Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O método de avaliação de desempenho denominado Escalas Gráficas apresenta as seguintes desvantagens em sua aplicação:

  • A.

    é difícil a construção do instrumento de avaliação e conta com alta complexidade na compreensão de sua utilização.

  • B.

    não proporciona fácil retroação de dados ao avaliado e nem visão gráfica dos fatores de avaliação envolvidos.

  • C.

    avalia somente o desempenho passado e não conta com a participação ativa dos colaboradores avaliados.

  • D.

    sua visão gráfica e global dos fatores de avaliação envolvidos é de difícil assimilação e não proporciona possibilidades de comparação dos resultados de vários funcionários.

  • E.

    não proporciona fácil retroação de dados ao avaliado e é considerado difícil a construção do instrumento de avaliação.

Há aproximadamente dez meses, enquanto fazia compras em um supermercado, Letícia, de trinta e dois anos de idade, foi surpreendida pelo anúncio de um assalto. O assaltante, portando arma de fogo, fez todos os clientes reféns e ameaçou explodir uma bomba à primeira reação das vítimas. Letícia foi escolhida para auxiliar na vistoria dos caixas e cofres do supermercado e, com a arma do assaltante apontada para sua cabeça, foi obrigada a retirar todo o faturamento dos caixas e a quantia existente no cofre do estabelecimento. Durante os trinta minutos de duração do assalto, Letícia foi ameaçada e agredida a cada vez que não conseguia agir ou quando demonstrava agitação e nervosismo.

Considerando essa situação hipotética, a classificação internacional de doenças (CID – 10) e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – (DSM – IV), julgue os itens a seguir, relativos a psicopatologia.

Letícia poderá apresentar sintomas característicos do transtorno de estresse pós-traumático, como insônia, ansiedade e ideação suicida.

  • C. Certo
  • E. Errado

A instrução programada baseia-se nos seguintes princípios: pequenas doses, resposta ativa, avaliação imediata, velocidade própria e

  • A.

    avaliação de resultados.

  • B.

    verificação da aprendizagem.

  • C.

    avaliação de reação.

  • D.

    análise da produção.

  • E.

    aprendizagem simultânea.

Lista de verificação é o método de avaliação tradicional de desempenho

  • A.

    no qual o avaliador emitirá sua opinião sobre pontos fortes e fracos dos colaboradores apresentados em um dado período de trabalho.

  • B.

    em que há o estabelecimento de três objetivos a serem alcançados por cada funcionário durante um dado período de trabalho.

  • C.

    no qual o avaliador somente mencionará desempenhos considerados excepcionalmente bons ou ruins.

  • D.

    baseado em uma relação de fatores de avaliação a serem considerados a respeito de cada funcionário.

  • E.

    mais utilizado por empresas terceirizadas, posto que é de fácil aplicação e mede com fidelidade as competências técnicas dos colaboradores.

Há aproximadamente dez meses, enquanto fazia compras em um supermercado, Letícia, de trinta e dois anos de idade, foi surpreendida pelo anúncio de um assalto. O assaltante, portando arma de fogo, fez todos os clientes reféns e ameaçou explodir uma bomba à primeira reação das vítimas. Letícia foi escolhida para auxiliar na vistoria dos caixas e cofres do supermercado e, com a arma do assaltante apontada para sua cabeça, foi obrigada a retirar todo o faturamento dos caixas e a quantia existente no cofre do estabelecimento. Durante os trinta minutos de duração do assalto, Letícia foi ameaçada e agredida a cada vez que não conseguia agir ou quando demonstrava agitação e nervosismo.

Considerando essa situação hipotética, a classificação internacional de doenças (CID – 10) e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – (DSM – IV), julgue os itens a seguir, relativos a psicopatologia.

Suponha que, quatro meses após o evento traumático, Letícia tenha apresentado períodos súbitos de intenso temor ou desconforto e sintomas abruptos de palpitação. Nessa situação, estaria caracterizado um quadro de ataque de pânico, desencadeado por situação ansiogênica primária.

  • C. Certo
  • E. Errado

Há aproximadamente dez meses, enquanto fazia compras em um supermercado, Letícia, de trinta e dois anos de idade, foi surpreendida pelo anúncio de um assalto. O assaltante, portando arma de fogo, fez todos os clientes reféns e ameaçou explodir uma bomba à primeira reação das vítimas. Letícia foi escolhida para auxiliar na vistoria dos caixas e cofres do supermercado e, com a arma do assaltante apontada para sua cabeça, foi obrigada a retirar todo o faturamento dos caixas e a quantia existente no cofre do estabelecimento. Durante os trinta minutos de duração do assalto, Letícia foi ameaçada e agredida a cada vez que não conseguia agir ou quando demonstrava agitação e nervosismo.

