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De acordo como DSM-IV um transtorno de personalidade é um padrão persistente de vivência íntima ou comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo, é global e inflexível, tem início na adolescência ou no começo da idade adulta, é estável ao longo do tempo e provoca sofrimento ou prejuízo. O padrão manifesta-se em duas (ou mais) das seguintes áreas:
I. cognição.
II. afetividade.
III. funcionamento interpessoal.
IV. controle dos impulsos.
Dos itens acima mencionados:
somente I e II estão corretos.
somente I, II e III estão corretos.
I, II, III e IV estão corretos
somente II e III estão corretos
somente III e IV estão corretos.
Atividade metodológica de pesquisa, caracteristicamente sistemática, com objetivos de geração de conhecimento, que se dá junto ao cotidiano de pessoas ou grupos, para conhecer de forma ampla, detalhada e completa, fenômenos, eventos ou circunstâncias que não se poderia acessar de uma posição externa. Permite conhecer perspectivas, sentidos, valores e normas dos atores sociais em determinadas circunstâncias de vida. A técnica a que se refere essa passagem é
anotação de campo.
entrevista participativa.
entrevista psicológica.
observação participante.
reuniões de discussão.
Autor que se dedicou ao estudo da instituição prisional centrando suas análises não só nos aspectos históricos relativos à sua origem, mas também à sua função social:
Edgard Morin.
Sigmund Freud.
Michel Foucault.
Santo Agostinho.
Zygmunt Bauman.
A teoria dos transtornos da personalidade enfatiza a importância dos esquemas e das crenças centrais como __________ e __________ que orientam o processamento da informação e o comportamento. Os termos que completam adequadamente o trecho acima são respectivamente:
adaptações sequenciais lógica formal.
adaptações sequenciais est ruturas organizacionais.
lógica formal instância subconsciente.
estruturas organizacionais representações mentais globais.
instância subconsciente representações mentais globais.
No campo da Saúde Pública, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) vem exigindo cada vez mais a participação de profissionais do campo da Psicologia e diferentes ações começam a ser experimentadas nesse novo cenário de intervenção psicossocial. Sobre a contribuição dos profissionais de Psicologia no NASF, é incorreto afirmar:
a diversidade de ações, construídas em equipes multiprofissionais no NASF, aponta para o realce e fortalecimento da Saúde Mental como campo exclusivo do fazer e saber da Psicologia.
o trabalho na Estratégia de Saúde da Família (ESF) aparece como campo de experimentações e criações de relevância histórica para o desenvolvimento da Psicologia, como disciplina científica e como profissão necessária ao campo da Saúde Pública.
na atualidade, a Psicologia caminha na construção e fortalecimento do SUS e da própria Estratégia de Saúde da Família (ESF), principalmente, pelos trabalhos desenvolvidos nas Residências Multiprofissionais em Saúde.
as habilidades clínicas, neste contexto, devem ser ampliadas dentro do SUS, de forma que se possa situar e contextualizar a compreensão dos processos psicológicos dentro da realidade histórica onde estes estão. Afinal, as psicopatologias precisam ser olhadas em sua etiologia, ações de prevenção devem ser desenvolvidas, e um fazer de promoção da saúde (mental) deve ser estruturado.
a construção de métodos de registro e acompanhamento sistemático das ações desenvolvidas é um grande desafio. Para isso, é necessário construir novos indicadores de avaliação, novos sistemas de informação capazes de dar conta das novas práticas.
A ciência que estuda especificamente a personalidade da vítima, seu comportamento na gênese do crime, seu consentimento para a consumação do delito, suas relações com o delinquente e também a possível reparação de danos é a
psiquiatria forense.
vitimologia.
psicologia criminal.
psicopatologia.
medicina legal.
Na visão de Beck, Freeman, Davis e cols;
I. A conceituação de personalidade releva o papel da história evolutiva na formação dos nossos padrões de pensamento, sentimento e ação.
PORQUE
II . É possível compreender melhor as estruturas, as funções, e os processos da personalidade se examinarmos as atitudes, os sentimentos e os comportamentos à luz de sua possível relação com estratégias etológicas .
as afirmativas I e II estão corretas, e a afirmativa II é uma justificativa da afirmativa I.
as afirmativas I e II estão corretas, e a afirmativa II não é uma justificativa da afirmativa I
a afirmativa I está correta, mas a afirmativa II está errada.
a afirmativa I está errada, mas a afirmativa II está correta.
as afirmativas I e II estão erradas.
As Nações Unidas, em 2002, informou a incidência crescente de todas as formas de violência juvenil. De acordo com Waiselfisz (2005), a taxa de mortalidade referente a essa população cresceu de 128 para 137 em 100 mil habitantes entre 1980 e 2002, enquanto a taxa global de mortalidade da população brasileira caiu de 633 para 561 em 100 mil habitantes no mesmo período. Essas informações sustentam alguns discursos equivocados e preconceituosos. Qual a opção abaixo não está correta no que diz respeito aos discursos sobre a violência juvenil e os jovens pobres brasileiros?
Os discursos da mídia associam, de forma insistente, juventude, violência e pobreza.
O jovem de baixa renda se tornou ícone da violência juvenil. Naturaliza-se assim, uma nova classe perigosa para a sociedade.
A disseminação de uma cultura que identifica o jovem como sujeito perigoso, responsável pela violência e insegurança generalizadas. Essa disseminação naturaliza os fatos, facilitando uma compreensão do fenômeno dentro de uma história e de uma sociedade que o produz.
Os meios de comunicação, na lógica da ocorrência policial, ao fazerem a cobertura sobre atos infracionais, reproduzem visões sensacionalistas e preconceituosas.
A criminalização da juventude impossibilita a visibilidade da violência que se comete contra jovem estigmatizado chamado de menor e esteriotipado como bandido típico.
Sobre as penas alternativas aplicadas aos condenados, tem-se que as atividades a eles atribuídas devem ser cumpridas na proporção de uma hora de tarefa por dia de condenação e
cumpridas na região do país escolhida por seus familiares.
combinadas entre o condenado e seu empregador.
realizadas no próprio ambiente de trabalho do condenado.
impostas pelo diretor do presídio.
adequadas às suas aptidões pessoais.
Assinale a alternativa INCORRETA.
Uma equipe interdisciplinar de saúde é composta por indivíduos com diversas formações que trabalham juntos como uma unidade ou sistema.
Os membros da equipe interdisciplinar trabalham juntos para resolver os problemas dos pacientes que são extremamente complexos para serem resolvidos por uma disciplina.
Uma equipe de saúde possui como características peculiares desempenho coletivo, responsabilidade coletiva e tomada de decisão coletiva.
O princípio da integralidade pressupõe o trabalho interdisciplinar.
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