Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A partir das divisões e aportes teóricos psicanalíticos, analise as premissas abaixo, referentes ao ciclo vital da adolescência.
I. Puberdade e adolescência são processos físicos e psíquicos que ocorrem no mesmo período, de forma simultânea, considerados um causa do outro.
II. A pré-adolescência surge com o incremento do que é da ordem da pré-genitalidade, lançando mão de formas já conhecidas de satisfação libidinal. É o retorno do conhecido frente ao novo tão intenso, assustador e, ao mesmo tempo, fascinante que se coloca diante do pré-adolescente: a puberdade.
III. A pressão que a mãe pré-edípica exerce sobre a menina pré-adolescente é forte e é preciso resistir mais uma vez à vontade de voltar para aquela relação de díade experimentada com a mãe, muitas vezes utilizando a desqualificação e o ataque à figura materna, a fim de poder voltar-se para investimentos referentes à heterossexualidade, e, somente mais tarde, poder investir em um movimento identificatório com a mãe, na busca pela feminilidade.
IV. Na adolescência, as etapas do desenvolvimento psicossexual são revividas, fazendo com que o jovem evolua da etapa do autoerotismo até a escolha do objeto. Ao ocupar o lugar de preliminares, as pulsões parciais da pré-genitalidade delegam um lugar primeiro ao prazer obtido no encontro com o outro, no exercício da genitalidade, portanto, o objeto de investimento privilegiado é da ordem do exogâmico e extrafamiliar. Essas transformações ocorrem de forma gradual, e por vezes, marcada por retrocessos.
Assinale a alternativa correta:
Somente as alternativas I, II e III estão corretas;
Somente as alternativas II e IV estão corretas;
Somente as alternativas I e III estão corretas;
Todas as alternativas estão corretas.
Um paciente procurou assistência psicológica com queixas de sensação de sufocamento, taquicardia, sudorese, medo de perder o controle ou de morrer, calafrios e ondas de calor, suor excessivo, dor no peito e náuseas recorrentes. Durante a entrevista inicial, o paciente relatou já ter sido encaminhado a um pronto-socorro médico ao sofrer um episódio de fortes sintomas como esses. Naquela ocasião, após ser examinado, foi informado de que sua saúde física estava normal.
Acerca desse caso hipotético, julgue os itens que se seguem.
Se os sintomas referidos ocorrerem principalmente em situações sociais, como apresentação em público ou ao atravessar um salão cheio de pessoas durante uma cerimônia, o diagnóstico poderá ser fobia social.
Desenvolvimento Organizacional ou DO é um termo utilizado para englobar um conjunto de
conhecimentos, a serem aplicados a curto prazo, que visam melhorar a satisfação dos funcionários e sua performance no trabalho.
ações estratégicas de manutenção planejadas, sintonizadas com a missão da empresa, que visam mantê-la viável e competitiva em seu mercado de atuação.
políticas alinhadas aos valores da empresa, que visam manter um sistema de relacionamento com todos os segmentos da sociedade com os quais mantém interações.
objetivos elaborados pela direção da empresa, que visam melhorar sua performance no mercado em que atua.
intervenções de mudança planejada, com base em valores humanos e democráticos, que visam melhorar a eficácia organizacional e o bem estar das pessoas.
O aporte da Teoria de Sistemas revolucionou o estudo das organizações, pois suas fronteiras foram ultrapassadas e
a noção de subsistema composto por elementos não relacionados que constituem as partes ou órgãos que compõem o sistema permitiu compreender relações intra-grupos.
em vez de se estudar a organização de fora para dentro, passou-se a estudá-la no seu interior.
passou-se a olhá-las do elemento menor e condicionado rumo ao elemento maior e condicionador, numa teorização introversa.
o ambiente externo passou a ser considerado o condicionante básico do formato e do comportamento organizacional.
a empresa, como sistema fechado por limites ou fronteiras, passou a criar sua própria cultura.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere a cultura e clima organizacionais, temas relevantes para a compreensão e a gestão das organizações, julgue os próximos itens.
