Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A abordagem da psicologia no âmbito da educação no Brasil se caracterizou como uma área de conhecimento e como um campo de prática social. Sobre essa afirmação é correto afirmar que:

    A) Como área de conhecimento preocupava-se apenas com os fundamentos científicos da educação e não com a prática pedagógica

    B) Como campo de atuação profissional, realiza intervenções no espaço escolar ou a ele relacionado, tendo como foco o fenômeno psicológico, fundamenta-se em saberes produzidos, não só, mas principalmente, pela sub-área da psicologia, a psicologia da educação.

    C) Como campo de prática social, a psicologia escolar torna-se campo profissional atuando junto à seleção de profissionais para o mercado de trabalho.

    D) Como área de conhecimento desenvolveu estudos no âmbito da fábricas e dos espaços educacionais das comunidades.

    E) Como campo de prática social, a psicologia desenvolve seu trabalho utilizando testes e técnicas para controle social.

A Psicologia Social na atualidade é considerada por Spink & Spink (2013) como um campo em que “há intensas disputas, pouca tolerância sobre pontos de vistas diferentes e nenhuma concordância sobre quais seriam os pressupostos teóricos básicos.” (p.679). No Brasil as principais publicações de livros textos, identificados na pesquisa dos autores citados acima, refletem essa diversificação e passam por aspectos que consideram que o papel da psicologia social é entender o indivíduo no seu contexto social incluindo tópicos como: linguagem, comunicação, atitudes e comportamento, por exemplo. A partir da década de 80 novas perspectivas começaram a ser introduzidas na Psicologia Social, sobre isso é correto afirmar que:

    A) Sem abandonar as conquistas anteriores, querse então devolver a Psicologia Social seu caráter realmente social além de sua dimensão históricocrítica e política na constituição das pessoas e das sociedades humanas.

    B) Sob a influência de outras ciências do comportamento como a antropologia e a fisiologia, conceitos e descobertas puderam ajudar a completar a história sobre o indivíduo na sociedade.

    C) Na América Latina, trabalhos desenvolvidos por Martin-Baró buscou mostrar como os diferentes conceitos não poderiam ser realinhados a serviço da solidariedade entre pessoas e da dignidade coletiva.

    D) A Psicologia Crítica é uma escola da Psicologia Social que busca fortalecer as alianças instituídas na modernidade, consolidando assim o potencial transformador da ciência.

    E) A Psicologia Comunitária e Política preocupa-se com os estudos de fatores psicossociais voltados à compreensão da sociabilidade e governança nos espaços públicos, com ênfase no fortalecimento da cidadania.

A apresentação do Código de Ética profissional da psicóloga e do psicólogo traz o seguinte texto : “Um Código de Ética profissional, ao estabelecer padrões esperados quanto às práticas referendadas pela respectiva categoria profissional e pela sociedade, procura fomentar a auto-reflexão exigida de cada indivíduo acerca da sua práxis, de modo a responsabilizá-lo, pessoal e coletivamente, por ações e suas conseqüências no exercício profissional. A missão primordial de um código de ética profissional não é de normatizar a natureza técnica do trabalho, e, sim, a de assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria.” O psicólogo deverá atuar com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática. As transgressões dos preceitos deste Código constituem infração disciplinar com a aplicação das seguintes penalidades, na forma dos dispositivos legais ou regimentais, e são elas:

    A) Multa; Censura pública; Advertência; Cassação do exercício profissional.

    B) Advertência; Multa; Censura pública; Suspensão do exercício profissional, por até 30 (trinta) dias; Cassação do exercício profissional

    C) Advertência; Multa; Censura pública, Suspensão do exercício profissional, por até 30 (trinta) dias.

    D) Advertência; Censura pública, interrupção do trabalho do psicólogo, Cassação do exercício profissional.

    E) Multa, Suspensão do exercício profissional, por até 30 (trinta) dias; Cassação do exercício profissional.

