Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O trabalho do psicólogo nas diferentes instituições coloca-se frente a diferentes demandas que estão implícita e explicitamente relacionadas à organização social, política, cultural, econômica da sociedade e às relações de poder instituídas, de maneira a exigir do profissional uma escuta além das relações pessoais e intrafamiliares dos atendidos.

Acerca das relações institucionais e de poder, a partir do pensamento de Guirado, Guilhon e Lapassade, pode-se considerar correto que:

  • A. A instituição, para Guilhon, pode ser compreendida como a intermediação entre o Estado e a população que a ela procura, sendo transpassada pelas forças e interesses criados no âmbito dos projetos da sociedade.
  • B. Guilhon e Lapassade definem da mesma forma instituição, compreendendo-a como o conjunto do que está instituído e, enquanto jurisdição e política, pauta toda e qualquer relação.
  • C. O sujeito, na estrutura institucional, de acordo com Guirado, deve ser pensado a partir de suas características e capacidades individuais e pessoais, o que permite compreender os conflitos, os desvios, as inadequações que atuam no espaço institucional.
  • D. De acordo com Guilhon, a perpetuação do instituído se dá pela organização burocrática das relações, que designa lugares definidos de decisão e execução.
  • E. De acordo com Lapassade, nas relações de poder, a autonomia de grupos e sujeitos é substituída pela submissão e o cumprimento das normas se estabel ece como fim em si mesmo.

Uma paciente de cinquenta e três anos de idade, mãe de três filhos, procurou tratamento psicológico depois de sete meses do falecimento de seu marido, ocorrido por complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral. A paciente relatou perda de apetite e constantes episódios de choro. Ela afirmou que tem vontade de morrer para reencontrar o marido; que a vida não tinha mais sentido; que às vezes sentia raiva do marido, por ele não ter lutado para se manter vivo, e de Deus, sentindo-se, em seguida, culpada; e concluiu que, por não conseguir acreditar no falecimento do marido, parecia que estava vivendo um permanente sonho.

A respeito dessa situação hipotética e com base no Manual estatístico e diagnóstico dos transtornos mentais (DSM-V), julgue os itens a seguir.

Caracterizam um quadro de transtorno disruptivo da desregulação do humor os seguintes sintomas apresentados pela paciente: humor deprimido, perda de interesse ou de prazer em atividades, sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva e pensamentos recorrentes de morte.

  • C. Certo
  • E. Errado

As consequências da violência doméstica contra a criança podem assumir várias formas, tanto em quantidade quanto em intensidade, embora seja difícil determinar precisamente o impacto produzido sobre ela. A esse respeito, é INCORRETO afirmar que:

  • A. a violência praticada por um desconhecido tende a produzir menos dano para a criança do que aquela cujo autor é parente próximo;
  • B. o auxílio de profissionais especializados ou a intervenção de operadores do direito são fatores que contribuem para reduzir o dano oriundo da violência;
  • C. o apoio que a criança recebe por parte de outros familiares significativos tende a minimizar os efeitos do ato violento;
  • D. o afastamento da criança do lar doméstico elimina o prejuízo emocional decorrente da violência;
  • E. um elevado grau de autoestima da criança tende a neutralizar os efeitos adversos da violência.

A Terapia Cognitivo-Comportamental baseia-se na premissa de que tanto no funcionamento normal do ser humano quanto no funcionamento patológico existe a inter-relação entre cognição, emoção e comportamento. De acordo com esse modelo de terapia:

  • A. para alcançar mudanças duradouras, as crenças nucleares disfuncionais devem ser identificadas e então questionadas e modificadas;
  • B. as crenças subjacentes são conceitos enraizados e fundamentais que o sujeito constrói sobre si próprio e sobre o mundo;
  • C. pensamentos automáticos são cognições inconscientes verbais e visuais de difícil manejo terapêutico, demandando o uso de técnicas como hipnose e regressão;
  • D. o uso de técnicas inspiradas na psicanálise clássica, como a interpretação da transferência e das resistências, promove insights e modificação comportamental;
  • E. pensamentos disfuncionais devem ser modificados através de condicionamento para a aquisição e aprendizagem de novos comportamentos.

O processo psicoterapêutico viabilizado por um profissional qualificado geralmente é amplo e rompe com os limites do setting terapêutico. O que significa dizer que um indivíduo, em vivência de tal processo, torna‐se observador de si mesmo de forma permanente, tanto interna, quanto externamente, sobretudo no que se refere aos próprios sintomas, condutas, inibições, pensamento, sentimento e emoções diversas. Contudo, para propiciar ao paciente a referida capacidade de auto‐observação, dentre outras coisas, fora do ambiente psicoterápico, é necessária a realização do enquadre. A respeito do enquadre, é correto afirmar que

  • A. proporciona apoio aos indivíduos nas diversas passagens das etapas evolutivas, bem como na superação de imaturidade.
  • B. delimita um lugar, inclusive geograficamente, mas ele se caracteriza também pelo conjunto de regras fixas que definem a própria relação.
  • C. limita a reprodução de vínculos significativos para evidenciação da demanda, visto que tal reprodução compromete o estabelecimento da aliança terapêutica.
  • D. permite o conhecimento das diversas situações da relação terapêutica devido à simetria de papéis entre terapeuta e paciente, todas passíveis de manejo e aplicação técnicas.