Os padrões culturais das organizações moldam os comportamentos, dão sentido aos pensamentos e canalizam as emoções, sendo, pois, mecanismos de controle organizacional.
A programação de treinamento requer um planejamento que envolve alguns procedimentos, tais como:
I. uma abordagem ampla que envolva todas as necessidades diagnosticadas.
II. a divisão do trabalho em módulos ou ciclos.
III. a definição dos objetivos gerais da empresa.
É correto apenas o que se afirma em
Violência primária necessária é um conceito utilizado por Piera Aulagnier e trata-se:
Da necessidade de punição ou de se retirar um estímulo reforçador positivo de modo contingente a uma dada resposta pelo bebê, acarretando a diminuição temporária da frequência dessa mesma resposta;
Da necessidade de negar alguns desejos à criança no período pré linguístico, para que ela desenvolva sua capacidade verbal;
Do fato de a mãe precisar pensar pelo seu bebê, nos seus primeiros momentos. Ela utilizase de sua capacidade de pensar, para criar uma fala, um desejo como sendo o do seu filho;
Da necessidade de diferenciação entre mãe e bebê, após uma fase em que ocorreu um estado de fusão entre ambos;
Da sensação da criança, quando a mãe não está presente de que foi abandonada, que faz com que o bebê se volte contra a mãe com atos agressivos.
A psicanálise trouxe contribuições teóricas importantes para o campo da psicologia clínica. Tomando como viés essa abordagem, julgue os itens a seguir.
No quadro de histeria, o sintoma conversivo pode ser compreendido como um retorno do recalcado. Dessa maneira, o sintoma histérico tem sentido, ainda que o sujeito desconheça qual seja.
Analisando as diferentes teorias da Psicologia, assinale a alternativa incorreta quanto ao tema relação professor aluno e a aprendizagem.
Nos estudos de Wallon se destaca a importância de uma disciplina diferente da que a criança recebe em casa, ainda na escola maternal, além da relação pessoal entre ela e seu educador. Para isso, é de fundamental importância que o professor esteja consciente de sua responsabilidade, tomando decisões de acordo com os valores morais e as relações sociais de sua época, considerando, ainda, as condições de vida familiar e social de seus alunos.
Na perspectiva psicanalítica, a ideia de transferência mostra que aquele professor em especial foi investido pelo desejo daquele aluno. E foi a partir desse investimento que a palavra do professor ganhou poder, passando a ser escutada.
Garder acredita que a união entre aprendizagem e afeto não deve ser realizada, sob o risco de fechar-se definitivamente o caminho para a explicação das causas do próprio pensamento, pois a análise do pensamento pressupõe, necessariamente a revelação dos motivos, necessidades, interesses, que orientam o seu movimento.
Para Piaget são os esquemas afetivos construídos na inter-relação da criança com o seu meio que vão formar o caráter da criança, e o sentimento de respeito que a criança nutre em relação a outras pessoas. Daí a importância do respeito mútuo e de ser trabalhada a busca da autonomia, o exercício da cooperação na convivência em grupo.
Bruner afirma que os alunos têm, primeiramente, a noção de que o professor é aquele que detém todo o conhecimento respeitante à matéria em estudo, e, mais tarde, se forem criadas as condições para tal, começam a perceber que podem usufruir também do conhecimento veiculado pelos seus colegas e do seu próprio trabalho de pesquisa, a fim de poderem aceder à construção do seu próprio conhecimento.
Um paciente procurou assistência psicológica com queixas de sensação de sufocamento, taquicardia, sudorese, medo de perder o controle ou de morrer, calafrios e ondas de calor, suor excessivo, dor no peito e náuseas recorrentes. Durante a entrevista inicial, o paciente relatou já ter sido encaminhado a um pronto-socorro médico ao sofrer um episódio de fortes sintomas como esses. Naquela ocasião, após ser examinado, foi informado de que sua saúde física estava normal.
Acerca desse caso hipotético, julgue os itens que se seguem.
Os sintomas referidos são compatíveis com um ataque de pânico e o diagnóstico do paciente pode ser ansiedade generalizada.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...