Questões de Psicologia

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O SUAS, implantado em 2005, é um sistema constituído nacionalmente com direção única, caracterizado pela gestão compartilhada e cofinanciamento das ações pelos três entes federados e pelo controle social exercido pelos Conselhos de Assistência Social dos municípios, Estados e União. No SUAS, as ações da assistência social são organizadas tendo como referência o território onde as pessoas moram, considerando suas demandas e necessidades. Os programas, projetos, serviços e benefícios devem ser desenvolvidos nas regiões mais vulneráveis, tendo a família como foco de atenção. As ações da assistência social no Suas são organizadas em dois tipos de proteção: básica e especial, e desenvolvidas e/ ou coordenadas pelas unidades públicas: Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) e de forma complementar, pela Rede Socioassistencial Privada do SUAS, assim é INCORRETO afirmar que:

    A) Com apoio em uma metodologia de trabalho interdisciplinar e intersetorial4 , a atuação da psicóloga e do psicólogo no SUAS compreende a construção de abordagens ética, técnico-científica, reflexiva, preventiva e participativa, com a centralidade na garantia de direitos, visando ao desenvolvimento de potencialidades e da autonomia dos sujeitos, do fortalecimento de vínculos sociais e da função de proteção da família.

    B) As psicólogas e psicólogos que atuam no SUAS devem ficar atentos à reprodução social do gênero feminino como o único responsável pela função de proteção e cuidados da família. É necessário compreender que essa função social deve ser exercida pelos adultos, independente do gênero e, nesse caso, para romper com reprodução acrítica do padrão social, devendo sempre haver empenho para envolver os homens e outras pessoas responsáveis nos atendimentos e demais atividades previstas no acompanhamento socio familiar.

    C) Os documentos produzidos pela psicóloga e pelo psicólogo no âmbito de suas atuações nos serviços socioassistenciais, nas equipes de referência, podem ser assinados conjuntamente com outras profissões, quando se tratarem de Relatórios Técnicos de Acompanhamento Socio familiar (Relatório para uso interno do SUAS e Relatório de uso externo do SUAS) e Relatório Técnico de Acompanhamento do Adolescente em Cumprimento de Medida Socioeducativa em Meio Aberto. Importante destacar que há impedimento apenas nos casos de Parecer Psicológico, haja vista que se trata de um documento fundamentado e resumido sobre uma questão focal do campo psicológico cujo resultado pode ser indicativo ou conclusivo (Resolução CFP nº 007/2003, p.9). Os psicólogos do SUAS deverão realizar avaliações especializadas no campo da Psicologia que visem a realização de psicodiagnóstico.

    D) A psicóloga e o psicólogo no âmbito do SUAS devem atentar para a garantia dos direitos das pessoas em sofrimento psíquico, conforme previstos na lei 10.216/2001, seja na proteção ou acesso a esses direitos, seja no combate às práticas de institucionalização dessa população.

Naquilo que se refere à psicologia da aprendizagem, é CORRETO afirmar que:

    A) Para Piaget o estudo do pensamento e da linguagem é uma das áreas da psicologia em que é particularmente importante ter-se uma clara compreensão das relações interfuncionais. Enquanto não compreendermos a inter-relação de pensamento e palavra, não poderemos responder, e nem mesmo colocar corretamente, qualquer uma das questões mais específicas desta área. Por estranho que pareça, a psicologia nunca investigou essa relação de maneira sistemática e detalhada. As relações interfuncionais em geral não receberam, até agora, a atenção que merecem. Os métodos de análise atomísticos e funcionais, predominantes na última década, trataram os processos psíquicos isoladamente.

    B) Para Vygotsky, existem três momentos importantes da aprendizagem da criança: a zona de desenvolvimento potencial, que é tudo que a criança ainda não domina, mas que se espera que ela seja capaz de realizar; a zona de desenvolvimento real, que é tudo que a criança já é capaz de realizar sozinha; a zona de desenvolvimento proximal, que é tudo que a criança somente realiza com o apoio de outras pessoas ou de companheiros mais capazes.

    C) A Psicologia Genética de Vygotsky nos permite compreender o processo de aprendizagem como construção do pensamento e deduzir hipóteses sobre as leis próprias do desenvolvimento intelectual; não existe conhecimento pré-formado nem acumulado por experiências (oposição ao empirismo); pois sim, o que há é uma interação entre o sujeito e o objeto que se coloca na questão do conhecimento.

