Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No que se refere ao processo do luto, julgue os itens que se seguem. A vivência do luto em decorrência de morte traumática pode desencadear transtornos comórbidos com o transtorno do luto complexo persistente, como, por exemplo, o transtorno depressivo maior e o transtorno por uso de substâncias.
Julgue os itens que se seguem, referentes a estruturas clínicas. Os transtornos psicossomáticos decorrentes de traumas revividos ocasionam o estresse pós-traumático.
Psicologia - Avaliação de desempenho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Com relação às temáticas avaliação e gestão de desempenho, julgue os itens subsequentes. Traços de personalidade, motivação e autoeficácia e interesses e valores são fatores psicológicos desconsiderados na gestão do desempenho, uma vez que a subjetividade inerente a tais aspectos dificulta a realização de sessões de feedbacks entre os avaliadores e os avaliados.
O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) é um dos problemas de saúde mental mais associados à vitimização por violência. Ele atinge crianças, adolescentes e adultos após experiência pessoal, testemunho ou conhecimento de eventos que põem em risco a vida ou a integridade física, própria ou de outros. Apesar da alta prevalência do TEPT na população geral, nem todas as pessoas que experienciam um mesmo evento traumático desenvolvem o transtorno.
Estudos sobre os fatores de risco e de proteção para o desenvolvimento do TEPT revelam que:
No que se refere ao processo do luto, julgue os itens que se seguem. O luto configura-se como um estressor psicossocial grave que pode precipitar um episódio depressivo maior, contribuindo para maior risco de sofrimento, prejuízos na vida social, laboral, além de ideação suicida e sentimentos de desvalia.
Acerca da atuação clínica do psicólogo em contextos institucionais, julgue os itens a seguir. A avaliação realizada no processo psicodiagnóstico é influenciada, entre outros fatores, pela compatibilidade entre queixas, sintomas e indicadores de sofrimento dos pacientes, especialmente, em casos de transtornos psicossomáticos.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Julgue os próximos itens, com relação à psicodinâmica do trabalho e à prevenção da saúde do trabalhador. A atividade profissional escolhida livremente se torna fonte de satisfação humana, diferentemente daquela exercida sob pressão em virtude de necessidades da organização.
As primeiras referências à utilização do discurso psi na sociedade brasileira datam das primeiras décadas do século XX, pouco após a criação do Juízo de Menores, em 1923, e da promulgação do Código de menores de 1927. (...) É digno de nota que (...) estivesse representada a nata da sociedade brasileira (...), por seu intermédio a sociedade foi apresentada às teorias mais avançadas da época. (SANTOS, E. P. S. Desconstruindo a menoridade: a psicologia e a produção da categoria menor. In BRANDÃO, E. et GONÇALVES, H. S. Psicologia Jurídica no Brasil. Rio de Janeiro: NAU, 2011). Naquele contexto social, a psicanálise foi valorizada como um saber:
Ao desenvolver um Programa de Treinamento de Gestores com foco no tema liderança, um psicólogo organizacional optou por trabalhar, com os treinandos, o modelo de liderança transacional. Para gerar maior compreensão de como esse líder opera no ambiente de trabalho, apresentou- lhes as seguintes características marcantes desse estilo, no qual: compreendem o que seus seguidores desejam receber a partir de seu trabalho, e tentam proporcionar aos seguidores aquilo que eles desejam, se o desempenho dos seguidores for merecedor de recompensa; deixam claros os vínculos entre desempenho e recompensas; trocam recompensas e promessas de recompensas por níveis de desempenho especificados e
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2015
Uma paciente de cinquenta e três anos de idade, mãe de três filhos, procurou tratamento psicológico depois de sete meses do falecimento de seu marido, ocorrido por complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral. A paciente relatou perda de apetite e constantes episódios de choro. Ela afirmou que tem vontade de morrer para reencontrar o marido; que a vida não tinha mais sentido; que às vezes sentia raiva do marido, por ele não ter lutado para se manter vivo, e de Deus, sentindo-se, em seguida, culpada; e concluiu que, por não conseguir acreditar no falecimento do marido, parecia que estava vivendo um permanente sonho.
A respeito dessa situação hipotética e com base no Manual estatístico e diagnóstico dos transtornos mentais (DSM-V), julgue os itens a seguir.
A paciente dessa situação hipotética apresenta um quadro típico de transtorno bipolar tipo II, de acordo com os critérios para episódio depressivo maior, com sintomas ansiosos.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...