Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
De acordo com a teoria psicanalítica formulada por Sigmund Freud e revisitada por Jacques Lacan, a castração poderia ser considerada o ponto nodal de toda estruturação psíquica do sujeito. Com relação às contribuições de Freud e de Lacan referentes às estruturas clínicas, assinale a opção correta.
A angústia da castração, comumente encontrada em casos de neurose, não ocorre em casos de psicose ou perversão, o que é evidenciado pela ausência de culpa ou de ansiedade.
A perversão é a pior das saídas edipianas, ao se analisarem seus efeitos sociais e a inviabilidade de seu tratamento. A maior parte de homicídios, assim como casos de pedofilia, abuso sexual e crimes hediondos está relacionada a esse perfil de personalidade.
A depender das particularidades de cada indivíduo, o sujeito irá dispor de mecanismos de defesas próprios para lidar com a castração. Assim, a estrutura psicológica subjetiva será baseada na postura, tomada pelo indivíduo, diante da castração e nos mecanismos utilizados, defensivamente, com relação ao perigo.
A castração, entendida como a ausência do pênis na mulher, é um fenômeno consciente, apresentado por muitas crianças, que, na dificuldade de simbolizarem a raiva e a inveja, se tornam psicóticas na adolescência. Surtos, delírios e alucinações podem ser frequentes, nesses casos.
Mecanismos de enfrentamento como recalque ou sublimação são comuns em relação à ameaça de castração. O primeiro é marcado pela resolução edipiana e o segundo, pela não simbolização da falta primordial.
Malvina Ester Muskat atua como mediadora com famílias que vivem situação de graves conflitos ou de violência. Esta autora acredita que a mediação tem como objetivo primeiro garantir uma situação de equidade entre as partes mediadas, isto é, que se em dada família um de seus membros se encontra em situação de submissão ou opressão em relação ao outro, não será, portanto, atendido este princípio, porque o indivíduo não estará em condições de igualdade do ponto de vista
educacional e/ou jurídico.
étnico e/ou social.
moral e/ou psicológico.
amoroso e/ou simbólico.
citadino e/ou político.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca de teorias da personalidade e desenvolvimento, assinale a opção correta.
O desenvolvimento saudável, segundo Winnicott, está relacionado a um ambiente capaz de atender, em determinados momentos, as necessidades particulares do indivíduo potencial em cada período de seu amadurecimento. Se o ambiente falhar no atendimento básico ao indivíduo, surge, assim, uma agonia imensa, contra a qual o infans não consegue se organizar defensivamente.
O aparelho psíquico é dividido em três instâncias independentes inconsciente, pré-consciente e consciente de acordo com a primeira tópica freudiana. A primeira instância corresponde às moções pulsionais, a segunda é responsável pelas lembranças encobridoras, que podem ser acessadas facilmente, e a terceira instância, o consciente, é atuante na realidade e mediador entre os impulsos sexuais e as normas.
De acordo com behaviorismo, o comportamento pode ser analisado por métodos científicos, naturais e objetivos. Como modelo, é possível citar o condicionamento clássico, proposto por Skinner, por exemplo, um som de sineta seguido, repetidas vezes, por um estímulo, como algum alimento, pode provocar, posteriormente, resposta (salivação) apenas com a presença da sineta.
Segundo Carl Rogers, o ser humano é único e inconsciente, capaz de encontrar em si mesmo a autoatualização, assim como os próprios recursos para mudança e crescimento pessoal.
Segundo Lacan, o Outro exerce um papel fundamental na formação do Eu. O Outro é tido como o tesouro dos significantes e a imagem do Eu, constituída pelo Outro. Dessa maneira, poder-se-ia afirmar que o desejo do infans seria o desejo do Outro.
Matéria apresentada no Boletim semanal da ONU Brasil (nº 3, 20 de maio de 2011) focaliza o Dia Internacional contra a Homofobia e conta que a Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, fez um alerta para o aumento dos crimes homofóbicos, isto é, contra
a discriminação de gênero e perseguição a homens.
homens e grupos de homens.
pessoas que desenvolvem comportamentos fóbicos por indivíduos do sexo masculino.
lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros.
a discriminação de gênero e perseguição a mulheres e homens.
Ainda de acordo com o código de ética profissional do psicólogo, assinale a opção correta.
A intervenção na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo realizados por outro profissional poderá ocorrer a pedido do profissional responsável pelo serviço.
