Questões de Psicologia

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Considere as afirmações abaixo sobre os transtornos de ansiedade:

I. Um ataque de pânico é representado por um período distinto no qual há o início súbito de intensa apreensão, terror ou temor, frequentemente associados com sentimentos de catástrofe iminente.

II. A fobia específica caracteriza-se por ansiedade clinicamente significativa provocada pela exposição de um objeto ou situação específicos e temidos, frequentemente elevando o comportamento de esquiva.

III. A fobia social caracteriza-se por ansiedade clinicamente significativa provocada pela exposição de certos tipos de situações familiares ou de desempenho, frequentemente elevando o comportamento de esquiva.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas III.

  • D.

    Apenas I e II.

  • E.

    I, II e III.

Acerca da assistência psicológica em oncologia, julgue os itens a seguir.

Quando a equipe de oncologia levanta a hipótese de depressão severa ou outras psicopatologias entre seus pacientes, o psicólogo deve sugerir o encaminhamento desses pacientes ao psiquiatra para avaliação e, se for o caso, medicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ana, com vinte e dois anos de idade, internada há dois meses, aproximadamente, em hospital psiquiátrico, apresenta discurso desorganizado, anormalidade motora, perturbações no padrão do sono e, por vezes, recusa alimentação, com base em suas crenças delirantes. A paciente relata que, todas as noites, enquanto todos dormem, baratas aglomeram-se a sua volta com o objetivo de morder sua cabeça. Ana justifica a queda de cabelo, relatada pela família da paciente em entrevista inicial, com a ação noturna dos insetos. Ela passa boa parte do tempo sozinha e mostra-se, comumente, resistente aos esforços de mobilização. Exceção a esse comportamento se dá, apenas, em dois momentos: pela manhã, ao recolher flores no jardim “para o seu próprio enterro” e ao se aprontar e se perfumar, para aguardar a família que “virá ao seu enterro”. Ambos os comportamentos repetem-se todos os dias, no mesmo horário.

Com referência ao caso clínico hipotético acima apresentado, assinale a opção correta.

  • A.

    Trata-se de caso de fobia específica, cujo objeto fóbico é a barata. O medo é acentuado e persistente, excessivo e irracional, em presença ou antecipação do objeto. No caso de Ana, é possível apontar comportamentos de esquiva ou antecipação ansiosa, além de sofrimento significativo com relação à situação temida.

  • B.

    O caso de Ana indica esquizofrenia catatônica, com base nos critérios diagnósticos de presença de delírios, discurso e comportamento desorganizado e ausência ou diminuição na reatividade ao ambiente.

  • C.

    O caso clínico em questão é compatível com esquizofrenia paranoide, diagnosticada com base na presença de discurso desorganizado, delírios e alucinações proeminentes, com relativa preservação do funcionamento cognitivo e do afeto.

  • D.

    O caso sugere o diagnóstico de transtorno da personalidade borderline, tendo em vista os sintomas de instabilidade de autoimagem e afetos, assim como comportamentos repetitivos e perturbação da identidade, associados aos delírios.

  • E.

    Apesar da presença de delírios, o caso corresponde ao transtorno de personalidade histriônica, pois Ana se coloca no “centro das atenções” com discurso intencionalmente desorganizado e excessivamente impressionista. Ao exibir teatralidade e expressão emocional exagerada, ela tenta convencer a terceiros de que precisa de atenção especial e de que seu caso é de gravidade relevante.

“Pode-se começar dizendo que as estruturas caracteriológicas, os sintomas, as inibições e os estereótipos que configuram as diversas síndromes psicopatológicas resultam de um jogo dialético entre as relações objetais, as ansiedades e, para contra-arrestá-las, os tipos de mecanismos que são utilizados pelo ego. Pode-se dizer, psicanaliticamente falando, que fazer um diagnóstico clínico implica fazer uma análise sintática de como se articulam entre si as diferentes partes e níveis das várias subestruturas psíquicas (...).” (ZIMERMAN, 1999, p. 197). A partir disso, responda as questões 31, 32 e 33.

Sobre a neurose, analise as proposições abaixo:

I. Afecção psicogênica em que os sintomas são a expressão simbólica de um conflito psíquico que tem raízes na história infantil do sujeito e constitui compromissos entre o desejo e a defesa.

