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Em um curso de orientação a jovens condutores para prevenção de acidentes de trânsito, foi apresentado o seguinte caso para a análise. Um casal saiu da maternidade com seu filho recémnascido, acompanhado do primogênito de oito anos de idade e da irmã da parturiente, grávida de oito meses. O carro em que estavam era novo, possuía cinco portas e era equipado com cinto de segurança de três pontos em todos os lugares de passageiro. A mãe sentou-se no banco traseiro, colocou um cinto de segurança em seu corpo e transportou o bebê em seu colo. A grávida acomodou-se no banco da frente, sem o cinto de segurança, porque a barriga já estava muito grande e o cinto causava desconforto. A criança de oito anos de idade foi acomodada no banco traseiro, usando o cinto de três pontos. O pai dirigia o carro e, com pressa de chegar a casa, ultrapassava a velocidade permitida para as vias percorridas e buzinava para os outros carros, tentando forçar a ultrapassagem. Ao ser parado por um policial, que o alertou sobre seu comportamento inadequado no trânsito, ele argumentou que precisava chegar rápido ao destino para garantir o conforto do bebê, da esposa e da gestante. O policial reafirmou a inadequação de seu comportamento, mas liberou o carro sem aplicar nenhuma multa. O motorista seguiu o trajeto dando risadas e enaltecendo a própria habilidade em convencer o policial a ser complacente. Virando a esquina, ele voltou a dirigir como antes, verbalizando que era mesmo um bom motorista.
Considerando essa situação, julgue os itens a seguir, submetidos à análise no referido curso de orientação.
A criança de oito anos poderia trocar de lugar com a gestante, sendo acomodada no banco dianteiro e, desde que a faixa subabdominal do cinto de segurança cruze o estômago e a faixa transversal cruze o pescoço, não precisaria de qualquer outro dispositivo de retenção.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Hall, Lindzey e Campbell defendem que as teorias da personalidade têm sua aceitação ou rejeição determinadas por sua utilidade. No que se refere às teorias da personalidade, assinale a opção correta.
O norteador empírico (pesquisas, testes etc.) não é importante, visto que determinada teoria da personalidade constituída pós eventos é construída a partir do que já foi observado, não sendo capaz de predizer comportamentos humanos.
As teorias da personalidade devem ser consideradas verdadeiras ou falsas.
Tais teorias devem ser capazes de responder a qualquer comportamento humano.
Não é essencial que determinada teoria da personalidade gere predições sobre comportamentos humanos, uma vez que estes não podem ser padronizados.
O termo utilidade refere-se à verificabilidade e à abrangência das predições.
O uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas constitui um dos problemas que pode trazer danos à saúde mental. O diagnóstico precoce pode ajudar no tratamento e prognóstico. No entanto, esse diagnóstico é difícil, uma vez que é difuso o conceito do alcoolismo e sua existência coabita com outros transtornos psíquicos, tendo, assim, uma etiologia diversificada. Diante desse contexto, o psicólogo deve, inicialmente,
buscar dados junto a uma equipe multiprofissional.
realizar um psicodiagnóstico com base, exclusivamente, em testes de personalidade.
fazer entrevista com os familiares.
apoiar-se nos dados do DMS-III para fazer o diagnóstico, pois é o método mais confiável.
diagnosticar a etapa da doença para avaliar a gravidade do transtorno e seu prognóstico.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens subsequentes.
De acordo com a política nacional de desenvolvimento de pessoal da administração pública federal, competência profissional constitui um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores para o alcance dos objetivos da instituição.
No que se refere à orientação à população acerca das questões de trânsito, julgue os itens subsequentes.
As implicações relativas a comportamentos imprudentes e direção perigosa são as mesmas tanto para portadores de necessidades especiais quanto crianças, idosos, gestantes, para as demais pessoas, porque a legislação, os riscos e as possíveis sequelas de um acidente são iguais para todos.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Segundo Kernberg, há relutância dos profissionais de saúde em diagnosticar crianças e adolescentes com transtorno de personalidade, porque
as crianças, normalmente, têm comportamentos agressivos, independentemente de apresentarem algum transtorno.
a criança, ou o adolescente, não apresenta sintomas que caracterizariam o transtorno.
tal diagnóstico implica gravidade e os convênios de saúde ainda não proporcionam, por esse motivo ou diagnóstico, atendimento a pacientes dessa faixa etária.
não existem parâmetros para avaliá-los.
é consenso que a personalidade da criança ainda está em formação, podendo, no futuro, não desenvolver o transtorno de personalidade.
À medida que o tempo passa e com um trabalho em rede, o adolescente poderá adquirir uma visão crítica a respeito dos caminhos que tenha escolhido para trilhar sua vida, como bem ilustra o seguinte trecho de um rap:
Pular o muro é só atraso, o que dá lucro é os estudos Vantagem de verdade é liberdade, livre arbítrio. Não sinto nenhum orgulho por ter fama de bandido Montado no dinheiro, drogas, armas, bem vestido. Quando se está por cima, tem mulher e tem amigo Mas dentro do presídio, no domingo, é esquecido Sem visita, sem Cobal, sem notícia, sem sorriso ...
O trabalho em rede é uma prerrogativa de destaque nas diretrizes pedagógicas do SINASE. Com base nos aspectos conceituais e metodológicos do trabalho em rede, julgue os itens que se seguem.
I A literatura aponta a prática de redes sociais como uma metodologia que se tem mostrado efetiva no resgate da convivência familiar e comunitária de adolescentes envolvidos com drogas e atos infracionais.
II O trabalho em rede com adolescentes em situação de vulnerabilidade social e familiar exige intervenção junto à rede primária, dispensando-se a rede secundária pela fragilidade das políticas públicas locais.
III O conceito de redes é polissêmico. A literatura aponta para uma diversidade de concepções diferenciadas, uma vez que o trabalho em rede contempla diferentes contextos da intervenção.
IV No âmbito da gestão governamental, a rede é vista como tópico oriundo da junção de disciplinas de política e administração, ou como um modelo estratégico de gestão de políticas ou, ainda, como um novo modelo de governança centrado no nível local.
V A conceituação de redes integra contribuições de diversas áreas do conhecimento, tais como: a psicologia social, a sociologia, a terapia familiar sistêmica, a administração de empresas, a antropologia.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
5
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Acerca da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens subsequentes.
A identificação das competências organizacionais de uma empresa deve ser feita a partir da especificação das competências individuais.
No que se refere à orientação à população acerca das questões de trânsito, julgue os itens subsequentes.
Os portadores de deficiência física, crianças, idosos e gestantes que estiverem concluindo a travessia em uma faixa de pedestres têm preferência em relação aos veículos, mesmo que ocorra o sinal verde para o veículo; no entanto, a eles é vetado o cruzamento de pistas de rolamento em viadutos, pontes ou túneis.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
No que se refere aos transtornos de personalidade, de acordo com o DSM-IV, consideram-se comorbidade
as preocupações exageradas com o corpo.
os quadros depressivos e o abuso de álcool e(ou) drogas.
os transtornos conversivos.
as alucinações auditivas e visuais.
as preocupações exageradas com doenças e medicações.
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