Questões de Psicologia

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Cláudia, 36 anos, mãe solteira de Joana, 04 anos, vive há dois anos em união estável com Mário, 40 anos, divorciado, pai de Eduardo, 12 anos, que mora com o casal, e de Isabela, 08 anos, que reside com a mãe, mas sempre visita o pai. Cláudia está grávida do primeiro filho do casal. Sobre esse arranjo familiar, é correto afirmar que uma família mosaico

  • A. será formada quando Mário adotar unilateralmente Joana, que não foi reconhecida pelo genitor.
  • B. depende da chegada de um filho em comum, que liga consanguineamente os meio irmãos dos casamentos anteriores.
  • C. é formada pelo recasamento e pelo vínculo afetivo e de convivência de Cláudia e Mário com os respectivos enteados.
  • D. terá reconhecimento jurídico quando Cláudia e Mário converterem sua união estável em casamento.
  • E. decorre da guarda compartilhada de Isabela e de Eduardo por Mário e sua ex-esposa.

No final do ano de 2005, o Hospital Psiquiátrico do Carmo, no estado do Rio de Janeiro, fechou suas portas. Muitos pacientes, porém, haviam perdido suas referências familiares após longos anos de internação.

De acordo com os princípios da luta antimanicomial e com a legislação correspondente, os pacientes nessas condições deverão ser contemplados com

  • A. a transferência para instituição protegida asilar e o benefício de prestação continuada.
  • B. leitos permanentes em hospitais gerais e terapia ocupacional para geração de renda.
  • C. o tratamento em serviço ambulatorial de saúde mental e vagas em comunidades terapêuticas.
  • D. subsídios para a compra da medicação e o tratamento em regime de hospital-dia.
  • E. o auxílio-reabilitação psicossocial e serviços residenciais terapêuticos.

No que concerne ao aconselhamento psicológico, assinale a opção correta.

  • A. No aconselhamento psicológico, considera-se necessária a prescrição de metas e de condutas a fim de promover a autonomia na tomada de decisão.
  • B. No aconselhamento psicológico, considera-se necessária a prescrição de metas e de condutas a fim de promover a autonomia na tomada de decisão.
  • C. Trata-se de um processo em que o profissional utiliza competências específicas a fim de auxiliar o indivíduo a lidar com as vivências e as experiências da vida.
  • D. O aconselhamento psicológico não é indicado na prevenção de doenças.
  • E. O aconselhamento psicológico pode ser definido como modalidade psicoterapêutica que preconiza o encorajamento disciplinar na busca do autoconhecimento.

No capítulo intitulado “A saúde mental na rede pública: impasses e desafios enfrentados pelo CAPS no percurso pela desinstitucionalização”, Rosa (2003) escreve: “o fato é que a pretensão de detonar um processo de desinstitucionalização não se garante pela simples criação de um serviço aberto e mais humanitário do que aquele que se esconde por detrás dos muros do Hospital Psiquiátrico. A tarefa é mais complexa e trata‐se, de fato, de transformar concepções e relações (p. 316)”. Sobre o processo de desinstitucionalização, é INCORRETO afirmar que

  • A. deixa de se ter uma ruptura com os princípios que sustentaram durante décadas os tratamentos hospitalocêntricos.
  • B. o ponto central a ser atacado é o modelo sintomatológico, que toma como foco de tratamento a doença e não o sujeito.
  • C. busca a desconstrução da medicação como única forma de tratamento pela construção de outras relações que possam surgir e criar.
  • D. é um compromisso com a superação da condição de exclusão a que os indivíduos com sofrimento psíquico foram submetidos historicamente.

Assinale a alternativa que apresenta os três conceitos sobre o clima grupal definidos por Lewin e que será sustentado pelo tipo de liderança exercida no grupo.

  • A. Aderente, semiaberto e focal.
  • B. Autônomo, heterônomo e anônimo.
  • C. Conflituoso, prestativo e propositivo.
  • D. Democr¨¢tico, autorit¨¢rio e Laissez©faire.

Sobre grupos, de acordo com Bock; Furtado & Teixeira (2008, p. 227), associe adequadamente as colunas a seguir.

1. Argumentos reais ou imaginários, manifestos ou velados que seus membros utilizam para garantir a fidelidade dos demais aos objetivos do grupo.

2. Condição necessária para manutenção do grupo e que, de acordo com suas características, apresenta maior ou menor.

3. Modos de comunicação grupal, desempenho de papéis, relações de poder vividas no grupo.

4. Força de convencimento – carisma – exercida por um ou mais indivíduos sobre os outros e o tipo de atividade desenvolvida no grupo.