II. Pode-se dizer que a fisionomia clínica das neuroses é caracterizada: por sintomas neuróticos (que relaciona-se a impossibilidade do ego encontrar na identificação do seu próprio personagem boas relações com os outros e um equilíbrio interior satisfatório) e por caráter neurótico do ego (que relaciona-se as perturbações dos comportamentos, sentimentos ou ideias que manifestam uma defesa contra a angústia).

III. A nosografia distingue neuroses, psicoses, perversões e afecções psicossomáticas, enquanto o estatuto nosográfico daquilo a que se chama neuroses atuais, neuroses traumáticas ou neuroses de caráter continua a ser discutido.

São CORRETAS:

  • A.

    I, II e III;

  • B.

    I e II;

  • C.

    II e III;

  • D.

    I e III;

  • E.

    N.D.A.

A teoria do desenvolvimento humano de Piaget é dividida em períodos ou fases, sendo cada uma delas caracterizada por:

  • A.

    aquilo que já está sedimentado no comportamento de desenvolvimento proximal.

  • B.

    aquilo que de melhor o indivíduo consegue fazer nessas faixas etárias.

  • C.

    aquisições novas e que pertencem a rigor à fase subsequente.

  • D.

    aquelas aprendizagens desenvolvidas nas fases anteriores.

  • E.

    reações afetivas, demonstrando a assimilação das condutas esperadas para a fase.

Considerando o desenvolvimento organizacional, o treinamento para educação continuada, a aprendizagem por competência e a gestão estratégica de pessoas, julgue os itens subsequentes.

Os objetos do treinamento, diferentemente da educação continuada, enfatiza mais características assistenciais, de investimento e (ou) administrativas do que de desenvolvimento de novas competências.

  • C. Certo
  • E. Errado

São características de retardo mental moderado, EXCETO:

  • A.

    A maioria dos indivíduos com esse nível de retardo mental adquire habilidade de comunicação durante os primeiros anos da infância.

  • B.

    Beneficiam-se de treinamento profissional, e, com moderada supervisão, podem cuidar de si mesmos.

  • C.

    Podem beneficiar-se do treinamento de habilidades sociais e ocupacionais, em que progredirão além do nível de segunda série em temas acadêmicos.

  • D.

    Durante a adolescência, suas dificuldades no reconhecimento de convenções sociais podem interferir no relacionamento com seus pares.

  • E.

    Na idade adulta, a maioria é capaz de executar trabalhos não qualificados ou semiqualificados sob supervisão, adaptando-se bem à vida em comunidade.

A inserção do psicólogo em serviços de oncologia é realidade nos dias atuais para serviços tanto públicos quanto privados. Julgue os próximos itens acerca da justificativa para essa inserção.

A ênfase moderna está no modelo de saúde que reconhece a interação de variáveis biopsicossociais no processo saúde-doença.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao desenvolvimento normal e psicopatológico da criança e do adolescente, assinale a opção correta.

  • A.

    O diagnóstico é fundamental para averiguação do curso e do tratamento adequado ao transtorno apresentado.

  • B.

    O curso e o tratamento são elementos fundamentais no tratamento e devem ser estabelecidos antes mesmo do diagnóstico de transtorno.

  • C.

    O curso e o tratamento do transtorno são irrelevantes, pois cada indivíduo responde de maneira singular aos distúrbios.

  • D.

    Em casos de transtornos simultâneos, o curso e o tratamento relativos aos distúrbios mais brandos não devem ser vislumbrados, uma vez que essas desordens tendem a desaparecer após três meses, em média, de tratamento.

  • E.

    O curso e o tratamento de transtornos estão relacionados com o início do surgimento dos sintomas, bem como o modo como a criança ou o adolescente se adapta às mudanças advindas.

Os transtornos de hábitos e impulsos são caracterizados por atos repetidos que não tem nenhuma motivação racional clara e que geralmente prejudicam os interesses do próprio paciente e aqueles de outras pessoas. São transtornos classificados como de hábitos e impulsos:

  • A.

    Pedofilia, exibicionismo, voyeurismo;

  • B.

    Histeria, fetichismo, pedofilia;

  • C.

    Tricotilomania, piromania, pedofilia;

  • D.

    Jogo patológico, tricotilomania, piromania;

  • E.

    Pedofilia, jogo patológico, histeria.

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