Questões de Português da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Português da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.


Com relação à tipologia textual, o texto CG1A2-I é predominantemente

    A) injuntivo, pois incita o leitor a agir de maneira empática.

    B) descritivo, pois apresenta características de pessoas e lugares.

    C) narrativo, pois relata situações em que as pessoas agem por empatia.

    D) dissertativo, pois as autoras elencam ideias e opiniões acerca de um tema.

    E) argumentativo, pois as autoras defendem com argumentos próprios a importância da empatia.


De acordo com o texto CG1A2-I, a empatia

    A) é inata aos seres humanos.

    B) consiste na capacidade de considerar o ponto de vista alheio.

    C) equivale ao sentimento de dó.

    D) corresponde à capacidade de considerar os próprios sentimentos.

    E) é irrelevante para a harmonia social.


Segundo os dados do texto CG1A1-III e do gráfico mostrado, houve

    A) mais brasileiros com exatamente 22 anos de idade concluindo o ensino superior em 2015 que em 1992.

    B) queda irrisória no número de pessoas com menos de quatro anos de estudo no período avaliado.

    C) aumento no número de anos de escolaridade do brasileiro adulto no período avaliado.

    D) diminuição do número de pessoas com o segundo ciclo do ensino fundamental completo entre 1992 e 2015.

    E) tendência de declínio clara e persistente do número de pessoas com pelo menos o segundo ciclo do ensino fundamental incompleto entre 2001 e 2015.


De acordo com as informações do texto CG1A1-III e do gráfico apresentado, o grupo de pessoas com pelo menos o ensino médio incompleto

    A) aumentou em 10% no período entre 1992 e 2000.

    B) ultrapassou os 30% no final da primeira década do século XXI.

    C) cresceu mais de 20% no decorrer do período avaliado.

    D) manteve-se em 30% nos primeiros anos da primeira década do século XXI.

    E) apresentou crescimento superior ao dos demais grupos avaliados entre 1992 e 2015.


Assinale a opção cujo conteúdo apresenta reescrita que mantém a correção gramatical e os sentidos do seguinte trecho do texto CG1A1-II: “À natureza do sujeito, constituída até então por pensamentos e intuições, foram acrescidos percepções, sentimentos e emoções.” (R. 25 a 27).

    A) Percepções, sentimentos e emoções foram somados à natureza do sujeito, a qual se constituía até então de pensamentos e intuições.

    B) Ao sujeito natural, a quem até ali apenas o pensamento e as intuições conduziam, são adicionados, percepções, sentimentos e emoções.

    C) Percepções, sentimentos e emoções foram trazidos ao sujeito, para quem a natureza original era formada apenas por pensamentos e intuições.

    D) O sujeito, que a natureza fora até aquele momento constituída por pensamentos e intuições, passa a contar também com percepções, sentimentos e emoções.

    E) A natureza do sujeito era mantida até então por pensamentos e intuição, que foram-lhes complementado por percepções, sentimentos e emoções.


Sem prejuízo para os sentidos do texto CG1A1-II, feitas as devidas alterações gramaticais nas orações em que se encontram, os conectores “Embora” (R.3), “pois” (R.11) e “porém” (R.19) poderiam ser substituídos, respectivamente, por

    A) Apesar de; contudo; não obstante.

    B) Visto que; assim; todavia.

    C) Conquanto; dessa forma; por conseguinte.

    D) Ainda que; portanto; entretanto.

    E) Destarte; então; sem embargo.


De acordo com o texto CG1A1-II, o sujeito cartesiano

    A) surgiu na filosofia do século atual.

    B) apresenta natureza dividida entre alma e corpo.

    C) entende a verdade como resultado da observação passional do mundo.

    D) define-se por sua relação com as pessoas de sua comunidade.

    E) considera a parcialidade um aspecto da natureza humana capaz de enriquecer o conhecimento.


Assinale a opção cujo conteúdo apresenta reescrita que mantém as relações de sentido e a correção gramatical do seguinte trecho do texto CG1A1-I: “Acima de tudo, trata de compreender as variáveis incutidas nos desdobramentos da evolução científico-tecnológica.” (R. 4 a 6).

    A) Antes de qualquer coisa, é preciso compreender as variáveis consequentes nos desdobramentos da evolução da ciência e da tecnologia.

    B) Ainda mais relevante, é o dever de compreender as variáveis presentes nos desenvolvimentos científicos e tecnológicos.

    C) Trata, sobretudo, de compreender as variáveis que estão envolvidas nos desdobramentos dos avanços científico-tecnológicos.

    D) Trata-se, isso sim, de avaliar os elementos variáveis envolvidos nas consequências da evolução científico-tecnológica.

    E) Mais importante, é saber quais variáveis estão incutidas nos desdobramentos da evolução da ciência e da tecnologia.


Dados os sentidos do segundo parágrafo do texto CG1A1-I, as formas pronominais “Estes” (R.17) e “que” (R.18) referem-se, respectivamente, a

    A) “os indivíduos” (R.15) e “concepções peculiares de conhecimento” (R. 19 e 20).

    B) “determinados princípios” (R. 13 e 14) e “respectivos tipos de saberes” (R.17).

    C) “cada sociedade e seus respectivos tipos de saberes” (R. 16 e 17) e “concepções peculiares de conhecimento” (R. 19 e 20).

    D) “os indivíduos” (R.15) e “estruturas, valores e projetos específicos” (R.18).

    E) “seus respectivos tipos de saberes” (R.17) e “estruturas, valores e projetos específicos” (R.18).


Assinale a opção que apresenta o principal objetivo do historiador da ciência, na perspectiva do texto CG1A1-I.

    A) estudar o funcionamento de determinada máquina

    B) narrar fatos ligados ao desenvolvimento tecnológico

    C) identificar mudanças sociais trazidas pela ciência

    D) testar diferentes teorias e métodos de pesquisa

    E) adotar a ciência como técnica universal e impessoal

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...