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Psicólogos do atendimento infanto-juvenil de um hospital-escola iniciaram, em um ambulatório de cuidados preventivos, um estudo para investigar a percepção e a opinião de adolescentes sobre o uso de álcool e drogas ilícitas. Acerca desse projeto, julgue os itens seguintes.
É indicado o uso de um survey para colher os dados do estudo.
Um psicólogo está atendendo a mãe, um filho de 9 anos de idade e um de 15 anos de idade, a avó paralítica de 85 anos de idade e um tio paterno das crianças. O pai está preso, cumprindo pena por assalto à mão armada e latrocínio. A família vive em uma favela, as crianças não estudam e o tio faz as despesas básicas com seu salário de pedreiro, mas já avisou que vai se casar e que não poderá mais fazer o sustento da família.
Tendo como referência esse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
O tio deve ser excluído do processo terapêutico porque parece socialmente ajustado, é produtivo e não apresenta dificuldades evidentes.
Julgue os itens a seguir, acerca da formulação de casos e comportamento ético.
Em terapia grupal, ao longo do processo de formulação de um caso, o psicólogo deve fazer sessões individuais e trazer as informações colhidas nessas sessões para interpretação pelo grupo, assumindo que já exista um pré-consentimento do paciente, visto que o formato principal do processo é grupal.
Julgue os itens a seguir, com relação aos princípios éticos da psicologia clínica.
O princípio da beneficência diz o seguinte: "auxilie, ou não prejudique o paciente".
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com base na situação hipotética acima apresentada e nas diferentes teorias da personalidade, julgue os itens a seguir.
Segundo a teoria comportamental, os medos de Márcia têm propriedades negativamente reforçadoras, uma vez que a enviam para o pronto-socorro, onde ela recebe atenção e é retirada de suas responsabilidades escolares, por exemplo.
Uma estudante, de 12 anos de idade, chegou ao serviço de psicologia, acompanhada pela mãe, referindo dificuldades de aprendizagem. A menina relatou, e a mãe confirmou, que erra muito ao pontuar frases e acentuar palavras, ao somar e subtrair e que não memoriza dados de história e geografia. Além disso, a menina relatou dificuldade para permanecer sentada durante uma aula inteira e a mãe queixou-se de que a filha não fazia as refeições sem se levantar da mesa pelo menos três vezes, que quebrava e perdia muitos objetos e que era desobediente. A psicóloga levantou a hipótese de que a menina pudesse ser portadora de transtorno do deficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Na situação hipotética apresentada, os comportamentos descritos são incompatíveis com TDAH do tipo combinado.
Um psicólogo está atendendo a mãe, um filho de 9 anos de idade e um de 15 anos de idade, a avó paralítica de 85 anos de idade e um tio paterno das crianças. O pai está preso, cumprindo pena por assalto à mão armada e latrocínio. A família vive em uma favela, as crianças não estudam e o tio faz as despesas básicas com seu salário de pedreiro, mas já avisou que vai se casar e que não poderá mais fazer o sustento da família.
Tendo como referência esse caso hipotético, julgue os itens a seguir.
A avó deve ser excluída do processo terapêutico por ser idosa e paralítica, sem condições de auxiliar nas necessidades e na tomada de decisões da família.
Julgue os itens a seguir, acerca da formulação de casos e comportamento ético.
As experiências traumáticas devem ser mencionadas na formulação do caso somente depois que o paciente se mostrar confortável com o terapeuta, não constituindo, portanto, um tópico de avaliação.
Psicologia - Teorias da Personalidade - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
De acordo com os conceitos relacionados à inteligência propostos por Pierre Lévy, julgue as definições apresentadas nos itens abaixo.
I Inteligência distribuída por toda parte: ninguém sabe tudo, todos sabem alguma coisa, todo o saber está na humanidade.
II Inteligência incessantemente valorizada: o fato de a inteligência estar distribuída por toda parte deve transformar-se em projeto, pois essa inteligência é tantas vezes desprezada, ignorada, inutilizada e humilhada que, por isso, não é valorizada.
III Coordenação das inteligências em tempo real: o ciberespaço tornar-se-ia o espaço móvel das interações entre conhecimentos e conhecedores de coletivos inteligentes desterritorializados.
IV Inteligência coletiva: é a inteligência distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resultaria em uma mobilização efetiva das competências.
A quantidade de itens certos é igual a
1.
2.
3.
4.
Na visão de Elsa Grassano, os testes gráficos adquirem um papel central dentro do psicodiagnóstico porque são os que detectam, com maior precisão, os níveis profundos de integração e estruturação, uma vez que a possibilidade de controle intelectual e de disfarce, consciente ou inconsciente, diminui marcadamente nesses testes em relação com os testes verbais. Segundo Grassano, são os primeiros que detectam desordens psicóticas. Ao pensar a adequação ou inadequação lógico-forma das figuras gráficas, Grassano afirma que os traços adaptativos se referem a figuras centradas e de tamanho médio. Na patologia com qualidades psicóticas ou psicopáticas, os gráficos
adquirem um tamanho desmedidamente grande em relação com a folha, que representa o mundo com o qual se incluem.
apresentam excessiva diminuição de tamanho, referindo-se a sentimentos de menos valia, inibição intelectual, social e bloqueio.
apresentam figuras pequenas em uma folha com mais outras figuras.
permanecem à esquerda da folha, em tamanho médio
os gráficos permanecem à direita da folha, em tamanho próximo ao médio.
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