    D) A abordagem teórica construtivista de Wallon contribuiu para um novo modelo de educação que possibilitou a ampliação dos conhecimentos lógicos dos alunos para torná-los capazes de resolver os problemas mais complexos; a tarefa pedagógica do professor seria propor atividades desafiadoras que provocassem o desequilíbrio e reequilíbrio das estruturas cognitivas das crianças na aprendizagem.

A psicologia possui diferentes escolas, diferentes campos de atuação e tendências teóricas, naquilo que se refere à primeira escola que surgiu da PSICOLOGIA ,é CORRETO afirmar que foi:

    A) Estruturalismo

    B) Funcionalismo

    C) Gestalt

    D) Psicanálise

No ano de 2009 o Conselho Federal de Psicologia desenvolveu a Cartilha das Práticas Profissionais do Psicólogo no Campo das DST/ AIDS e assim sobre o modo de atuação no dia a dia é possível observar grande diversidade sobre o trabalho do psicólogo. Analise as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:


I - Desenvolvem ações construídas a partir do diálogo com a Psicologia Social e com a Saúde Pública.

II- Realizam atividades de ensino e pesquisa.

III - Realizam Atendimento Domiciliar Terapêutico.

IV - Fazem parceria com o Programa de Saúde da Família.

V - Desenvolvem atividades de prevenção com jovens nas escolas, com motoristas de caminhão e profissionais do sexo, por exemplo, nos locais em que estão trabalhando.

VI- Fazem oficinas de sexualidade.

    A) Apenas as afirmativas I, II, III, IV e VI estão corretas.

    B) Apenas as afirmativas II, III, IV e VI estão corretas.

    C) Todas as afirmativas são falsas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Naquilo que se refere às políticas sobre drogas, em 2019 foi lançado pelo Conselho Federal de Psicologia a Cartilha de Referências Técnicas para atuação do Psicólogo em Políticas Públicas de Álcool e outras Drogas. Com relação à atenção psicossocial, redução de danos e protagonismo dos usuários é CORRETO afirmar que:

    A) A estratégia da redução de danos, afirma a autonomia, o diálogo e os direitos das pessoas que fazem uso de substâncias psicoativas, sem recorrer a julgamentos morais ou práticas criminalizadoras e punitivas. No contato dos agentes redutores de danos com os usuários de drogas é construído um espaço de corresponsabilização e vínculo.

    B) É aceitável que a abstinência seja, ao mesmo tempo, a pré-condição e a meta a ser atingida pelos usuários de drogas para que seus direitos sejam garantidos. A interrupção do uso de substâncias psicoativas é, em muitas situações, um passo não só necessário como desejável para diminuir os agravos à saúde.

    C) A interrupção do uso é uma decisão clínica e precisa ser feita de modo referenciado, pois é uma prescrição geral que serve para todos os casos. Assim, as estratégias de redução de danos excluem a abstinência como uma direção clínica que precisa ser negociada com a pessoa que faz uso de determinada substância lícita (álcool, tabaco) ou ilícita (maconha, cocaína, crack, ecstasy etc.).

    D) Cabe aos profissionais da Psicologia, envolvidos na equipe profissional, uma forma de julgamento ou censura moral aos comportamentos dos indivíduos, seja com relação ao uso de substâncias psicoativas ilícitas ou a condutas antagônicas à moral e costumes tidos como aceitáveis. O papel dos profissionais é exatamente o de acessar um segmento que muitas vezes está à margem da rede de saúde e social por temer o estigma e a rejeição. A aceitação de cada um destes usuários como sujeitos e o respeito ao lugar que ocupam socialmente confere às abordagens de redução de danos a possibilidade de construção de um vínculo de confiança, base sobre a qual se desenvolverá o trabalho.

As várias teorias e técnicas psicoterápicas são norteadas por diferentes referenciais, que podemos chamar de abordagens terapêuticas. Não se pode apontar uma ou outra linha de atendimento como a mais efetiva, já que todas são guiadas pelo mesmo propósito o de ajudar o paciente na compreensão e resolução de seus conflitos. O que muda de um processo para o outro é apenas o caminho percorrido. A abordagem utilizada determina a condução do atendimento psicológico. É essa base que indica como o terapeuta vai olhar para o seu paciente e trabalhar o problema apresentado. Importante também considerar os objetivos do indivíduo, ou seja, o que ele quer tratar, quais mudanças está disposto a realizar e em quanto tempo espera ver resultados. Assim é CORRETO afirmar que:

    A) O Behaviorismo nasceu a partir da Terapia Cognitivo Comportamental a partir de estudos que Beck realizou com o objetivo de testar as hipóteses de Freud sobre a depressão. Conforme a avaliação dos resultados, ele percebeu que a cognição estava relacionada com os processos de adoecimento psicológico. Beck compreendeu que cada pessoa possui uma forma de ver o mundo. São padrões de pensar e agir que se constroem e se cristalizam de acordo com as experiências vivenciadas. E são exatamente os pensamentos disfuncionais que produzem emoções negativas e desencadeiam comportamentos inadequados ou autodestrutivos.

