Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As psicoterapias consistem em um conjunto de métodos de tratamento aplicado por um profissional treinado, cujo objetivo é reduzir ou remover um problema, queixa ou transtorno definido por um paciente ou cliente que, deliberadamente, busca ajuda. A respeito dos elementos considerados comuns às inúmeras abordagens em psicoterapias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Envolve um contexto interpessoal denominado relação terapêutica, com comunicação verbal, que é um dos principais recursos, embora se diferencie, em cada abordagem, por sempre ser uma atividade colaborativa entre os envolvidos.

( ) Consiste em uma relação terapêutica de confiança, desprovida de carga emocional para evitar o envolvimento pessoal do terapeuta.

( ) O cliente/paciente desenvolve a crença no terapeuta de que o objetivo sobre sua queixa será alcançado.

( ) Requer sigilo, respeito ao paciente, normatização de conduta terapêutica, consideração das expectativas e das responsabilidades dos envolvidos.

( ) Viabiliza exteriorização de experiências emocionais, bem como a planificação de novas condutas baseadas em formulações lógicas, aprendizagem, testagem de hipóteses e da realidade, e na comunicação.

A sequência está correta em

  • A. F, F, V, V, V.
  • B. F, V, V, F, V.
  • C. V, F, F, F, V.
  • D. V, F, F, V, V.

Julgue os próximos itens, acerca de psicodinâmica do trabalho. Para a psicodinâmica do trabalho, transgredir o prescrito é um sinal de adoecimento do sujeito, devendo este ser remanejado das suas funções para evitar um transtorno psíquico mais grave.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre as perspectivas teóricas da personalidade, há a humanista, as cognitivas e as de aprendizagem. Além dessas, há, ainda, as abordagens da realidade percebida e de ênfase na personalidade. No entanto, essas abordagens são consideradas grandes perspectivas opositoras às perspectivas psicodinâmicas. De acordo com as teorias da personalidade citadas, relacione

A sequência está correta emadequadamente as colunas a seguir.

  • A. 2, 3, 4, 1.
  • B. 2, 4, 1, 3.
  • C. 3, 1, 4, 2.
  • D. 3, 4, 2, 1.

Com relação ao sofrimento humano, julgue os itens que se seguem. Recalque e sublimação são mecanismos de defesa essenciais para evitar o adoecimento mental.

  • C. Certo
  • E. Errado

O contexto de consolidação da psicologia, como disciplina acadêmica e científica nas últimas décadas do século XIX, coincide com o de surgimento da sociologia e da antropologia como disciplinas independentes. A partir desse momento, algumas perspectivas teóricas passam a definir a personalidade como um conjunto de postulados acerca de um indivíduo decorrente, não somente por fatores biológicos, mas, sobretudo, das interações e circunstâncias sociais. Diante do exposto, analise.

I. Definiu a personalidade como um padrão processual de interação de campos interpessoais expressos por um indivíduo em relação a outros indivíduos presenciais ou hipotéticos, originários de padrões cognoscitivos, dinâmicos e personificados em um determinado contexto ou ambiente social, sempre passíveis de mudança.

II. Fundamentou postulados teóricos acerca personalidade, concebendo que esse construto traduz a natureza essencialmente humana de indivíduos, já que possuem experiências de sentimentos exclusivamente humanos, sociais e coletivos, isto é, atitudes de interesse, de responsabilidade, integridade, vulnerabilidade, liberdade, valores, normas e transcendência.

III. Desenvolveu uma teoria com três grandes postulados centrais, os quais são os interesses sociais, estilo de vida e a singularidade da personalidade, baseada na suposição de que o ser humano é peculiarmente motivado por impulsos sociais. Esses postulados explicitam uma psicologia orientada para o ego e para a consciência, cuja finalidade é a busca de superioridade.

IV. Concebeu uma teoria da personalidade que retrata o curso de vida de um indivíduo com maturação biológica, psicológica e interesses sociais, ampliando a compreensão de ego, concebendo‐o historicamente, sob constante influência social.

V. Formulou uma teoria da personalidade que possui três postulados centrais: o determinismo psíquico, a motivação inconsciente e a função de motivos emocionais, com os quais apregoou a influência do contexto social e cultural sobre o indivíduo e a sua busca pela solução de conflitos oriundos das relações interpessoais, bem como a busca por autorrealização.

Assinale a sequência correta dos autores relacionados às afirmativas anteriores.

