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Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação a conflitos entre grupos e a normas de condutas, julgue os itens a seguir.
A tática de repressão aos conflitos mantém as diferenças sob controle. Quando utilizada, silencia-se a expressão de discordâncias por meio da ênfase continuada à lealdade, à cooperação, ao trabalho em equipe e aos valores do grupo, ou, ainda, por meio de recompensas.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação a conflitos entre grupos e a normas de condutas, julgue os itens a seguir.
As regras constituem uma espécie de imposição entre as pessoas e têm por função forçar a adoção de comportamento adequado.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação a conflitos entre grupos e a normas de condutas, julgue os itens a seguir.
Sair da situação conflituosa e evitar interação, convívio e comunicação com o outro constituem formas de resolução de conflitos de grupos.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação a conflitos entre grupos e a normas de condutas, julgue os itens a seguir.
A atração de um grupo é maior quando seus componentes discordam acerca da maneira de resolver um problema em comum.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação a conflitos entre grupos e a normas de condutas, julgue os itens a seguir.
Quanto maior a diversidade e o grau de participação criativa dos membros do grupo, maior será o nível de coesão e integração grupal e mais intensa será a consolidação da cultura do grupo.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com relação a trabalho em equipe e relações humanas, assinale a opção correta.
Na constituição de equipe interprofissional, a afinidade entre os membros é o único parâmetro a ser utilizado para avaliar a adequação do trabalho em equipe.
A despersonalização, comportamento defensivo no local de trabalho, consiste em tratar as pessoas como objetos, distanciarse dos problemas, não considerar as idiossincrasias de determinadas pessoas ou o impacto dos eventos sobre elas.
O trabalho em equipe gera conflitos de relações interpessoais, denominados conflitos disfuncionais, que ocorrem estritamente porque os indivíduos possuem percepções, crenças e valores diferentes, os quais são naturalmente incompatíveis com o trabalho em conjunto.
No trabalho em equipe interprofissional, a presença de diversas especializações contribui para a diluição de competências e atribuições profissionais.
Para que sejam evitados os conflitos de relacionamento interpessoal nas equipes, os indivíduos devem trabalhar em lócus diferenciados e apresentar atitudes de lealdade, obediência, dedicação, disciplina e colaboração para com os superiores.
As punições que podem ser aplicadas ad referendum do Conselho Federal de Psicologia (CFP) ao psicólogo transgressor do Código de Ética Profissional compreendem
suspensão e cassação do exercício profissional.
suspensão do exercício profissional e multa.
multa e censura pública.
advertência e cassação do exercício profissional.
censura pública e advertência.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Em relação aos conflitos característicos das relações interpessoais e grupais, assinale a opção correta.
A ausência de qualquer tipo de conflito indica bom ambiente, boas relações e, no caso das organizações, competência.
A administração de conflitos consiste exatamente na escolha e na implantação das estratégias mais adequadas para se evitar conflitos no contexto das relações humanas.
A mediação e a arbitragem são formas de resolução de conflitos que dependem da atuação de uma terceira pessoa não envolvida diretamente no conflito.
Experimentos com grupos sociais mostram que reduzir a interdependência de funções e desvincular atuação de metas comuns, eliminando-se os objetivos de ordem superior, são ações que promovem a cooperação nas relações intergrupais.
Uma criança é encaminhada ao serviço de atendimento psicológico; porém, a instituição não relaciona nenhum responsável legal por ela. De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, este deverá
deixar de atender à criança e esperar que seja encontrado seu representante legal, para autorizar o atendimento.
atender à criança e não realizar comunicado, visto que a criança não possui um representante legal.
atender à criança sempre acompanhada de um representante do conselho tutelar que testemunhe as sessões.
atender à criança e comunicar às autoridades competentes a ausência de seu representante legal.
não atender à criança e encaminhá-la a abrigos ou a instituições que possam acolhê-la até a localização de seu representante legal.
Psicologia - Comportamento Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Os conflitos intragrupos podem ser classificados em conflitos de tarefas ou de relacionamento. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
É fácil distinguir o conflito de tarefas do conflito de relacionamento: a percepção individual da existência de tais fenômenos é delimitador eficaz da origem e da natureza do conflito.
Geralmente, o conflito de relacionamento influencia o desempenho efetivo da equipe de forma tão negativa quanto os conflitos de tarefa.
Níveis elevados de satisfação e comprometimento dos membros com as equipes influenciam positivamente a crença desses membros de que a equipe é efetiva, bem como a negociação e a cooperação entre esses membros e a administração dos conflitos que surgem durante os processos de trabalho.
Quando vivenciam altos níveis de interdependência de resultados, os membros da equipe são capazes de compreender que os colegas constituem peças fundamentais na consecução dos objetivos de trabalho propostos, o que minimiza os conflitos no grupo.
Não se observa relação negativa entre conflitos intragrupais, interdependência de tarefas e características afetivas da equipe.
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