Questões de Psicologia

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Analisando a inserção do Psicólogo na saúde Pública, é correto afirmar que:

  • A.

    Os 48 anos de regulamentação retratam a Psicologia como uma profissão que conquistou sua inserção social e representatividade política.

  • B.

    Instituiu-se como um campo do saber e uma prática efetiva para a construção de um projeto de transformação social.

  • C.

    Ao fazer um retrospecto da estruturação da Psicologia no campo da saúde pública, é necessário analisar apenas a forma como suas práticas vêm se organizando ao longo das décadas.

  • D.

    O ingresso efetivo dos psicólogos na saúde pública deu-se em virtude de sua vinculação e participação nas propostas por uma reforma social.

  • E.

    Não se pode dizer que a entrada do psicólogo na saúde pública tenha sido resultado de uma "conscientização profissional" quanto ao seu papel junto às camadas mais pobres da população e sim à crise geral do capitalismo.

Podemos definir Percepção como:

  • A.

    É um processo relativo da realidade.

  • B.

    A percepção uma forma de comunicação que independe da atribuição de significado a situação vivida.

  • C.

    Nada tem haver com a cognição.

  • D.

    Não é um processo que vai desde a recepção do estímulo pelos órgãos do sentido até a atribuição de significado ao estímulo.

  • E.

    Nenhuma das respostas anteriores.

As instituições de sequestro tem por objetivo

  • A.

    a facilitação para a criação de organizações criminosas dentro dos presídios.

  • B.

    a captura dos bens dos réus em crimes hediondos.

  • C.

    a distribuição dos detentos levando-se em consideração suas características de personalidade.

  • D.

    o controle da família do detento visando sua ressocialização.

  • E.

    o controle dos indivíduos como forma de exercício do poder.

Segundo Beck, Freeman, Davis e cols, entre os objetivos do uso das técnicas comportamentais estão:

I. alterar comportamentos autoderrotistas.

II. incluirumcomponente criador de habilidades.

III. testar cognições com o uso de tarefas de casa comportamentais .

IV. potencializar a introspecção.

Dos itens acima mencionados:

  • A.

    somente I e II estão corretos.

  • B.

    somente I, II e III estão corretos.

  • C.

    I, II, III e IV estão corretos.

  • D.

    somente II e III estão corretos.

  • E.

    somente III e IV estão corretos.

Considere as afirmações abaixo em relação aos fundamentos na esfera do Estado para a definição das políticas públicas e a chamada "questão social":

I. Questão social pode ser definida como o conjunto dos problemas políticos, sociais e econômicos postos pela emergência da classe operária no processo de constituição da sociedade capitalista; em suma, a manifestação no cotidiano da vida social da contradição capital-trabalho.

II. Como tal, ela não se constitui em uma condição acessória e transitória, mas constitutiva do desenvolvimento capitalista, com seus diferentes estágios produzindo diferentes manifestações.

III. Com o protagonismo da classe operária, a questão social passa a ser tratada como questão política e transforma-se em objeto de intervenção sistemática por parte do Estado, mas de forma fragmentária e parcializada: política social transmuta-se em políticas sociais, correspondendo às diferentes expressões da questão social – e assim enfrentadas.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e II.

  • E. I, II e III.

Assinale a alternativa correta, com relação ao conceito de gênero em psicologia social:

  • A.

    é capaz de dar conta da complexidade das relações sociais por si só, sem necessidade de aproximar-se de outros registros de diferenciação social como classe e etnia.

  • B.

    pode ser entendido como uma categoria descritiva das relações sociais, mas também analítica dessas mesmas relações.

  • C.

    diz respeito à diferenças entre homens e mulheres tomadas em seus aspectos naturais e não sociais.

  • D.

    remete somente às feminilidades uma vez que seus estudos são realizados tradicionalmente por mulheres e sobre mulheres.

  • E.

    nenhumas das alternativas.

A expressão assimilação da cultura carcerária pode ser atribuída a:

  • A.

    indivíduo que passa por uma série de transformações induzidas pela cultura da penitenciária.

  • B.

    movimentos interiores do detento que visam a retomada da privacidade.

  • C.

    luta pela individualidade perdida nas instituições disciplinares.

  • D.

    grupo que busca organizações criminosas para lutar pelos seus direitos dentro da penitenciária.

  • E.

    força empreendida pelo detento para a manutenção dos vínculos familiares.

A personalidade pode ser conceitualizada como uma organização relativamente estável, composta por sistemas e modos. Sistemas de estruturas interligadas são responsáveis pela sequência que se estende da recepção de um estímulo até o ponto final de uma resposta comportamental. Segundo Beck, Freeman, Davis e cols, nessa abordagem teórica, estas estruturas interligadas são denominadas:

  • A.

    id.

  • B.

    constructos emocionais.

  • C.

    ego.

  • D.

    esquemas.

  • E. superego.

Apesar de as crianças serem relativamente indiferentes a considerações de idade e sexo, logo desenvolvem uma aguda sensibilidade no que se refere aos valores do status e podem disputar os papéis de maior prestígio. Poderá ser penoso mas ao mesmo tempo esclarecedor para os pais notar quão freqüentemente a mãe, por seu poder de decisões nas áreas centrais da vida da criança, tais como, que roupa pôr, quando e o que comer, assume um prestígio muito maior que o do pai. Um exemplo do comportamento de uma menina de quatro anos de idade com qualidades marcantes de liderança com relação a um menino de pouco prestígio no grupo, mostra, incidentalmente, alguns status ligados a papéis específicos da sociedade. O menino tinha tentado persistentemente intrometer-se numa brincadeira de casinha na qual a menina desempenhava o papel de “mamãe”. Finalmente, com toda a habilidade de um líder nato, ela aceitou e dispôs dele em um segundo: “OK! Você será o “papai”. Termine seu café da manhã e eu devo levá-lo à estação de trem. Aqui está sua pasta e você deve pegar o trem. Tchau.” Diante da sentença acima assinale a alternativa correta:

  • A.

    A citação ilustra como o jogo dramático, algumas vezes, mostra nossas características adultas em uma expressão audaz e surpreendente;

  • B.

    Os insights mas extraordinários, entretanto, vêm quando os pais encontram eles mesmos projetados como uma voz de choramingas, como um monumento de pomposidade, como um ogro adormecido que, se perturbado, rosna e range os dentes;

  • C.

    As representações infantis do comportamento adulto muitas vezes refletem a ternura dos pais, o humor e o bom senso;

  • D.

    Todas as alternativas acima.

São medidas socioeducativas aquelas que são aplicadas

  • A.

    nas situações envolvendo vítimas participantes dos programas de proteção governamentais.

  • B.

    quando há necessidade de organizar a autoridade parental em situações de divórcio litigioso com filhos.

  • C.

    nos casos que envolvem idosos ou seus familiares em atos infracionais.

  • D.

    quando há identificação de abuso sexual intrafamiliar em deficientes mentais.

  • E.

    nos casos envolvendo adolescentes na prática de atos infracionais.

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