O depoimento judicial de crianças e adolescentes, especialmente no caso de violência sexual, é assunto polêmico, rebatido em diversas oportunidades por vários especialistas, assim como pelo Conselho Federal de Psicologia. Entre os argumentos mais conhecidos contrários ao chamado depoimento sem dano ou depoimento especial de crianças, é correto afirmar que:

  • A. a vitimização secundária causa fundamentalmente menos prejuízo do que a primária, cabendo dar prioridade a essa última;
  • B. o depoimento judicial desrespeita a vontade da criança em manter o silêncio, confundindo o direito de expressão com a obrigação de depor;
  • C. o psicólogo exerce ações compatíveis com sua prática científica e ética profissional, sendo incoerente a presença de outros profissionais na realização das mesmas tarefas;
  • D. as questões da criança enquanto vítima são idênticas às da criança enquanto testemunha de crime, sendo redundante o depoimento em mais de uma ocasião;
  • E. a penalização do autor do delito não gera necessariamente efeito positivo à vítima e a seus familiares, devendo esses últimos fazerem terapia no intercurso do processo judicial.

A aliança terapêutica é um dos conceitos peculiares à técnica da psicoterapia breve, o qual se alia aos demais conceitos de experiência emocional corretiva, foco, atividade e planejamento, configurando um procedimento psicoterápico de abordagem objetiva e de fácil aplicação, inclusive em ambiente institucional, seja para o público infanto‐juvenil ou adulto. A respeito do estabelecimento da aliança terapêutica, assinale a alternativa correta.

  • A. Exige do terapeuta uma postura ativa sem desprover‐se do manejo do silêncio durante as sessões mediante o arcabouço de interpretações elaboradas de forma clara e diretiva, no sentido de promover a compreensão do sujeito.
  • B. Exige do profissional uma postura de interesse mediante desafios enfrentados pelo sujeito no decorrer do curso de vida, mas explícita quando a limita ao auxílio e ao controle das atuações quando estas forem lesivas ao setting e ao próprio indivíduo.
  • C. Fundamenta‐se na capacidade do profissional propiciar ao sujeito uma auto‐observação estável, visto que esse sujeito expressa‐se tanto de forma introspectiva quanto extrovertida, e recorre a diversas maneiras de atuação conforme o contexto.
  • D. Fundamenta‐se no método psicanalítico, o qual se sobressai na compreensão do processo de estruturação da personalidade e de crise no desenvolvimento neurótico, o que norteia o profissional em uma configuração analítica com intervenção baseada no analista, no sujeito e na representação parental.

Uma equipe de cinco pessoas é responsável por projetos de grande complexidade. Cada um é especialista em sua área de atuação e as decisões acerca do trabalho a ser realizado exigem interação e troca de ideias, e muitas vezes surgem conflitos entre os membros da equipe. Nas situações de conflito, observa-se que o gerente intervém buscando fazer com que cada um “ceda um pouco”, de forma a construir um compromisso para as ações futuras. A abordagem de administração de conflitos utilizada pelo gerente é:

  • A. colaboração;
  • B. não enfrentamento;
  • C. concessão;
  • D. acomodação;
  • E. competição.

Leia o fragmento de texto a seguir.

Ao citar a dependência de normas, além dos procedimentos institucionais, o texto faz alusão também à conduta ética por parte do profissional de psicologia. Tendo isso em vista, bem como a Resolução nº 01/1999 que enfatiza o psicólogo como profissional da saúde, a respeito da atuação profissional mediante discriminação e estigmatização de práticas homoeróticas, é correto afirmar que

  • A. os psicólogos colaborarão com eventos e serviços que proponham assistência, tratamento e cura das homossexualidades e transgêneros.
  • B. os psicólogos exercerão a profissão segundo os princípios éticos, sobretudo disciplinando a discriminação e a promoção e o bem‐estar das pessoas e da humanidade.
  • C. qualquer pronunciamento e participação públicos, nos meios de comunicação de massa, devem vivificar os preconceitos sociais existentes em relação aos homossexuais.
  • D. qualquer ação exercida não será favorecedora da patologização de condutas ou práticas homoeróticas, nem serão adotadas ações coercitivas com vistas a orientar homossexuais a tratamentos não solicitados.

Um estagiário foi contratado pela empresa em que trabalhava, assumindo o cargo de analista, mas desempenhando as mesmas atribuições de antes. A partir do momento em que assumiu o cargo, tornou-se mais sério e contido em sua expressão verbal, passou a usar roupas de cor sóbria e se afastou dos demais estagiários com quem costumava almoçar. Seu chefe perguntou a razão dessas mudanças, e o estagiário respondeu “- Não sou mais um estagiário, devo me comportar de acordo com o meu cargo e minha responsabilidade”. Isso sugere que houve, por parte do estagiário, uma mudança de:

  • A. comprometimento normativo;
  • B. expectativa de papel;
  • C. percepção de papel;
  • D. norma de desempenho;
  • E. norma de comportamento.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...