Considerando essa situação hipotética, a classificação internacional de doenças (CID – 10) e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – (DSM – IV), julgue os itens a seguir, relativos a psicopatologia.

Suponha que, após a ocorrência do assalto, Letícia tenha começado a se queixar de dores abdominais e desenvolvido distúrbios gastrointestinais. Nessa situação, o diagnóstico mais provável seria o de transtorno de somatização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do uso da entrevista psicológica como instrumento de avaliação de desempenho, é correto afirmar que a entrevista

  • A.

    com gestores somente deve ser aplicada em situações em que as metas de desempenho forem ajustadas às metas organizacionais.

  • B.

    clínica semiestruturada objetiva verificar o grau de adaptação das necessidades organizacionais às demandas individuais, construindo, assim, um modelo de gestão do desempenho com base nas competências e na análise dos cargos.

  • C.

    avalia os índices de produtividade e os perfis individuais compatíveis com os indicadores de desempenho para o cargo.

  • D.

    avalia as competências para o desempenho de atribuições e responsabilidades.

  • E.

    é mais eficaz para análise dos perfis grupais com equipes de alto desempenho do que com as demais equipes.

Há aproximadamente dez meses, enquanto fazia compras em um supermercado, Letícia, de trinta e dois anos de idade, foi surpreendida pelo anúncio de um assalto. O assaltante, portando arma de fogo, fez todos os clientes reféns e ameaçou explodir uma bomba à primeira reação das vítimas. Letícia foi escolhida para auxiliar na vistoria dos caixas e cofres do supermercado e, com a arma do assaltante apontada para sua cabeça, foi obrigada a retirar todo o faturamento dos caixas e a quantia existente no cofre do estabelecimento. Durante os trinta minutos de duração do assalto, Letícia foi ameaçada e agredida a cada vez que não conseguia agir ou quando demonstrava agitação e nervosismo.

Considerando essa situação hipotética, a classificação internacional de doenças (CID – 10) e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – (DSM – IV), julgue os itens a seguir, relativos a psicopatologia.

Considere que, um mês após o ocorrido, Letícia tenha apresentado revivescências repetitivas, perturbações autonômicas e entorpecimento dos sentimentos. Nessa situação, seria adequado o diagnóstico de transtorno de estresse pós-traumático.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Psicoterapia Interpessoal (PIT) é muito bem estruturada e raramente dura mais do que 15 a 20 sessões, em geral programadas uma vez por semana. Após identificar os estressores que parecem precipitar a depressão, terapeuta e paciente trabalham de forma colaborativa em relação aos problemas interpessoais atuais do paciente. Esses problemas, geralmente, incluem uma ou mais das quatro características interpessoais: lidar com disputas em papéis interpessoais, ajustar a perda de um relacionamento, desenvolver habilidades sociais e

  • A.

    desenvolver habilidades e competências cognitivas que aumentem o poder de concentração em situações de estresse.

  • B.

    aprender a acionar e estimular, em momentos de conflito, o córtex pré-frontal.

  • C.

    identificar e corrigir situações estressoras em cenas sociais que acionam o sistema límbico.

  • D.

    identificar e corrigir as deficiências nas habilidades sociais.

  • E.

    aprender a acionar e estimular, em momentos de estresse, o córtex pré-frontal.

Há aproximadamente dez meses, enquanto fazia compras em um supermercado, Letícia, de trinta e dois anos de idade, foi surpreendida pelo anúncio de um assalto. O assaltante, portando arma de fogo, fez todos os clientes reféns e ameaçou explodir uma bomba à primeira reação das vítimas. Letícia foi escolhida para auxiliar na vistoria dos caixas e cofres do supermercado e, com a arma do assaltante apontada para sua cabeça, foi obrigada a retirar todo o faturamento dos caixas e a quantia existente no cofre do estabelecimento. Durante os trinta minutos de duração do assalto, Letícia foi ameaçada e agredida a cada vez que não conseguia agir ou quando demonstrava agitação e nervosismo.

Considerando essa situação hipotética, a classificação internacional de doenças (CID – 10) e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – (DSM – IV), julgue os itens a seguir, relativos a psicopatologia.

Considere que, passados seis meses do assalto, Letícia apresente alucinações e delírios associados à elevação leve e persistente do humor. Nessa situação, caracteriza-se quadro de hipomania, decorrente do evento ansiogênico.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...