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Segundo o texto acima, as principais preocupações da Psicologia Social, não incluem o(a)
impacto de um indivíduo no comportamento e nas crenças de outro indivíduo.
impacto de um grupo no comportamento e nas crenças de um indivíduo.
influência do comportamento de um indivíduo sobre sua própria saúde mental.
impacto de um integrante nas atividades e na estrutura de um grupo.
influência de um grupo nas atividades e na estrutura de outro grupo.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A competição internacional, a complexidade crescente do conhecimento técnico e o grande fluxo de informações impõem a utilização, nas organizações, de formas inovadoras de seleção e avaliação, bem como o aproveitamento eficaz dos recursos humanos. A esse respeito, julgue os itens seguintes.
O resultado das avaliações não deve ser usado para punir os empregados porque essas punições não são contingentes aos comportamentos emitidos.
Em um curso de orientação a jovens condutores para prevenção de acidentes de trânsito, foi apresentado o seguinte caso para a análise. Um casal saiu da maternidade com seu filho recémnascido, acompanhado do primogênito de oito anos de idade e da irmã da parturiente, grávida de oito meses. O carro em que estavam era novo, possuía cinco portas e era equipado com cinto de segurança de três pontos em todos os lugares de passageiro. A mãe sentou-se no banco traseiro, colocou um cinto de segurança em seu corpo e transportou o bebê em seu colo. A grávida acomodou-se no banco da frente, sem o cinto de segurança, porque a barriga já estava muito grande e o cinto causava desconforto. A criança de oito anos de idade foi acomodada no banco traseiro, usando o cinto de três pontos. O pai dirigia o carro e, com pressa de chegar a casa, ultrapassava a velocidade permitida para as vias percorridas e buzinava para os outros carros, tentando forçar a ultrapassagem. Ao ser parado por um policial, que o alertou sobre seu comportamento inadequado no trânsito, ele argumentou que precisava chegar rápido ao destino para garantir o conforto do bebê, da esposa e da gestante. O policial reafirmou a inadequação de seu comportamento, mas liberou o carro sem aplicar nenhuma multa. O motorista seguiu o trajeto dando risadas e enaltecendo a própria habilidade em convencer o policial a ser complacente. Virando a esquina, ele voltou a dirigir como antes, verbalizando que era mesmo um bom motorista.
Considerando essa situação, julgue os itens a seguir, submetidos à análise no referido curso de orientação.
A acomodação do recém-nascido no colo da mãe foi feita de modo apropriado, em conformidade com a indicação de segurança máxima para o transporte de recém-nascidos.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A dor é um dos maiores estressores da humanidade. Atualmente, pesquisadores de diferentes áreas têm envidado esforços para a formação de equipes interdisciplinares que buscam investigar e desenvolver técnicas e procedimentos para melhor reconhecer, avaliar e tratar a condição álgica da pessoa em sofrimento. Julgue os itens de 71 a 75, acerca da dor e dos aspectos psicológicos envolvidos na percepção álgica.
De acordo com o modelo psicanalítico, conflitos intrapsíquicos podem ser convertidos em dor física por meio de mecanismos psicodinâmicos, ou seja, sintomas de dor podem ser entendidos como símbolo de um conflito emocional subjacente. Por exemplo, uma queixa de dor pélvica continuada pode descrever, de fato, a expressão somática de conflitos não resolvidos relativos a desejos sexuais inaceitáveis.
O estudo de caso tem como um dos objetivos descrever em profundidade o perfil psicológico do indivíduo e seu contexto social, de modo a diagnosticar um problema e fazer os encaminhamentos necessários para sua solução. Para isso, aplica técnicas de entrevista, observações e simulação. Nessa direção, as consequências diretas dessa intervenção para o indivíduo é
a melhoria de suas condições de saúde.
o enriquecimento da sua vida social e cultural.
a melhoria de sua avaliação de desempenho.
a potencialização de sua percepção para provocar mudanças.
a redefinição do seu posto de trabalho.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
A competição internacional, a complexidade crescente do conhecimento técnico e o grande fluxo de informações impõem a utilização, nas organizações, de formas inovadoras de seleção e avaliação, bem como o aproveitamento eficaz dos recursos humanos. A esse respeito, julgue os itens seguintes.
