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A mediação é um prolongamento ou aperfeiçoamento do processo de negociação que envolve a interferência de uma aceitável terceira parte com um poder de tomada de decisão limitado ou não autoritário, sendo que essa pessoa ajuda as partes principais a chegarem, de forma voluntária, a um acordo
Um programa multidisciplinar para tratamento ambulatorial do alcoolismo recebeu um paciente encaminhado para atendimento, após admissão em coma alcoólica no serviço de pronto atendimento. Após a entrevista inicial, a psicóloga evoluiu o prontuário, informando que o paciente se encontrava na fase de contemplação, de acordo com o modelo transteórico de Prochaska e DiClemente. Considerando essa situação, julgue os itens seguintes.
Nessa fase, a tomada de decisão do paciente é o fator essencial para que ocorram as ações planejadas.
Segundo a Resolução de nº 007/2003, do CFP – Conselho Federal de Psicologia, que institui o Manual de Elaboração de Documentos decorrentes de Avaliações Psicológicas, todo documento emitido por psicólogos deve ser subsidiado em dados colhidos e analisados à luz de um instrumental técnico. O documento que faz uma apresentação descritiva acerca de situações e/ou condições psicológicas e suas determinações históricas, sociais, políticas e culturais, pesquisadas no processo de avaliação psicológica é denominado de
jurisprudência.
informe.
atestado.
laudo.
sentença.
Um programa multidisciplinar para tratamento ambulatorial do alcoolismo recebeu um paciente encaminhado para atendimento, após admissão em coma alcoólica no serviço de pronto atendimento. Após a entrevista inicial, a psicóloga evoluiu o prontuário, informando que o paciente se encontrava na fase de contemplação, de acordo com o modelo transteórico de Prochaska e DiClemente. Considerando essa situação, julgue os itens seguintes.
O paciente tem clara intenção de implementar mudanças e investe em tentativas malsucedidas por não se engajar em ações eficazes.
Um programa multidisciplinar para tratamento ambulatorial do alcoolismo recebeu um paciente encaminhado para atendimento, após admissão em coma alcoólica no serviço de pronto atendimento. Após a entrevista inicial, a psicóloga evoluiu o prontuário, informando que o paciente se encontrava na fase de contemplação, de acordo com o modelo transteórico de Prochaska e DiClemente. Considerando essa situação, julgue os itens seguintes.
O paciente mostra ambigüidade em relação ao tratamento.
Um programa multidisciplinar para tratamento ambulatorial do alcoolismo recebeu um paciente encaminhado para atendimento, após admissão em coma alcoólica no serviço de pronto atendimento. Após a entrevista inicial, a psicóloga evoluiu o prontuário, informando que o paciente se encontrava na fase de contemplação, de acordo com o modelo transteórico de Prochaska e DiClemente. Considerando essa situação, julgue os itens seguintes.
O paciente reconhece a relevância do tratamento para ele.
Um grupo de estudantes de psicologia ouviu as falas de pacientes portadores de hanseníase e agrupou essas verbalizações de acordo com o modo de enfrentamento descrito por essas verbalizações. Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma dessas verbalizações, seguida de uma proposta de classificação feita pelos estudantes, que deve ser julgada.
Eu nunca mais usei bebidas alcoólicas, faço exercícios físicos e tomo os poliquimioterápicos. Todo material que encontro sobre hanseníase eu leio e procuro informações com os médicos. Enfrentamento focado no problema.
Um grupo de estudantes de psicologia ouviu as falas de pacientes portadores de hanseníase e agrupou essas verbalizações de acordo com o modo de enfrentamento descrito por essas verbalizações. Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma dessas verbalizações, seguida de uma proposta de classificação feita pelos estudantes, que deve ser julgada.
Não quero mais fazer o tratamento que me faz tanto mal. Os médicos não conseguem me curar, mas Deus consegue e ele será o meu médico a partir de hoje. Enfrentamento focado no problema.
O diretor de um curso universitário pretende selecionar alunos para atividades burocráticas e serviços simples de digitação. Para isso, considerou alguns critérios como desempenho acadêmico, avaliação dos professores e disponibilidade.
O desempenho do aluno e a avaliação do professor em cada disciplina serão acompanhados durante um ano logo após o ingresso do aluno na universidade. Para comprovar a validade preditiva dos testes que pretende aplicar para selecionar os alunos, o diretor deve:
estabelecer um coeficiente de correlação entre o êxito escolar e a disponibilidade de tempo;
comparar as notas dos alunos no momento em que foram aprovados, o desempenho acadêmico e a avaliação dos professores;
calcular a média de todos os alunos aprovados e comparar com a média dos alunos não- aprovados;
comparar os resultados dos novos alunos com os resultados dos alunos que já se formaram;
testar os alunos ao ingressarem na universidade e no último período do curso.
Psicologia - Psicologia das emergências e desastres - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca dos deveres fundamentais do psicólogo, de acordo com seu código de ética, julgue os itens a seguir.
É dever do psicólogo prestar serviços em quaisquer situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal, oferecendo-se em auxílio assistencial e não profissional, abstendo-se de aplicar técnicas psicológicas.
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