Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação a processo álgico, conceitos, avaliação e tratamento da dor, julgue os itens a seguir. Técnicas psicológicas como relaxamento muscular progressivo e distração reduzem a percepção álgica ao inibir o estímulo doloroso nas vias descendentes do sistema modulador de dor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre 1920 e 1923, Freud remodela a teoria do aparelho psíquico e introduz os conceitos de id, ego e superego para referir-se aos três sistemas da personalidade. Podemos afirmar, então, em relação ao aparelho psíquico, EXCETO:

  • A. Para compreender a constituição do superego é necessário introduzir a ideia de sentimento de culpa.
  • B. O ego é o sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências do id, as exigências da realidade e as “ordens” do superego.
  • C. O superego origina-se com o Complexo de Édipo, a partir da internalização das proibições, dos limites e da autoridade. A moral, os ideais são funções do superego. O conteúdo do superego refere-se às exigências sociais e culturais.
  • D. O id não constitui o reservatório da energia psíquica e é onde se “localizam” as pulsões: de vida e de morte. As características atribuídas ao sistema inconsciente na primeira teoria são atribuídas ao id, que é regido pelo princípio do prazer.

A metodologia de projetos

  • A. exige, em primeiro lugar, que os próprios estudantes construam significados a partir das suas dúvidas e, por fim, levantem seus próprios problemas de pesquisa.
  • B. visa ao fortalecimento da linearidade curricular.
  • C. representa um processo metodológico de aprendizagem que envolve níveis de integração, interconexão, inter-relacionamento e agregação de informações, conteúdos, conhecimentos e saberes, na busca de uma abordagem mais complexa da realidade.
  • D. foca a produção do conhecimento, para que os recursos utilizados sejam definidos pelo professor e a experiência tenha tempo predeterminado para ser realizada, desconsiderando-se o número de alunos envolvidos na execução.
  • E. busca dar um sentido simples aos problemas de aprendizagem na escola, pois parte da relação entre os fenômenos naturais e pessoais.

Julgue os próximos itens, referentes à psicoterapia breve. A compreensão das defesas permite empregar, de forma saudável, o sofrimento, e seus efeitos ajudam a melhorar as condições do tratamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A família é uma instituição social que tem passado por mudanças aceleradas em sua estrutura, organização e funções de seus membros, a partir da segunda metade do século XX. Ao modelo tradicional de família somam-se muitos outros e não há como afirmar se são piores, ou melhores; são diferentes. Diferentes principalmente da família monogâmica – que serve, de fato, como um ponto de partida histórico. Pesquisas realizadas pelo antropólogo americano L. H. Morgan (1818-1881) demonstraram que, desde a origem da humanidade, houve, sucessivamente, alguns tipos de classificação de família; assinale-os.

  • A. Consanguínea, patriarcal e, finalmente, monogâmica.
  • B. Consanguínea, punaluana, patriarcal e, finalmente, monogâmica.
  • C. Consanguínea, sindiásmica, patriarcal e, finalmente, monogâmica.
  • D. Consanguínea, punaluana, sindiásmica, patriarcal e, finalmente, monogâmica.

Para realizar um adequado processo de avaliação da aprendizagem dos estudantes, é imprescindível que o professor leve em consideração

  • A. os objetivos da avaliação e os indicadores observáveis, cuja presença ou ausência sinalizam o nível de aprendizagem dos estudantes.
  • B. a objetividade da avaliação, que depende da validação dos indicadores, a seleção dos conteúdos a serem avaliados e a confiabilidade do ensino e das aprendizagens promovidas, para emissão de juízos de valor.
  • C. o produto final da ação avaliativa e a simplificação da realidade para que a avaliação cumpra sua função diagnóstica.
  • D. as condições de ensino que impeçam de modo definitivo a melhoria dos resultados.
  • E. a avaliação, que constitui momento importante e pontual do processo de ensino e aprendizagem na medida em que permite estabelecer escalas de valores numéricos que facilitem a classificação dos estudantes.

Julgue os próximos itens, referentes à psicoterapia breve. O êxito da psicoterapia está relacionado às condições psíquicas do paciente para elaborar, perlaborar e deliberar, sem considerar a relação transferencial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Freud foi, provavelmente, o primeiro teórico da psicologia a enfatizar os aspectos desenvolvimentais da personalidade e, em particular, o papel decisivo dos primeiros anos do período de bebê e da infância, como formadores da estrutura de caráter básica da pessoa. Na verdade, Freud considerava que a personalidade já estava muito bem formada pelo final do quinto ano de vida e que o desenvolvimento subsequente era praticamente a elaboração dessa estrutura básica. Chegou a tal conclusão com base em suas experiências com pacientes que se submetiam à psicanálise. Para ele, a personalidade se desenvolve em respostas a algumas fontes de tensão; assinale-as.

  • A. Processo de crescimento psicológico; conflitos; e, ameaças.
  • B. Processo de crescimento fisiológico; frustrações; e, conflitos.
  • C. Processo de crescimento psicológico; frustações; e, ameaças.
  • D. Processo de crescimento fisiológico; frustrações; conflitos; e, ameaças.

Simone é uma professora que busca interferir o mínimo possível no processo de aprendizagem dos seus alunos, porque entende que seu papel é trazer à consciência deles o que já conhecem dos conceitos trabalhados em sala de aula, utilizando estratégias para ajudá-los a acessar as informações e organizar os conhecimentos, já que são capazes de aprender por si próprios.

Assinale a opção que apresenta a teoria da aprendizagem que melhor define a prática pedagógica da professora Simone.

  • A. sociointeracionismo
  • B. construtivismo
  • C. conectivismo
  • D. behaviorismo
  • E. inatismo

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV), as características essenciais da Anorexia Nervosa são:

  • A. O indivíduo recusa a manter um peso corporal na faixa normal mínima, um temor intenso de ganhar peso e uma perturbação significativa na percepção da forma ou tamanho do corpo.
  • B. Um temor intenso de ganhar peso, alucinose psicótica, uma negação em manter a forma ou tamanho do corpo.
  • C. A recusa do indivíduo em manter um peso corporal na faixa normal mínima, alucinose psicótica, uma negação significativa na percepção da forma ou tamanho do corpo.
  • D. Um temor intenso de ganhar peso, uma perturbação significativa na percepção da forma ou tamanho do corpo e comportamentos de expulsão do alimento.
  • E. O indivíduo recusa a manter um peso corporal na faixa normal mínima, uma relação com figura materna conflituosa, negação significativa na percepção da forma e do tamanho do corpo.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...