    B) Na terapia psicanalítica o terapeuta auxilia o paciente a resgatar e reintegrar conteúdos do seu inconsciente, desde os que aparecem em sonhos até aqueles que nunca são acessados. Assim, ele passa a compreender e lidar com os conflitos que vivencia no presente. Isso é feito por meio de uma técnica chamada associação livre, que conduz o indivíduo a verbalizar livremente todos os pensamentos que invadirem sua mente, independentemente de seu teor. Esse método pode fazer emergir fatos reveladores, que não eram de conhecimento consciente da própria pessoa.

    C) Na psicologia humanista se determina que o comportamento humano é modificado de acordo com os estímulos do ambiente em que estamos inseridos. Dessa forma, a terapia comportamental é um processo mais diretivo. O analista avalia quais as necessidades do paciente e propõe técnicas que o ajudem a modificar seus padrões de ação.

    D) Na psicanálise, o papel do terapeuta não é o de tratar neuroses ou identificar as causas de um problema, e sim o de proporcionar um ambiente acolhedor para que o indivíduo consiga crescer e alcançar o melhor de si. Um dos conceitos centrais da Psicanálise é a aceitação incondicional. Segundo essa visão, o indivíduo só consegue mudar a partir do momento que ele se aceita como realmente é. Um exemplo disso é visto em casos de recuperação de dependentes químicos, que apenas buscam tratamento quando admitem que têm um problema.

A avaliação psicológica é um processo técnico e científico realizado com pessoas ou grupos de pessoas que, de acordo com cada área do conhecimento, requer metodologias específicas. Ela é dinâmica, e se constitui em fonte de informações de caráter explicativo sobre os fenômenos psicológicos, com a finalidade de subsidiar os trabalhos nos diferentes campos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros setores em que ela se fizer necessária. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins aos quais a avaliação se destina. Segundo a Resolução CFP nº 07/2003, “os resultados das avaliações devem considerar e analisar os condicionantes históricos e sociais e seus efeitos no psiquismo, com a finalidade de servirem como instrumentos para atuar não somente sobre o indivíduo, mas na modificação desses condicionantes que operam desde a formulação da demanda até a conclusão do processo de avaliação psicológica”. Cumpre enfatizar que os resultados das avaliações psicológicas têm grande impacto para as pessoas, os grupos e a sociedade. Segundo a Cartilha de Avaliação Psicológica elaborada pelo Conselho Federal de Psicologia no ano de 2007 existem os princípios éticos básicos nos quais o psicólogo deve se manter atento. Analise assim as afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:

I - Contínuo aprimoramento profissional visando ao domínio dos instrumentos de avaliação psicológica.

II - Utilização, no contexto profissional, apenas dos testes psicológicos com parecer favorável do CFP que se encontram listados no SATEPSI.

III - Emprego de instrumentos de avaliação psicológica para os quais o profissional esteja qualificado.

IV - Realização da avaliação psicológica em condições ambientais adequadas, de modo a assegurar a qualidade e o sigilo das informações obtidas.

V - Disponibilização das informações da avaliação psicológica para todos aqueles que a solicitarem.

    A)

    Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.



    B) Apenas as afirmativas II, III, IV e V estão corretas.

    C) Apenas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

Quanto à questão da psicologia como ciência, é INCORRETO afirmar que:

    A) A Wilhelm Wundt é atribuído o título de fundador da Psicologia com a inauguração de seu Laboratório de Psicologia Experimental na Universidade de Leipzig em 1879. Na verdade, o marco inaugural não seria o fato de ser o primeiro laboratório deste gênero, mas ter-se tornado o primeiro centro internacional de formação de psicólogos.