O nível de especificidade do critério de avaliação está associado ao fato de o trabalho envolver diversas tarefas que podem ser avaliadas a partir de várias perspectivas.
Em um curso de orientação a jovens condutores para prevenção de acidentes de trânsito, foi apresentado o seguinte caso para a análise. Um casal saiu da maternidade com seu filho recémnascido, acompanhado do primogênito de oito anos de idade e da irmã da parturiente, grávida de oito meses. O carro em que estavam era novo, possuía cinco portas e era equipado com cinto de segurança de três pontos em todos os lugares de passageiro. A mãe sentou-se no banco traseiro, colocou um cinto de segurança em seu corpo e transportou o bebê em seu colo. A grávida acomodou-se no banco da frente, sem o cinto de segurança, porque a barriga já estava muito grande e o cinto causava desconforto. A criança de oito anos de idade foi acomodada no banco traseiro, usando o cinto de três pontos. O pai dirigia o carro e, com pressa de chegar a casa, ultrapassava a velocidade permitida para as vias percorridas e buzinava para os outros carros, tentando forçar a ultrapassagem. Ao ser parado por um policial, que o alertou sobre seu comportamento inadequado no trânsito, ele argumentou que precisava chegar rápido ao destino para garantir o conforto do bebê, da esposa e da gestante. O policial reafirmou a inadequação de seu comportamento, mas liberou o carro sem aplicar nenhuma multa. O motorista seguiu o trajeto dando risadas e enaltecendo a própria habilidade em convencer o policial a ser complacente. Virando a esquina, ele voltou a dirigir como antes, verbalizando que era mesmo um bom motorista.
Considerando essa situação, julgue os itens a seguir, submetidos à análise no referido curso de orientação.
Ao observar o comportamento do pai, pelo processo de modelação com reforçamento vicariante, o filho de oito anos de idade pode aprender respostas inadequadas e de risco no trânsito.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
As teorias da personalidade dividem-se em teorias psicodinâmicas, teorias estruturais, teorias experienciais e teorias da aprendizagem. (Hall, Lindzey e Campbell). Acerca de tais teorias, assinale a opção correta.
As teorias da aprendizagem enfatizam a base aprendida das tendências de resposta, com ênfase no processo de aprendizagem, e não nas tendências resultantes.
As teorias psicodinâmicas enfatizam os motivos conscientes e os inconscientes dos comportamentos humanos.
As teorias estruturais baseiam-se em uma tendência de comportamento humano.
As teorias experienciais baseiam-se em experimentos e testes.
As teorias da aprendizagem baseiam-se na memória, na acuidade visual, na orientação espacial, entre outras.
Leia a seguinte afirmativa: as instituições para jovens em situação de vulnerabilidade social e psicológica enfrentam dificuldades em atender, de modo mais qualificado, seus objetivos e missão, o que repercute no comprometimento do resgate da identidade e cidadania desses jovens. Essa situação poderia ser melhorada se o psicólogo tivesse respaldo normativo e prático para desenvolver ações que minimizem o problema. Entre essas ações, não seria eficiente
a necessidade de treinamento constante para as pessoas recém-contratadas.
o desenvolvimento de estratégias de gerenciamento baseado na centralização das decisões.
a redefinição dos perfis profissiográficos.
a análise detalhada das funções ocupacionais a serem preenchidas.
a criação de um plano de carreira.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens subsequentes.
A análise dos elementos contextualizados das características organizacionais e de seu ambiente externo, característica do modelo de gestão baseado em modismos, não atende às necessidades específicas da organização, visto que impede a realização de práticas diferenciadas.
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