Exemplo clínico: Márcia e seu marido, Fernando, estavam entre os dez primeiros pacientes da COVID19 na cidade. Fernando começou a ter febre, tosse e dificuldade para respirar. Faleceu após cinco dias de internação em uma unidade de terapia intensiva (UTI) como caso possível de COVID-19, diagnóstico confirmado posteriormente. Márcia não pode vê-lo nem falar com ele durante a internação, pois ela também estava em isolamento, mas com sintomas leves. Sua última lembrança do marido vivo é Fernando acenando com a mão enquanto a enfermeira o conduzia pelo corredor do hospital. O enterro durou 20 minutos, com caixão lacrado e sem velório e apenas um dos irmãos de Fernando esteve presente, pois Márcia ainda estava em isolamento. Após o enterro, Márcia sentiu um grande vazio. Durante algum tempo, alternava períodos em que chorava muito, não conseguia dormir e ficava lembrando de momentos passados com Fernando. Quando tinha energia, via fotos, andava e acariciava os dois cachorros que ela e o marido haviam adotado. Os sentimentos variavam entre as boas lembranças e culpa pela possibilidade de ter sido responsável pela contaminação dele pelo vírus. Por isso sentia vergonha dos sogros por pensar que eles a culpavam pelo acontecido ou por ele ter morrido e não ela. Apenas depois de algumas semanas, retomou o contato com alguns amigos e familiares pelas redes sociais. Voltou gradualmente a fazer os serviços de casa e conseguiu voltar a trabalhar e superar as dificuldades financeiras causadas pelas várias semanas que ficou praticamente sem renda. Conseguiu arrumar armários e doar os pertences de Fernando a uma instituição, mantendo alguns para si e para doar para amigos e familiares algumas peças especiais. Relatou à mãe que se sentia uma pessoa privilegiada por ter sido casada com alguém tão especial. Sabe que não será fácil, mas devagar quer seguir em frente com a sua vida.

(Elaborado por Maria Cristina de Oliveira Santos e Miyazaki Maycoln Teodoro na publicação LUTO, da Sociedade Brasileira de Psicologia) 
A pandemia de COVID-19 acarretou inúmeras perdas no mundo todo. Além das mortes, há uma sensação de insegurança, mudanças nas relações sociais e ansiedade em relação ao futuro, não só em termos de saúde, mas também em relação à estabilidade econômica. Sobre a atuação da psicologia no contexto hospitalar, analise as alternativas como verdadeiras ou falsas e assinale a alternativa correta
a) A escuta clínica da(o) psicóloga(o) hospitalar é ampliada a três diferentes grupos de atenção: pessoa assistida, família e instituição. Esta tríade configura um diferencial importante do trabalho da Psicologia dentro das instituições de saúde.
b) A Psicologia, por sua vez, enfatiza a ética do respeito à singularidade e, utilizando o conhecimento técnico/científico, busca trabalhar o luto e as demandas de sofrimento, com atenção as desadaptações e sintomas, pela natureza da situação.
c) A(o) psicóloga(o) no âmbito hospitalar estará implicado não só com o sofrimento, mas com a evolução do quadro clínico até a fase final, com o luto e o óbito.

    A) Apenas a I está incorreta.

    B) Apenas a II está incorreta.

    C) Apenas a III está correta

    D) Todas estão corretas

    E) Todas estão incorretas

Exemplo clínico: Márcia e seu marido, Fernando, estavam entre os dez primeiros pacientes da COVID19 na cidade. Fernando começou a ter febre, tosse e dificuldade para respirar. Faleceu após cinco dias de internação em uma unidade de terapia intensiva (UTI) como caso possível de COVID-19, diagnóstico confirmado posteriormente. Márcia não pode vê-lo nem falar com ele durante a internação, pois ela também estava em isolamento, mas com sintomas leves. Sua última lembrança do marido vivo é Fernando acenando com a mão enquanto a enfermeira o conduzia pelo corredor do hospital. O enterro durou 20 minutos, com caixão lacrado e sem velório e apenas um dos irmãos de Fernando esteve presente, pois Márcia ainda estava em isolamento. Após o enterro, Márcia sentiu um grande vazio. Durante algum tempo, alternava períodos em que chorava muito, não conseguia dormir e ficava lembrando de momentos passados com Fernando. Quando tinha energia, via fotos, andava e acariciava os dois cachorros que ela e o marido haviam adotado. Os sentimentos variavam entre as boas lembranças e culpa pela possibilidade de ter sido responsável pela contaminação dele pelo vírus. Por isso sentia vergonha dos sogros por pensar que eles a culpavam pelo acontecido ou por ele ter morrido e não ela. Apenas depois de algumas semanas, retomou o contato com alguns amigos e familiares pelas redes sociais. Voltou gradualmente a fazer os serviços de casa e conseguiu voltar a trabalhar e superar as dificuldades financeiras causadas pelas várias semanas que ficou praticamente sem renda. Conseguiu arrumar armários e doar os pertences de Fernando a uma instituição, mantendo alguns para si e para doar para amigos e familiares algumas peças especiais. Relatou à mãe que se sentia uma pessoa privilegiada por ter sido casada com alguém tão especial. Sabe que não será fácil, mas devagar quer seguir em frente com a sua vida.

