Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pedro, funcionário público, é avaliado como ambicioso, impaciente, agressivo e muito hostil pela psicóloga do serviço médico local. Seu superior imediato, que, além de apresentar essas mesmas características, é muito exigente, informa que Pedro é centralizador, competitivo e mostra alta demanda por qualidade e rapidez nos serviços. Pedro fuma pelo menos 60 cigarros ao dia e rotineiramente toma duas a três doses de bebida destilada à noite para iniciar o sono porque, segundo ele, não consegue relaxar para dormir sem a bebida. Recentemente, Pedro foi diagnosticado como portador de doença cardiovascular.
Com referência ao caso hipotético apresentado acima, julgue os itens de 161 a 167.
As características de Pedro descritas pela psicóloga e pelo superior, somadas ao tabagismo, são variáveis comportamentais que potencializam o risco de que ele venha a ser vítima de um episódio clínico grave, como um infarto agudo do miocárdio.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando a psicologia aplicada ao trabalho, julgue os itens que se seguem.
A psicologia aplicada ao trabalho e às organizações possui interfaces com outras disciplinas e áreas de atuação, como a administração, a economia, a ciência política, a antropologia e a educação.
O plano estratégico de uma organização corresponde
ao conjunto das normas de decisão que tem por objetivo orientar o comportamento da empresa ao longo de seu caminho em direção aos objetivos traçados.
aos instrumentos de coleta de informações do cenário externo e interno.
à administração de todos os recursos financeiros visando a atingir o objetivo empresarial.
à gestão das potencialidades e fraquezas de uma organização com foco na superação de obstáculos e alcance de destaque no mercado.
ao processo de adaptação da organização às demandas de mercado e às exigências de seus colaboradores com o objetivo de obter o lucro projetado.
Algumas necessidades estudadas por Maslow levam à autoconfiança, por exemplo: ganhar da empresa bolsa de estudos para a faculdade, participação nos resultados da empresa, promoção de cargo. Quando frustradas, estas necessidades podem gerar sentimentos de inferioridade. A quais necessidades isso se refere? Assinale a alternativa CORRETA. BANOV, Marcia Regina. Psicologia no gerenciamento de pessoas. São Paulo: Atlas, 2009, 70.
Necessidades de estima.
Necessidades de segurança.
Necessidades sociais.
Necessidades fisiológicas.
Necessidades de autorealização.
Ainda com referência às ações básicas de saúde e aos níveis de atenção à saúde, julgue os itens a seguir.
A atenção básica é o nível de atenção em saúde que favorece a produção de vínculos terapêuticos entre equipes de saúde e usuários, sem o qual a ação clínica corre o risco de ser corrompida por tecnologias medicalizantes.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2011
Considerando a psicologia aplicada ao trabalho, julgue os itens que se seguem.
Questões ambientais externas à organização e clima social no trabalho são fatores estudados por psicólogos organizacionais em gestão de pessoas.
Os processos de comunicação nas organizações, de acordo com Bordow e Moore (1991), têm quatro importantes funções: informativa, sistêmica, literal e figurativa. Na função informativa, a comunicação
cria o ponto de diferenciação mais poderoso de uma organização, a sua identidade.
relaciona os membros organizacionais e cria eficiências para a interação social.
envolve significado e sentido, comunicação é sense marketing.
relaciona a organização a seus vastos ambientes e legitima a organização.
transporta a informação sobre fatos e números que são a base para a ação informada, a comunicação gera ação.
Ainda com referência às ações básicas de saúde e aos níveis de atenção à saúde, julgue os itens a seguir.
O sistema de saúde deve ser organizado em níveis crescentes de complexidade, compreendendo a atenção primária (ou básica), a média e a alta complexidade. O fortalecimento das ações básicas de saúde na atenção primária torna o sistema mais efetivo porque possibilita o enfrentamento da situação epidemiológica de hegemonia das condições crônicas e o impacto positivo nos níveis de saúde da população.
Os três elementos para análise da complexidade de uma organização mais comumente identificados são: diferenciação horizontal, diferenciação vertical ou hierárquica e dispersão geográfica. A diferenciação horizontal refere-se
à quantidade de escritórios e filiais de vendas.
ao número de níveis hierárquicos existentes.
ao modo como são subdivididas as tarefas desempenhadas pela organização.
à forma como a autoridade é distribuída entre os diversos níveis da organização.
ao modo como a comunicação se processa entre as diversas equipes de trabalho.
Ainda com referência às ações básicas de saúde e aos níveis de atenção à saúde, julgue os itens a seguir.
Os sistemas de saúde baseados em uma forte orientação para a atenção primária têm-se mostrado inadequados nos países em desenvolvimento, onde a maior demanda recai sobre serviços de saúde ofertados pela média complexidade nas unidades hospitalares e de urgência e emergência.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...