Questões de Psicologia

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Uma equipe de trabalho é um tipo de grupo de trabalho, porém, possui três propriedades específicas: as ações dos indivíduos devem ser interdependentes e coordenadas, deve haver tarefas com o mesmo objetivo e

    A) os membros devem pertencer à mesma área da organização.

    B) os membros não possuem papéis específicos.

    C) os membros devem possuir modelo mental semelhante.

    D) cada membro deve ser oriundo de uma área da organização.

    E) cada membro deve ter um papel específico determinado.

Pode-se distinguir três tipos básicos de conflitos nas organizações: discussão, competição e conflito. No tipo “discussão”,

    A) a solução do conflito é adiada por longo tempo, pela falta de foco para lidar com o problema.

    B) as contribuições das diferentes visões podem levar a uma melhor solução, por meio de discussões produtivas e construtivas.

    C) o negociador mais assertivo e entusiástico, ao trazer sua opinião, conduz à solução.

    D) há um conflito destrutivo em função da falta de confiança e necessidade de ganhar.

    E) há mobilização de recursos internos para lidar com opiniões diferentes e com estresse.

Todo conflito é, ao mesmo tempo, um conflito sob o aspecto operacional ou concreto, e um conflito sob o aspecto

    A) manifesto.

    B) subjacente.

    C) significante.

    D) simbólico.

    E) específico.

David Kolb desenvolveu o conceito de que, para o aprendizado ser bem-sucedido, o indivíduo necessita passar por um ciclo de aprendizagem composto por quatro fases: atividade, reflexão, teoria e

    A) funcionalismo.

    B) pragmatismo.

    C) didatismo.

    D) estruturalismo.

    E) construtivismo.

Uma prática consistente e coerente com a abordagem psicopedagógica solicita não apenas um bom manejo de técnicas de intervenção, mas fundamentalmente um bom manejo

    A) dos afetos.

    B) dos valores individuais.

    C) da linguagem.

    D) das percepções.

    E) das dificuldades cognitivas operatórias.

Pode ser observada uma divergência entre treinamento e desenvolvimento. Enquanto o treinamento é voltado para o condicionamento da pessoa para a execução de tarefas, o desenvolvimento é voltado para

    A) os objetivos de crescimento social de cada colaborador da empresa.

    B) a transformação das características do caráter da pessoa.

    C) o crescimento da pessoa em nível de conhecimento, habilidade e atitude.

    D) facilitar a adaptação do colaborador ao seu ambiente de trabalho.

    E) a criação de um fluxo de feedback que permita níveis elevados de performance.

Muitas das dimensões convencionais de treinamento e desenvolvimento foram questionadas e modificadas para atender às novas demandas das organizações. Uma dessas mudanças refere-se aos objetivos da aprendizagem que eram voltados à racionalidade e eficiência e passam a focar

    A) as técnicas, os sistemas operacionais e conceitos de administração.

    B) o sistema social amplo, desenvolvimento de atitudes e habilidades relacionais.

    C) o desenvolvimento de habilidades intergrupais, desenvolvimento emocional e competências técnicas.

    D) a adaptação, mudança e conscientização.

    E) as unidades de negócio, sistemas relacionais e emocionais.

Uma estratégia de aconselhamento profissional, de base psicanalítica, que utiliza a prática de atendimento desenvolvida por Winnicott, é denominada

    A) setting interativo.

    B) entrevistas psicológicas.

    C) consultas terapêuticas.

    D) psicoterapia breve.

    E) atendimentos breves.

A socialização continua por toda a vida. Na vida adulta, ela envolve a preparação da pessoa para adotar, com sucesso, papéis importantes. A adoção de um papel é frequentemente acompanhada pelo treinamento prático no trabalho. A socialização antecipatória envolve a preparação para um papel

    A) não pretendido.

    B) pretendido.

    C) estipulado.

    D) não significado.

    E) sugerido.

O reconhecimento do indivíduo como sendo física e mentalmente distinto dos demais é apenas uma etapa na gênese do eu. Assim que nos tornamos capazes de nos distinguir dos outros, também passamos a ser capazes de reconhecer que cada pessoa enxerga o mundo de um ponto de vista diferente. A segunda etapa fundamental na gênese do eu é a

    A) compreensão do outro generalizado.

    B) adoção de papéis.

    C) autoavaliação.

    D) identidade de papel.

    E) identidade social.

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