Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Tom, com vinte e três anos de idade, foi diagnosticado, desde os dezenove anos de idade, com esquizofrenia. Ele faz uso de medicação controlada e é acompanhado regularmente por psiquiatra.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem, relativos a técnicas, intervenções e abordagens clínicas e a elaboração de documentos.
De acordo com a abordagem humanista, as demandas externas consistiriam em ameaças para Tom, fazendo-o restringir a sua interação social como um meio de proteger a integridade do self. Essas ameaças produziriam um nível elevado de angústia e perda da autoconsciência, ocasionando o desenvolvimento do transtorno apresentado por Tom.
Em relação à pesquisa participante aplicada à psicologia institucional, julgue os itens subsecutivos.
Todos os tipos de pesquisa participante implicam a construção de uma aliança do pesquisador com o grupo pesquisado, considerados os aspectos éticos e de convivência social.
João executou uma tarefa agradável, sentiu-se valorizado pelo esforço despendido. Este esforço de adaptação que gera sensação de realização pessoal, bem-estar e satisfação das necessidades, mesmo que decorrente de esforços inesperados, é um esforço sadio na garantia de sobrevivência e é denominado stress positivo ou
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Produção da Universidade do Rio de Janeiro (CEPUERJ) - 2013
Considerando a obra de Freud Recordar, repetir e elaborar (1914), responda às questões de números 38 e 39. Ao estabelecer a recordação como objetivo do tratamento analítico, Freud depara-se com obstáculos, tais como, a resistência e a compulsão à repetição. O instrumento proposto aos psicanalistas para contornar a compulsão à repetição é o (a):
Psicologia - Psicopatologia do trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Com relação à saúde ocupacional, assinale a opção correta.
O acompanhamento socioprofissinal aos trabalhadores alcoólicos deve ocorrer após o diagnóstico da doença, a despeito de não produzir efeitos sobre a remissão dos sintomas.
O atendimento de psicoterapia, para os casos de alcoolização no trabalho deve ser uma estratégia de prevenção adotada para evitar o adoecimento do trabalhador.
Para prevenir a alcoolização no trabalho, entrevistas de profundidade são mais eficazes que testes de personalidade.
Para prevenir a alcoolização no trabalho, é fundamental o estudo dos comportamentos patológicos relativos à socialização institucional pelo funcionário.
É difícil prevenir a alcoolização no trabalho, dado que a regulação e o controle dos afetos e impulsos são sintomas desse tipo de doença.
A respeito da influência de Emílio Mira y Lopez em diferentes áreas da psicologia brasileira, assinale a afirmativa incorreta.
Mira y Lopez desenvolveu trabalhos que tiveram grande impacto na seleção profissional.
Mira y Lopez teve importante atuação na sistematização dos cursos de graduação em psicologia no Brasil.
Mira y Lopez criou a revista Arquivos Brasileiros de Psicologia, quando à frente do Instituto de Seleção e Orientação Profissional.
Mira y Lopez foi o criador do teste PMK.
Mira y Lopez teve importante atuação na luta pela regulamentação da profissão de psicólogo no Brasil.
Psicologia - Psicologia do desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A psicologia e muitas outras áreas científicas têm-se dedicado ao estudo da adolescência, buscando contribuir para a compreensão dos problemas sociais que envolvem a juventude. Pesquisas e materiais técnicos e científicos têm sido produzidos com o objetivo de auxiliar pais, professores e educadores em geral a lidar com os adolescentes. Considerando esse assunto e os múltiplos aspectos ligados e essa fase da vida, julgue os itens seguintes.
A adolescência é um momento do desenvolvimento que é significada, interpretada e construída pelas pessoas.
José e Maria são casados há 12 anos. José é alcoolista e seu consumo de álcool aumentou e diminuiu ao longo dos anos de casado, sem nunca ocorrer um período de abstinência maior que dois meses, quando ele ingressava em um programa de Alcoólicos Anônimos. Maria, desgastada com o sofrimento decorrente da situação já pediu a separação, mas José não aceitou e propôs a realização de psicoterapia de casal, prometendo, também, deixar de beber. Maria aceitou o pedido, alertando que seria a última tentativa. Os dois, então, iniciaram a psicoterapia comportamental de casais.
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens de 56 a 61.
O casal deve ser esclarecido de que fatores genéticos aumentam a vulnerabilidade individual à dependência química e que, por essa razão, as substâncias psicoativas afetam de modo diferenciado o cérebro e o comportamento dos indivíduos.
Tom, com vinte e três anos de idade, foi diagnosticado, desde os dezenove anos de idade, com esquizofrenia. Ele faz uso de medicação controlada e é acompanhado regularmente por psiquiatra.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem, relativos a técnicas, intervenções e abordagens clínicas e a elaboração de documentos.
De acordo com a escola das relações objetais, a esquizofrenia de Tom estaria relacionada a certa dificuldade do sujeito em se separar da figura materna, mantendo com esta uma relação unívoca, que impede o paciente de desenvolver um ego distinto e saudável.
Ao atuar em psicologia institucional, o psicólogo insere-se em equipes multiprofissionais e intervém em equipes de trabalho para promover a saúde mental de seus membros. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
As técnicas de intervenção mais apropriadas ao campo da psicologia institucional são as escalas biográficas, a observação e o grupo focal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...