjetivos “maleáveis” e “carentes”, na linha 21, referem-se a “homens e mulheres” (l.16).


Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item subsequente.


A supressão da vírgula empregada no trecho “homens e mulheres, não mais aceitos como ‘um dado não problematizado’” (l. 16 e 17) preservaria o sentido original do texto.

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