(Elaborado por Maria Cristina de Oliveira Santos e Miyazaki Maycoln Teodoro na publicação LUTO, da Sociedade Brasileira de Psicologia) 
Algumas orientações foram sistematizadas pela FIOCRUZ, com o objetivo de orientar as(os) psicólogas(os) hospitalares, visto que espera-se um número crescente de internações hospitalares de casos de média e alta complexidade devido a pandemia da COVID – 19. Algumas recomendações destinam-se ao trabalho da psicologia em hospitais que possuem como público exclusivo pessoas com COVID – 19 e outras tratam da reestruturação necessária do serviço de psicologia em hospitais que atendem outras patologias além de COVID-19. Dentre essas recomendações, para o público exclusivo das pessoas com COVID-19, assinale a alternativa incorreta:

    A) Definir e compartilhar com equipes: fluxo dos atendimentos do serviço, objetivo das intervenções, locais de atendimento e acompanhamento dos casos.

    B) Os hospitais devem propiciar educação permanente e continuada sob protocolos de biossegurança

    C) O perfil da(o) psicóloga(o) deve ser avaliado, sobretudo no que se refere a suportar situações de grande estresse.

    D) Recomenda-se formação breve e específica em Ações de Saúde Mental e Atenção Psicossocial (SMAPS) na COVID-19, para que a(o) psicóloga(o) esteja apto a oferecer capacitação em Primeiros Cuidados Psicológicos (PCP).

    E) Ativar ou construir o Plano de Contingência para Saúde Mental e Atenção Psicossocial (SMAPS) adaptado à resposta da COVID-19. Sugere-se graduação dos níveis da resposta, conforme preenchimento da capacidade instalada.

Em janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto da doença do novo coronavírus como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. A OMS afirmou que havia um alto risco de que a doença do coronavírus 2019 (COVID-19) se espalhasse por outros países no mundo todo. Em março de 2020, a OMS avaliou que a COVID-19 podia ser caracterizada como pandemia. A OMS e autoridades de saúde pública no mundo todo estão agindo para conter o surto da COVID-19. Entretanto, essa crise está gerando estresse na população.

Em março de 2019, o Conselho Federal de Psicologia lançou um comunicado sobre os atendimentos on-line mediante as recomendações do Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde (OMS), Secretarias de Saúde e autoridades civis sobre eventuais possibilidades de quarentena, resguardo e isolamento a fim de evitar o alastramento da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, informando à categoria que as(os) profissionais que optarem pela prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologia da informação e da comunicação, como o atendimento on-line, devem realizar o cadastro pelo site “Cadastro e-Psi”.

A medida se deu para tentar atenuar os impactos do vírus na sociedade, assim como para facilitar o atendimento e o trabalho das(os) psicólogas(os), tão necessário para a saúde mental da população, especialmente em um momento de pandemia, no qual há implicações emocionais de uma possível quarentena e de aspectos psicológicos do isolamento.

É dever da psicóloga e do psicólogo prestarem serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação profissional, bem como nas demais disposições do Código de Ética Profissional e legislações correlatas.

(Texto adaptado de Coronavírus: Comunicado sobre atendimento on-line https://site.cfp.org.br/coronavirus-comunicado-sobreatendimento-on-line/)
Sobre a entrevista psicológica, no contexto do trânsito, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A(o) psicóloga(o) deve planejar e sistematizar a entrevista a partir de indicadores objetivos de avaliação correspondentes ao que pretende examinar.
II. Durante a entrevista, a(o) psicóloga(o) deve registrar as observações do comportamento, e provocar questionamentos sobre sua infância, de forma a colher material que possa enriquecer a posterior análise dos resultados.
III. A entrevista psicológica é uma conversação dirigida sem um propósito definido, sua função básica é prover a(o) psicóloga(o) de subsídios técnicos acerca da conduta, comportamentos, conceitos, valores e opiniões da(o) candidata(o).
IV. Na perícia psicológica realizada no contexto do trânsito, a entrevista tem caráter individual e não é obrigatória.

    A) II e IV estão corretas.

    B) I e III estão corretas

    C) I está correta

    D) I e IV estão corretas.

    E) I está correta.