( ) Propriedades estruturais do grupo.

( ) Liderança e realização do grupo.

( ) Padrão do grupo.

( ) Coesão do grupo.

A sequência está correta em

  • A. 4, 3, 2, 1.
  • B. 2, 1, 3, 4.
  • C. 3, 4, 1, 2.
  • D. 1, 2, 4, 3.

Segundo Bock, “a nossa vida cotidiana é demarcada pela vida em grupo. Estamos o tempo todo nos relacionando com outras pessoas. Mesmo quando ficamos sozinhos, a referência de nossos devaneios são os outros: pensamos em nossos amigos, na próxima atividade que vamos realizar, pensamos no nosso namoro, em nossa família (2008, p. 220)”. Ainda, segundo a autora, sobre o que seja grupo, é INCORRETO afirmar que

  • A. realiza as regras e promove os valores da sociedade.
  • B. atravessa, de forma invisível, todo tipo de organização social.
  • C. é o sujeito da transformação, da rebeldia, da produção do novo.
  • D. é o elemento que completa a dinâmica da construção social da realidade.

Na obra “Desenvolvimento psicológico e educação – Psicologia da Educação Escolar”, Coll, Marchesi & Palacios (2004) escrevem: “boa parte da pesquisa atual sobre a dinâmica da sala de aula orienta‐se para a análise dos complexos fenômenos de interação entre alunos e de interação entre professores e alunos ao longo dos quais se exerce a influência educacional e se produz a aprendizagem. Nesse sentido, a sala de aula transforma‐se em um contexto

  • A. mais mental do que físico – compartilhado por professores e alunos e indissoluvelmente vinculado aos processos de construção do conhecimento que nela ocorrem.
  • B. de educação familiar – no qual professores se colocam primeiramente como pais dos alunos a serem educados primeiro com relação aos modos de se comportarem.
  • C. com embate constante – deixou‐se de ter a sala de aula como lugar de ensino e de aprendizagem considerando que a violência cotidiana impede relações de ensino e aprendizagem.
  • D. próprio de intencionalidades – levando todos os trabalhadores da educação ao planejamento e controle das atividades desenvolvidas no contexto escolar em busca de suas metas.

Sobre os estudos de Vygotsky, Oliveira (1993) escreve: “quando os processos de desenvolvimento do pensamento e da linguagem se unem, surgindo, então, o pensamento verbal e a linguagem racional, o ser humano passa a ter a possibilidade de um modo de funcionamento psicológico mais sofisticado, mediado pelo sistema

  • A. de alívio emocional.
  • B. simbólico da linguagem.
  • C. de movimentos expressivos.
  • D. de utilização de instrumentos.

Em sua obra “Seis Estudos de Psicologia” (2004), Piaget nos apresenta conceitos que dizem dos processos de manifestação e de construção da inteligência durante o desenvolvimento infantil. Dentre esses conceitos, associe‐os adequadamente às suas descrições.

1. Aparece bem antes da linguagem, bem antes do pensamento interior que supõe o emprego de signos verbais (da linguagem interiorizada). Refere‐se à manipulação de objetos e que só utiliza, em lugar de palavras e conceitos, percepções e movimentos, organizados em “esquemas de ação”.

2. É a tendência a conceber as coisas como vivas e dotadas de intenção. No início, será vivo todo objeto que exerça uma atividade, sendo essa essencialmente relacionada com a sua utilidade para o homem; a lâmpada que acende, o forno que esquenta, a lua que dá claridade.

3. O todo é explicado pela composição das partes, e esta supõe, então, operações reais de segmentação ou divisão e, inversamente, de reunião ou adição, assim como deslocamentos por concentração ou afastamento.

4. Torna‐se, então, capaz do raciocínio: AB; e BC, donde AC. Ora, vê‐se imediatamente, que esta construção supõe a operação inversa: cada termo é concebido, ao mesmo tempo, como o menor de todos os seguintes (relação) e como o maior dos que o precedem (relação), permitindo ao sujeito encontrar seu método de construção, assim como intercalar novos elementos, depois que a primeira série completa foi construída.

( ) Inteligência prática.

( ) Atomismo infantil.

( ) Animismo infantil.

( ) Reversibilidade.

A sequência está correta em

  • A. 1, 3, 2, 4.
  • B. 4, 2, 3, 1.
  • C. 2, 4, 1, 3.
  • D. 3, 1, 4, 2.
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