Quando não houver apresentação de um responsável legal, nos atendimentos a crianças, adolescentes ou interditos, o psicólogo poderá intervir, responsabilizando-se amplamente pelos atendidos.
O psicólogo deve registrar todas as informações relativas ao caso atendido, a fim de qualificar o atendimento prestada e favorecer a troca entre profissionais.
É facultado ao psicólogo, ao promover publicamente seus serviços, por qualquer meio, utilizar-se do preço do serviço como forma de propaganda.
Sempre que achar necessário, o psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo realizados por outro profissional, pois o zelo pela pessoa humana constitui princípio fundamental da categoria.
No que se refere ao processo de conciliação é correto afirmar:
procedimento que, na maioria dos casos, se restringe a uma reunião entre as partes e o conciliador, no intuito da busca de um acordo imediato para pôr fim à controvérsia ou ao processo judicial, sendo que o procedimento não requer o conhecimento da interrelação das partes em conflito.
o conciliador, para poder melhor auxiliar as partes em conflito, deve ter mais tempo para investigar toda a complexidade da inter-relação, que demanda pelo terceiro em função da necessidade de se ter um conhecimento mais profundo sobre o caso, viabilizado em programa de 6 encontros.
a conciliação não visa pura e simplesmente ao acordo, mas a atingir a satisfação dos interesses e das necessidades dos envolvidos no conflito, estimulando o diálogo cooperativo nas reuniões mensais entre as partes, pelo período de 1 ano, para que alcancem a solução das controvérsias em que estão envolvidos.
a conciliação é um método de resolução de conflitos em que um terceiro independente e imparcial coordena reuniões conjuntas ou separadas com as partes envolvidas em conflito, em que o acordo passa a ser a consequência lógica, a acontecer em um prazo máximo de 15 meses.
a conciliação tem como um dos seus objetivos estimular o diálogo cooperativo entre as partes para que alcancem a solução das controvérsias durante a realização de 10 encontros focais e temáticos.
O código de ética profissional dos psicólogos estabelece padrões quanto às práticas e atuações referendadas pela respectiva categoria profissional e dedica alguns artigos às relações entre os psicólogos e a justiça. De acordo com tais dispositivos, assinale a opção correta.
O psicólogo deve registrar todas as informações relativas ao caso atendido, a fim de qualificar o atendimento prestado e favorecer a troca entre profissionais.
Em hipótese alguma o psicólogo poderá optar pela quebra de sigilo, mesmo com decisão fundamentada que busque o menor dano ou prejuízo.
Deverá o psicólogo interferir na validade de instrumentos e técnicas psicológicas, adulterando-as, quando não houver riscos ou benefícios para paciente ou familiares.
Não há restrição a que o psicólogo seja perito ou atue como avaliador em situações nas quais seus vínculos pessoais ou profissionais possam afetar a qualidade do trabalho a ser realizado.
Em perícias, o psicólogo deve limitar-se a expor as informações de que tiver conhecimento por meio de seu trabalho e, em laudos, deve ater-se a exibir somente informações relevantes para tomadas de decisão.
O aumento das separações conjugais e dos divórcios trouxe questões novas às famílias e aos profissionais que as assistem, gerando também novos arranjos na atribuição da guarda de filho(s). A modalidade na qual os pais dividem a guarda de um ou mais filhos e ambos têm responsabilidade constante pelos cuidados a eles denomina- se guarda
compartilhada.
dividida.
física.
mesclada.
única.
Denúncias por abuso sexual conduzem ao pedido de guarda unilateral. Geralmente este tipo de violência ocorre somente na presença do abusador e da criança, ou seja, sem testemunha ocular. Tendo em vista isto, fica em jogo
a necessidade da criança de não mais conversar sobre este tema.
a credibilidade do testemunho da criança.
a preocupação em trocar de assunto para não revitimizar a criança.
somente o que diz a mãe sobre o episódio.
somente o que diz o abusador sobre o episódio.
As afirmativas de que no mundo todos somos adotados; de que é possível parir e não adotar, bem como adotar sem parir; que adotar, bem além de um ato jurídico, é um ato de desejo que põe em jogo a falta daquele que requer a adoção, bem como daquele que está por ser adotado; apontam para o fato de que os laços de família não são constituídos a partir de laços
afetivos.
de consanguinidade.
sociais.
de falta.
psicossociais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...