Questões de Psicologia

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A respeito dos agentes de mudança em psicoterapia, Cordiolli (2008) salienta diversos fatores, tais como técnicas empregadas, a relação terapeuta‐paciente, a experiência afetiva, o aumento das habilidades cognitivas, a regulação de condutas, bem como os fatores sociais, grupais e sistêmicos. Além disso, o autor menciona que os referidos fatores são utilizados em diferentes intervenções terapêuticas em maior ou menor grau, para estimular ou mais desses agentes. Considerando tais informações, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As tentativas de conceituar as mudanças em psicoterapia, quaisquer que sejam, deverão partir da pluralidade de zonas e níveis da ação terapêutica.

( ) A tranquilização afetiva é dispensável para levar a ansiedade a um nível útil, pois o desenvolvimento de funções egoicas é autônomo e independe de tranquilização.

( ) As mudanças no comportamento dos outros próximos decorrem do novo repertório de mensagens que o paciente é capaz de transmitir com base nas mudanças nele operadas.

( ) As mudanças produzidas pelas psicoterapias excluem heterogeneidade das zonas de mudança, visto que tais mudanças ocorrem de modo independente ou sucessivo sobre aspectos intrapessoais, interpessoais ou situacionais.

A sequência está correta em

  • A. F, F, V, V.
  • B. V, V, F, F.
  • C. F, V, F, V.
  • D. V, F, V, F.

Uma empresa atua em um ambiente de forte concorrência, adotando estratégia de negócio prospectiva e ofensiva. Nesse contexto, a estratégia de recursos humanos relativa ao treinamento e desenvolvimento de pessoas deve estar voltada para:

  • A. treinamento específico e comparação de habilidades;
  • B. treinamento genérico e comparação de habilidades;
  • C. treinamento individual e construção de habilidades;
  • D. treinamento específico e construção de habilidades;
  • E. treinamento genérico e construção de habilidades.

Leia o fragmento de texto.

Considerando o fragmento de texto, analise as afirmativas.

I. O aconselhamento psicológico consiste em uma experiência que visa a ajudar as pessoas a planejar, tomar decisões, lidar com a rotina de pressões e crescer, com a finalidade de adquirir uma autoconfiança positiva.

II. No processo de indicar caminhos, direções e procedimentos ou de criar condições para que a pessoa faça, ela própria, o julgamento das alternativas e formule suas opções, há convergência entre aconselhamento, orientação e psicoterapia, devido à relação de ajuda.

III. O processo de aconselhamento psicológico é interativo, caracteriza‐se por uma relação única entre conselheiro e cliente, a qual leva este último a mudanças em diferentes áreas de vida, tais como comportamento, construtos pessoais, capacidade para ser bem‐sucedido nas situações ou conhecimento e habilidade para a tomada de decisão.

IV. No aconselhamento psicológico, quando as demandas extrapolam os seguimentos educacional e de trabalho e abarcam o campo subjetivo e de conflitos do indivíduo, é possível ressaltar semelhanças e diferenças entre esses campos, embora não devesse ser tarefa fundamental delimitar os objetivos de cada uma dessas atuações, pois ambas se colocavam a serviço de pessoas em sofrimento que buscavam ajuda.

As corretas definições e características do aconselhamento psicológico são apenas

  • A. I e II.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, III e IV.

Um gerente identificou em sua equipe um funcionário com grande potencial para crescer na empresa. O funcionário tem boa formação técnica, capacidades conceituais e analíticas bem desenvolvidas, bom relacionamento interpessoal e atitude proativa. No entanto, o gerente considera que o funcionário precisa “conhecer melhor a interação entre as diversas áreas e os projetos mais complexos que a empresa desenvolve”. Para atender a esse objetivo, seriam adequados os seguintes métodos de desenvolvimento de pessoas:

  • A. tutoria e treinamento comportamental;
  • B. atribuição de comissões e posições de assessoria;
  • C. participação em seminários externos e rotação de cargos;
  • D. posições de assessoria e treinamento comportamental;
  • E. atribuição de comissões e participação em seminários externos.

Leia o fragmento de texto a seguir.

Tendo em vista o breve histórico da psicologia social no Brasil, assinale a alternativa que evidencia características do período marcado pela crise da psicologia social no Brasil.

  • A. As décadas de 1950 e 1960 no Brasil são marcadas pelas tendências pragmáticas das relações e produtividade grupal desenvolvida nos Estados Unidos e fenomenológica do contexto europeu.
  • B. Em 1972, Aroldo Rodrigues publica Psicologia Social, marcando o nascimento da Associação Latino‐Americana de Psicologia Social – Alapso, o que o elege principal representante da Psicologia Social Crítica.
  • C. Em 1971, com a criação da Pós‐Graduação em Psicologia Social em São Paulo, formam‐se os pesquisadores que disseminam linhas de estudo sobre a identidade social, aliando teoria e prática, além de reforçar a perspectiva estadunidense.
  • D. A década de 1970 é dissidente no curso da Psicologia Social Brasileira por romper com a importação de conhecimentos, principalmente dos Estados Unidos, trabalhando criticamente temas como dependência e interdependência, atração interpessoal, tendências à associação com outros, agressão, violência e altruísmo.

