Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nos últimos anos tem aparecido um grande número de técnicas e abordagens de grupos, com diversos conceitos que as fundamentam. Em relação à técnica de Grupo Operativo surgiram diversas críticas, dentre elas uma afirma que
é uma técnica que só se aplica a organizações como escolas e associações de bairro.
dá pouca importância à execução de tarefas grupais.
falha, ao não colocar em sua escala de avaliação do processo grupal, nenhum item referente ao clima grupal.
tem visão restrita veiculada pelo conceito de verticalidade (história individual) e o conceito de horizontalidade (história grupal), propondo que esses conceitos sejam substituídos pelo conceito de transversalidade (múltiplas determinações sócio-ideológico-econômico-sexuais).
tem sua aplicabilidade limitada à realidade européia, mais especificamente, ao país onde foi desenvolvida (França).
Na depressão reativa (luto sem complicação - DSM III-R), destacam-se como sinais e sintomas predominantes:
euforia temporária imediatamente seguida de momentos depressivos.
culpa injustificada, agitação psicomotora (inquietação) e amorfismo afetivo.
isolamento, não-percepção do que gera o estado anímico e ambivalência afetiva (caracterizada sobretudo pela querelância e refratariedade).
entristecimento, perda localizada no tempo e espaço histórico do indivíduo, empobrecimento de afeto e sentimento de angústia ligada ao contexto de perda.
idéias auto-destrutivas, insônia, hipersonia, estreitamento das perspectivas existenciais até seu anulamento.
Julgue os itens que se seguem, a respeito de cuidados paliativos.
Em situações nas quais o tratamento curativo já não é possível, o psicólogo deve, como os outros profissionais de saúde, criar condições para que o doente tome decisões informadas, inclusive para momentos futuros quando não tiver mais condições de opinar.
Os pais de um garoto de 14 anos de idade foram ao serviço de psicologia de um hospital público pedindo ajuda para lidar com o filho, trazendo as seguintes queixas: rendimento escolar muito baixo desde o bimestre anterior, comportamento doméstico arredio e agressivo, isolamento dos irmãos e mudança nos hábitos alimentares; em seus pertences foi encontrado um papelote de maconha que ele informou ser de um amigo e por algumas vezes ele chegou em casa recendendo a álcool. A mãe fez várias tentativas de saber um pouco mais sobre o referido dono da maconha e sobre cheiro de álcool, mas ele rispidamente interrompia a conversa. O casal descreveu a relação entre eles como conflituosa há mais de três anos; o marido queixou-se de que a esposa era muito ciumenta e estava sempre infeliz; ela referiu que o marido é autoritário, mantém diferentes relações extraconjugais, habitualmente chega tarde em casa, sai sozinho aos finais de semana, ironiza e humilha a esposa, ignora a vida escolar dos filhos e, se a esposa faz queixas ou cobranças, ele argumenta que custeia as despesas, não deixando faltar nada em casa. Outros dados colhidos demonstraram que os familiares não reconhecem situações de coesão e de cumplicidade entre eles. Sempre houve disputa entre as crianças e discórdia entre os pais por um motivo ou por outro. Entretanto, quando a mãe contou ao marido o que estava acontecendo, eles conversaram muito e se uniram para ajudar filho. A indicação foi a terapia familiar.
Considerando a situação descrita acima, julgue os itens subseqüentes.
A terapia deve ser focalizada no menino de 14 anos, tendo a família como pano de fundo, de modo que, resolvendo a questão principal, toda dinâmica familiar seja beneficiada.
Um paciente de 18 anos de idade, do sexo masculino, apresenta um padrão invasivo de deficits sociais e interpessoais, com reduzida capacidade de relacionamentos íntimos, distorções cognitivas ou perceptivas, crenças bizarras, desconfiança ou ideação paranóide, afeto inadequado ou constrito e idéias de referências. Suspeitou-se de transtorno de personalidade paranóide.
Julgue os itens a seguir, com referência ao caso hipotético apresentado acima.
O diagnóstico apresentado está correto, pois o paciente apresenta ideação paranóide e idéias de referências, além de dificuldades de relacionamento.
A entrevista psicológica é um instrumento fundamental para o trabalho do psicólogo porque
tem a função dupla de ser uma técnica e, ao mesmo tempo, investigação.
é sempre uma anamnese.
substitui a função de qualquer outro instrumento de investigação
consiste em aplicar instruções mais do que investigar o entrevistado.
permite, mesmo ao psicólogo mais inexperiente, compreender o entrevistado de imediato e obter dados completos de sua vida.
A expressão "terceira força", selecionada como forma de transmitir uma divergência radical do que têm sido as for- ças maiores da Psicologia Moderna, surgiu com a(o):
Psicanálise e a Teoria Marxista.
Gestalt e a Fenomenologia.
Gestalt e a Teoria Cognitivo-Comportamental.
Existencialismo e Teorias Comportamentais.
Behaviorismo e a Teoria Psicanalítica.
Julgue os itens que se seguem, a respeito de cuidados paliativos.
Cuidados paliativos usam apenas técnicas para prolongar a vida com o mínimo de sofrimento.
Na prática clínica do psicólogo que trabalha em ambulatórios de saúde mental, há grande demanda de psicoterapia para uma variedade de transtornos mentais. Julgue os itens a seguir, relativos ao trabalho desenvolvido nesse tipo de serviço.
Depressão, distimia e transtorno bipolar são transtornos do humor, crônicos e sempre incapacitantes, que podem receber terapia medicamentosa e psicológica simultaneamente.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Considerando o texto acima, julgue os itens subseqüentes, à luz dos princípios da psicoterapia comportamental cognitiva em grupo.
A proposta descrita pode ser adaptada ao ambiente de trabalho considerando a instituição ou empresa como a comunidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...