Questões de Psicologia

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A entrevista psicológica é uma ferramenta importante em diferentes áreas e momentos de atuação do profissional da psicologia. Uma das finalidades dessa entrevista é propiciar a compreensão do motivo do psicodiagnóstico, auxiliando o planejamento dos procedimentos de avaliação requeridos nesse processo, sobretudo por meio das entrevistas iniciais. A respeito das entrevistas iniciais, analise as afirmativas a seguir.

I. Pode seguir diferentes modelos e mesmo na forma livre deve ter algum tipo de direcionamento por parte do avaliador.

II. Trata-se de um tipo de entrevista em que o paciente é quem constrói a forma como as informações são trazidas; primeiramente definindo dados e sinalizando quais outros serão inseridos no contexto de avaliação.

III. Na modalidade semiestruturada é importante ter em mente os temas pretendidos como a abordagem do paciente, posto que a ideia é que a entrevista possa envolver questões que se mostrem relevantes para o entendimento do caso e o delineamento das etapas posteriores do processo psicodiagnóstico.

IV. As entrevistas de livre estruturação guiam o curso das informações fornecidas pelo paciente; esse tipo de entrevista se inicia com questionamentos acerca do motivo da busca ou do encaminhamento pelo atendimento e, como isso, é possível encaminhar e direcionar as demais perguntas

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. I, II e IV.
  • D. II, III e IV.

Segundo CUNHA (2003), a entrevista clínica é um conjunto de técnicas de investigação que busca descrever e avaliar os aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos do indivíduo. Considerando as afirmações abaixo, marque a alternativa CORRETA:

1. O procedimento de realizar levantamento detalhado da história de desenvolvimento do indivíduo, principalmente na infância, sinais e sintomas que o paciente apresenta ao longo da vida, chama-se triagem.

2. Anamnese é o ato de se avaliar a demanda do indivíduo e fazer o encaminhamento necessário. Geralmente é utilizada em serviços de saúde pública ou em clínicas sociais.

3. Realiza-se um diagnóstico, ao se examinar e analisar a condição apresentada pelo indivíduo, no sentido de compreendê-la, buscando avaliar, relacionar e inferir, tendo em vista a modificação daquela condição.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência de números CORRETA.

  • A. V, V, F.
  • B. V, F, V.
  • C. F, F, F.
  • D. F, F, V.
  • E. F, V, V.

Considerando as abordagens psicodinâmicas para a compreensão do sujeito nas suas relações sociais, julgue os itens a seguir. O eu mínimo é construído excepcionalmente pela frustração em função das idiossincrasias e do confronto com a realidade imposta pela cultura.

  • C. Certo
  • E. Errado

A referida citação sinaliza a concepção de Fromm a respeito das necessidades humanas. Dessa forma, é correto afirmar que

  • A. uma necessidade humana consiste em uma estrutura de orientação, a qual dá mobilidade ao indivíduo e impede ações despropositadas e inconsistentes.
  • B. a estrutura de orientação flexível e maleável em contraposição a uma estrutura sólida e rígida permite ao indivíduo mais confiabilidade em dar sentido aos eventos e fenômenos da vida.
  • C. uma necessidade humana consiste em uma necessidade de relacionamento, a qual pode ser satisfeita pela submissão, dominação ou amor; mas, apenas a transcendência é uma força criativa individualizante.
  • D. estrutura de orientação pautada na busca pela cessação da insatisfação e no pleno ajustamento, desprovidos de forças destrutivas e de filosofia irracional, é a única forma base para o crescimento da personalidade total.

A respeito das avaliações das necessidades especiais na aprendizagem, julgue os próximos itens. Os testes psicológicos constituem uma alternativa de avaliação diagnóstica, devendo ser utilizados com frequência em quaisquer atores do ambiente educativo que apresentem necessidade aparente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as abordagens psicodinâmicas para a compreensão do sujeito nas suas relações sociais, julgue os itens a seguir. A identificação projetiva é um processo que permite a construção dos laços sociais nos grupos de diferentes contextos institucionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um dos pilares iniciais da teoria de personalidade proposta por Freud é o conceito de repressão. Esse conceito conduz ao entendimento de que um indivíduo possui menos probabilidade de lembrar material proveniente ou associado à ansiedade. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta sobre esse conceito.