Na reunião de trabalho de uma equipe, os funcionários A e B entraram em conflito sobre a melhor forma de abordar determinado problema. Como não houve consenso, a reunião foi suspensa pelo gerente. Outra reunião foi marcada, mas, desta vez, A enviou uma mensagem a toda a equipe, informando que não iria participar da nova reunião e declarando abertamente sua hostilidade em relação a B. Os conflitos descritos são, respectivamente, de:

  • A. processo e relacionamento;
  • B. tarefa e relacionamento;
  • C. tarefa e processo;
  • D. ambos de relacionamento;
  • E. ambos de processo.

A teoria de personalidade proposta por George Kelly difere‐se das demais teorias de personalidade, sendo denominada, muitas vezes, por teoria cognitiva, teoria comportamental, teoria existencial e teoria fenomenológica. No entanto, devido a um de seus conceitos, o construto pessoal tem aparecido nos manuais referida por metateoria. Tendo isso em vista, e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Todas as pessoas possuem a habilidade de antecipar acontecimentos por meio da atribuição de significados e interpretação dos eventos de modo geral.

( ) As percepções de realidade são matizadas pelas formas de enxergar, explicar e interpretar acontecimentos conforme ocorrem em um determinado contexto.

( ) O corolário de dicotomia é importante na teoria de Kelly por evidenciar não somente semelhanças, mas também os contrastes entre os eventos, ou seja, só é possível a construção e atribuição de significado a um construto ou evento se os elementos desse construto ou evento forem contrastados com seus opostos.

( ) O postulado central da teoria proposta por Kelly é expresso por maio de onze corolários, sendo o de organização o corolário que evidencia as diferenças individuais, visto que tais diferenças são expressas na capacidade de o indivíduo interpretar um mesmo evento de formas diferentes, reorganizando‐o constantemente.

A sequência está correta em

  • A. F, V, F, F.
  • B. V, F, F, V.
  • C. V, V, V, F.
  • D. F, F, V, V.

O gerente de uma empresa recebeu os resultados das avaliações de desempenho de seus subordinados. A empresa em que trabalham é familiar e tradicional, preza-se a hierarquia e o tempo de casa, e esta foi a primeira vez em que houve uma avaliação de desempenho do tipo 360 graus. Os resultados das avaliações não foram bons e o gerente reuniu-se com os subordinados para falar sobre o assunto. Na reunião, o gerente manteve-se de pé e declarou que os resultados do grupo eram “uma vergonha, depois de tantos anos de dedicação à empresa” e que todos deveriam ler os relatórios de avaliação de cada colega do grupo, “como forma de encontrarmos onde falhamos e quem deveria ter trabalhado melhor”. Decorrido certo tempo depois da reunião, o clima no grupo era de desânimo e desmotivação e o absenteísmo aumentou. Os seguintes aspectos do processo de comunicação podem ter contribuído para o efeito observado:

  • A. canal de comunicação inadequado e aspectos emocionais;
  • B. feedback inadequado e sobrecarga de informações;
  • C. mensagem mal codificada e sobrecarga de informações;
  • D. mensagem mal codificada e aspectos emocionais;
  • E. feedback e canal de comunicação inadequados.

Leia o fragmento de texto a seguir.

A teoria de Carl Rogers propõe não somente os construtos citados no referido texto, mas também o construto de empatia, seja em ambiente de psicoterapia, seja nas atividades cotidianas das pessoas. Para Rogers, a empatia consiste em

  • A. uma característica típica de uma relação interpessoal na qual cada um permanece como é e enquanto sente‐se tenta captar o que o outro significa na própria complexidade.
  • B. um atributo por meio do qual dois indivíduos se relacionam concordando e discordando entre si, mas compreendendo e participando do mundo interior do outro.
  • C. um atributo por meio do qual um indivíduo torna‐se capaz de ser real e de se mostrar ao outro de forma genuína e autêntica, indagando‐se a si mesmo para conhecer os próprios sentimentos e os sentimentos do outro.
  • D. uma característica típica de uma relação interpessoal por meio da qual um indivíduo é tratado como igual e tem em evidência tanto os próprios pensamentos e sentimentos, quanto os pensamentos e sentimentos do outro.

Uma pesquisa sobre valores e expectativas de recompensa no trabalho realizada junto a uma equipe apresentou os seguintes resultados: a maioria dos membros da equipe valoriza as relações pessoais, o bom clima organizacional e a cooperação; a maioria está satisfeita com o salário; a maioria percebe que seus esforços são menos recompensados que os esforços dos colegas. De acordo com as teorias de motivação, a maioria dos membros do grupo apresenta:

  • A. necessidade de afiliação e percepção de equidade;
  • B. necessidade de realização e percepção de iniquidade;
  • C. necessidade de poder e percepção de iniquidade;
  • D. necessidade de realização e percepção de equidade;
  • E. necessidade de afiliação e percepção de iniquidade.
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