    B) A instituição da psicologia como disciplina científica se consolidou com o laboratório de Wundt que pretendia estudar intensidade das sensações, sensações táteis, psicologia do som, sensações de luz, gustação, olfação, percepções espaciais, curso das representações, estética experimental, processos atencionais, sentimentos e afetos, processos de associação e memória, entre outros processos.

    C) A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos (psiquismo), dizer que a psicologia é uma ciência significa que ela é regida pelas mesmas leis do método científico as quais regem as outras ciências: ela procura um conhecimento objetivo, baseado em factos empíricos. Pelo seu objeto de estudo a psicologia desempenha o papel de elo entre as ciências socias, como a sociologia e a antropologia, as ciências naturais, como a biologia, e áreas científicas mais recentes como as ciências cognitivas e as ciências da saúde.

    D) O indivíduo não é a unidade básica de estudo da psicologia, mesmo ao estudar grupos, o indivíduo não permanece no centro de atenção ao contrário da sociologia, que estuda a sociedade como um conjunto.

O primeiro contato que o ser humano tem, ao nascer, é a família: primeiramente, com a mãe, por meio dos cuidados físicos e afetivos, e, paralelamente, com o pai e os irmãos, que transmitem atitudes, crenças e valores que influenciarão no seu desenvolvimento psicossocial. Num segundo momento, tem a interferência da escola. Geralmente, nessa fase, o indivíduo já traz consigo referências de comportamentos, de orientação pessoal básica, devido ao contato inicial com a família. Já os meios de comunicação em massa são considerados como agente socializador, diante das inovações tecnológicas na atualidade histórica, porém nem sempre eles têm consciência do seu papel no processo de socialização e na formação da personalidade do indivíduo. Na família e na escola, existe uma relação didática e, com a TV, a relação é diferente, visto que a comunicação é direta e impessoal. O processo de socialização ocorre durante toda a vida do indivíduo por isso, esse processo segundo SAVOIA 1989 é dividido em etapas, assim é INCORRETO afirmar que:

    A) Socialização primária: ocorre na infância; Socialização secundária: ocorre na adolescência e Socialização terciária: ocorre na idade adulta; Socialização quaternária: ocorre na velhice.

    B) Socialização primária: ocorre na infância; Socialização secundária: ocorre na idade adulta e Socialização terciária: ocorre na velhice.

    C) Na socialização secundária: o indivíduo já se encontra com sua personalidade relativamente formada, o que caracteriza certa estabilidade de comportamento. Isso faz com que a ação dos agentes seja mais superficial, mas abalos estruturais podem ocorrer, gerando crises pessoais mais ou menos intensas. Nesse momento, surgem outros grupos que se tornam agentes socializadores, como grupo do trabalho;

    D) Na socialização terciária: o indivíduo pode sofrer crises pessoais, haja vista que o mundo social do idoso muitas vezes se torna restrito (deixa de pertencer a alguns grupos sociais) e monótono. Nessa fase, o indivíduo pode sofrer uma dessocialização, em decorrência das alterações que ocorrem, em relação a critérios e valores. E, concomitantemente, o indivíduo, nesta fase, começa um novo processo de aprendizagem social para as possíveis adaptações a nova fase da vida, o que implica em uma ressocialização.

A respeito da atuação do psicólogo na reforma psiquiátrica e na saúde mental, considere as seguintes afirmativas e assinale a alternativa CORRETA:
I – É preciso recusar teorias que apontem no sentido da normalização e da mera adaptação dos sujeitos. É necessário, no lugar disso, buscar referenciais que subsidiem a perspectiva de atuar para produzir saúde, transformar subjetividades e emancipar os sujeitos. II – As práticas serão tanto mais exitosas quanto mais responderem às exigências de cada contexto, na direção da atenção psicossocial referenciada. A inovação das práticas deve gerar respostas diante da necessidade de intervenções dos projetos terapêuticos individualizados e as condições de cada território. III – O conhecimento teórico da Psicologia deve se colocar, diante de sua prática nos CAPS, como secundário, no sentido de que esse conhecimento deve estar a serviço e submetido ao referencial e às diretrizes orientadoras do processo da Reforma Psiquiátrica. IV – A construção de diagnósticos deve apontar um dado da biografia do sujeito que ajude a pensar transformações possíveis nessa biografia. O diagnóstico deve ser buscado para responder quem é o sujeito, qual a sua doença, apresentando dificuldades que apontem as possibilidades de assistência da equipe.

    A) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.

    B) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

    C) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.

    D) Todas as afirmativas estão corretas.

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