  • A. Trata-se de um sintoma originário do desenvolvimento psicossexual, quando ocorrem as frustrações sociais trazidas ou mediadas por outros indivíduos.
  • B. Trata-se de um impulso proibido, o qual é recanalizado para um curso mais seguro e em que novas formas de expressão, muitas vezes, disfarçadas e que são mais aceitáveis para o ego e o superego.
  • C. Consiste no principal mecanismo de defesa de um indivíduo, protege-o contra ansiedade, sobretudo quando compreendido em associação a outros mecanismos para reforçar a barreira do recalque.
  • D. Consiste no principal mecanismo de defesa de um indivíduo e por meio do qual o desejo é compensado por seu equivalente oposto, propiciando a interpretação de sentimentos ou atos que sejam mais aceitáveis.

Uma instituição estava com o quadro de colaboradores defasado e, visando recompô-lo, instituiu processo seletivo para dois cargos. O cargo I exige nível fundamental de formação educacional, pois suas tarefas são predominantemente braçais, de pouca complexidade, realizadas por períodos curtos e de forma individualizada. O cargo II exige nível avançado de formação em áreas específicas e alta especialização para o desempenho das atividades, as quais serão desenvolvidas em equipe de alto desempenho com foco em solução de problemas.

Para que o referido processo seletivo possibilite a seleção dos melhores candidatos, indica-se a realização de

  • A. provas de aptidão física para os candidatos ao cargo I e exames grafológicos para os candidatos ao cargo II.
  • B. testes psicológicos para os candidatos ao cargo I e prova de conhecimentos gerais para os candidatos ao cargo II.
  • C. provas de aptidão física para os candidatos ao cargo I e prova de títulos para os candidatos ao cargo II.
  • D. testes psicológicos para os candidatos ao cargo I e análise curricular para os candidatos ao cargo II.
  • E. dinâmica de grupo para os candidatos ao cargo I e prova de títulos para os candidatos ao cargo II.

Considerando o uso de recursos na avaliação psicológica das dificuldades de aprendizagem relacionadas aos processos avaliativos, à evasão e à repetência escolar, assinale a opção correta.

  • A. Na avaliação psicológica, a entrevista psicológica, livre ou aberta, pode oferecer aspectos de natureza qualitativa e subjetiva capazes de complementar dados quantitativos sobre a repetência e evasão escolar.
  • B. A aplicação de questionários, escalas e outros instrumentos avaliativos são prerrogativas exclusivas do psicólogo, ao passo que a análise dos resultados é objeto de estudo de toda a equipe multiprofissional.
  • C. Os testes psicométricos e as entrevistas psicológicas abertas são recursos de mensuração, precisão e padronização utilizados pelo psicólogo para explicar causas e efeitos da evasão e repetência.
  • D. Na identificação das causas da evasão e da repetência, os testes psicológicos, por apresentarem caráter normativo e diretrizes interpretativas padronizadas, são ferramentas que pouco auxiliam o psicólogo na obtenção de dados.
  • E. As inferências realizadas pelo psicólogo para identificar as causas da evasão escolar devem ser pautadas somente nos escores e resultados de testes psicométricos validados.

De acordo com Cunha (2006), o psicodiagnóstico é definido como um processo científico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos (input), em nível individual ou não, seja para entender problemas à luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos, seja para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando os resultados (output), na base dos quais são propostas soluções, se for o caso.

Diante da definição trazida pela autora, NÃO pode ser um dos objetivos desse tipo de diagnóstico:

  • A. classificação simples.
  • B. descrição.
  • C. perícia forense.
  • D. prognóstico.
  • E. levantamento prévio de hipóteses.
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