  • A. Fromm; Sullivan; Erickson; Adler; e, Horney.
  • B. Erickson; Sullivan; Fromm; Horney; e, Adler.
  • C. Sullivan; Erickson; Adler; Fromm; e, Horney.
  • D. Sullivan; Fromm; Adler; Erickson; e, Horney.

Com relação ao sofrimento humano, julgue os itens que se seguem. Sofrimento grave está mais presente nos casos de pacientes diagnosticados com transtornos paranoide quando comparados aos pacientes com transtornos bipolar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da dependência química, sob a ótica da abordagem cognitivo comportamental, julgue os próximos itens. O alcoolista deve ser treinado em habilidades específicas para a recusa de bebida em situações sociais. Caso ele perceba que essa recusa, para algumas pessoas, é indicador de problema com bebida, ele pode ingerir uma pequena dose para evitar o constrangimento e reduzir a ansiedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base no Manual de Elaboração de Documentos Decorrentes de Avaliação Psicológica, assinale a opção correta.

  • A. Independentemente da solicitação feita pelo requerente, o atestado psicológico deve conter todas as informações sobre uma situação ou estado psicológico, com vistas a apresentar todos os fatos que permitam ao requerente conhecer a real situação do cliente.
  • B. Na declaração, devem-se registrar sintomas, situações ou estados psicológicos do indivíduo.
  • C. No atestado psicológico, deve haver registro da informação do sintoma e da situação do indivíduo, mas não das condições psicológicas que justifiquem o atendimento, o afastamento ou a falta.
  • D. O relatório psicológico deve conter, no mínimo, a identificação, o código de classificação internacional de doenças, a finalidade do documento, a justificativa da aptidão ou inaptidão do cliente para exercer atividades específicas e a validade do documento.
  • E. O parecer é composto de identificação, exposição de motivos, análise e conclusão.

A personalidade é um construto da psicologia, cuja definição consiste na tentativa de ordenar e dar congruência ao conjunto de diferentes condutas e fenômenos peculiares apresentados por um indivíduo e o que o difere dos demais. As teorias da personalidade visam, portanto, reunir postulados conceituais e empíricos acerca dos comportamentos e fenômenos individuais, orientando e normatizando, com algumas regras, a compreensão do referido construto. Considerando o referido aspecto das teorias da personalidade, analise as afirmativas acerca das perspectivas teóricas psicodinâmicas, marque V para as verdadeiras e F paras as falsas.

( ) A motivação inconsciente é o conceito motriz dessa perspectiva, denotando a estruturação do aparelho psíquico, o qual, dividido em id, ego e superego, expressa‐se por mecanismos pulsionais que ora são satisfeitos, ora são reprimidos e dão origem às defesas do organismo, configurando, assim, a gênese da personalidade.

( ) A motivação sexual configura a gênese da personalidade para a teoria psicodinâmica. No entanto, é a simbiose o conceito motriz, tendo em vista que um indivíduo, ao receber os primeiros cuidados, não se diferencia do outro cuidador, percebe‐o como sua própria realidade agressiva e fantasiosa, da qual precisa realizar a constante distinção entre bom e mau.

( ) A sexualidade, enquanto energia psíquica, pode ser denominada como a gênese da personalidade, a qual pode, sob situações de frustração, configurar o núcleo neurótico e desencadear as psiconeuroreses, inclusive com bloqueios somáticos ou couraças, a forma física da neurose e da frustração da sexualidade.

( ) A psique é a estrutura anímica do ser humano, a gênese da personalidade. É motivada por aspectos conscientes e inconscientes, sendo os inconscientes um agregado de experiências essencialmente vitais, criativas e de orientação para o futuro e para o crescimento do self, entendidas, portanto, como um contínuo de forças congruentes e dinâmicas.

( ) A motivação inconsciente, estruturada pela tríade id, ego e superego, é constituída por libido e forças pulsionais, governadas pelos princípios do prazer e da realidade, os quais são mediados pelos mecanismos de defesas do ego, cuja função é a proteção da personalidade quanto às exigências contraditórias entre id e superego.

A sequência está correta em

  • A. F, V, F, V, F.
  • B. F, V, V, V, F.
  • C. V, F, F, V, V.
  • D. V, F, V, F, V.

Com relação ao sofrimento humano, julgue os itens que se seguem. A escuta do sofrimento permite a ressignificação do sofrer, além de deslocar o sujeito para uma posição subjetiva menos patológica.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...