Dumas (2011) em seu livro, traz a citação de um romancista americano Herman Melville: “Quem pode traçar, em um arco-íris, uma linha que marca o fim do tom violeta e o começo do tom laranja? A diferença de cor é muito clara, mas quem pode dizer qual o lugar exato em que um se torna o outro? O mesmo ocorre com a razão e com a loucura. Os casos graves são evidentes. Mas, em certos casos aparentemente menos graves, raros são aqueles que estão preparados para estender uma linha demarcatória, a não ser alguns especialistas mediante pagamento... Em outras palavras, em certas situações, é quase impossível determinar se um ser humanos é são de espírito ou se começa a não ser mais”. Diante da citação, o autor aponta a necessidade de que se considere a construção social nos transtornos psicológicos, e para isso propõe duas abordagens complementares da saúde mental: uma categorial e outra analítica. Frente a isso, analise as afirmações abaixo e assinale a incorreta

    A) Os sistemas de classificação são de natureza categorial, pois eles permitem determinar a presença ou a ausência de transtornos específicos definidos a partir de critérios diagnósticos claramente formulados.

    B) A abordagem categorial é muito útil para organizar os dados obtidos de diferentes fontes com ajuda de métodos diferentes, e para facilitar a comunicação entre pesquisadores e clínicos

    C) Pesquisadores e clínicos especialistas em problemas de saúde mental em uma abordagem dimensional preocupam-se menos em determinar se uma crianças tem um distúrbio particular do que em descrever suas competências e suas dificuldades.

    D) A maior parte dos pesquisadores e clínicos adotam uma ou outra abordagem, a fim de fazer uma análise aprofundada das dificuldades observadas.

    E) Todo clínico prudente tem profunda consciência do fato de que a distinção entre o normativo e o patológico geralmente é difícil ou mesmo impossível de ser estabelecida

Em busca de cientificidade a Psicanálise de Freud e o Behaviorismo de Skinner se enquadraram no mecanicismo da ciência positivista, pois precisaram adaptar o objeto de estudo da psicologia, o psiquismo humano, aos princípios da mecânica clássica de Newton (Frota, 2012). Sobre isso, assinale a alternativa falsa:

    A) Freud afirma no seu Projeto de uma psicologia científica, que sua intenção era representar os processos psíquicos como estados, quantitativamente determinados.

    B) Assume-se a perspectiva holística e organísmica do ser humano e adota-se uma visão uma visão fenomenológica e existencial para a compreensão do homem.

    C) É lícito afirmar que Freud parece respeitar e seguir os princípios apregoados pela ciência moderna, os quais, certamente, lhe garantiriam respeitabilidade e divulgação.

    D) Para Skinner, seu objeto de estudo era o comportamento, aquele que poderia ser observado e quantificado. A mente existia somente enquanto expressa pelo comportamento.

    E) Para os behavioristas, a objetividade é imprescindível e deve ser garantida pelo controle das condições que regem as relações sujeito-objeto.

Assinale a alternativa correta sobre o que falam as teorias cognitivistas acerca do desenvolvimento e de aprendizagem:

    A) Aprendizagem é possível considerando-se as relações entre as pessoas e sua interação com os contextos em que vivem produzem significados, desde que as mediações aconteçam pelos adultos

    B) Os seres humanos são capazes de se desenvolverem a partir do conhecimento que adquirem (sobre si e sobre o mundo) e a aprendizagem é o processo de organização das informações e de integração do material à estrutura cognitiva

    C) Em variados contextos os seres humanos são capazes de utilizar os conhecimentos adquiridos mas sua capacidade de aprendizagem diminui com o distanciamento do âmbito escolar

    D) O escola é a principal espaço para desenvolvimento das aprendizagens humanas.

    E) A aprendizagem, realizada de forma mecânica, não conscientizada, aconteceria por meio de ensaio e erro até chegar ao resultado positivo, tornando o treinamento de habilidades uma das principais funções da educação escolar

Vigotskii além de valorizar a aprendizagem como a promotora do desenvolvimento humano, delega à educação e ao ensino um importante papel nesse processo. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas, e assinale a alternativa correta.
(____) A preocupação de Vigotski, ao realizar suas investigações sobre as diferentes abordagens que tratam da relação entre aprendizagem e desenvolvimento, era compreender o nível de desenvolvimento intelectual da criança
(____) O desenvolvimento e a aprendizagem são diferentes, porém articulados entre si, numa relação dialética. Entre outras palavras: a aprendizagem influencia o desenvolvimento, assim como o desenvolvimento influencia a aprendizagem.
(____) Há uma relação entre o tempo, o desenvolvimento e a aprendizagem, isto é, para aprender, primeiramente, é necessário desenvolverse, o que ocorre por meio da maturação do sistema nervoso.

    A) V, V, V

    B) F, V, V

    C) V, F, F

    D) V, V, F

    E) F, V, F

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...