Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o conceito de resiliência avalie as afirmativas a seguir:
I - o conceito de resiliência supõe que alguns indivíduos são invulneráveis a fatores estressantes;
II- indivíduos resilientes apresentam traços de resiliência em todas as situações traumáticas vividas;
III- uma incorporação pouco cuidadosa do conceito de resiliência pode implicar no risco de uma leitura estigmatizadora sobre os não-resilientes;
IV- em alguns casos, é importante nomear um tutor de resiliência.
apenas a afirmativa I está correta;
apenas as afirmativas I e II estão corretas;
apenas a afirmativa III está correta;
apenas as afirmativas I e IV estão corretas;
todas as afirmativas estão corretas.
Acerca dos deveres fundamentais do psicólogo, de acordo com seu código de ética, julgue os itens a seguir.
O psicólogo deve orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestação de serviços psicológicos, e guardar confidencialidade irrestrita dos documentos pertinentes ao bom termo do trabalho.
Psicologia - Psicologia Social e Comunitária - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Julgue os itens a seguir, acerca da velhice e do envelhecimento.
Embora os cuidados com o idoso dependente, quando dispensados pelos filhos sejam, em geral, compulsórios, o asilamento é visto geralmente de forma negativa tanto pelo idoso quanto pela família.
De uma perspectiva inclusiva, a função mais relevante da avaliação durante a educação básica é a pedagógica, entendida como a
utilização das informações e dos juízos avaliativos para tomar decisões quanto à melhor organização e desenvolvimento dos processos educativos.
seleção e inclusão de determinados alunos em função dos resultados obtidos, possibilitando a escolha de objetivos mais simples e ajustados.
definição de critérios flexíveis para a decisão do nível de conhecimento necessários aos diferentes alunos para passar ou não para a série seguinte.
atribuição de créditos perante a sociedade de que as aprendizagens realizadas pelos alunos os capacitam para determinadas atividades e tarefas.
decisão de ordem sócio-econômica realizada no início de um processo de ensino e aprendizagem, para adaptar os alunos ao sistema de ensino.
Um teste envolvendo duas características psicométricas tem alta validade preditiva ( r = 0.92). Nesse caso:
ele deve ser considerado ineficaz quanto a essas duas características;
nada se pode concluir sem informações adicionais sobre a variável critério;
ele deve ter baixa fidedignidade para que um teste seja válido;
ele deve ser selecionado para compor uma bateria de testes e/ou ser usado como teste individual, pois revela, também, alta precisão de resultados;
ele deve ser desconsiderado como instrumento psicológico de medida, pois as duas características são incompatíveis.
De acordo com Tapia, uma conduta básica de um professor de Ensino Médio preocupado com a motivação de seus alunos durante o curso, é
explicitar, com clareza, seu sistema de avaliação e quanto vale cada uma das atividades propostas para que possam projetar sua aprovação.
demonstrar interesse pela aprendizagem dos alunos, compreender a natureza dos erros cometidos e valorizar a capacidade de cada um de aprender.
elaborar atividades com conteúdos próximos ao cotidiano do aluno e que sejam sempre práticas e concretas.
propor com freqüência situações de avaliação no decorrer das aulas de modo que todos precisem estar sempre atentos.
criar um programa paralelo de reforço para os alunos que encontram dificuldade em acompanhar o ritmo normal do curso.
"Os psicólogos devem ter como objetivos a transformação da realidade, a partir dos conhecimentos teóricos e técnicos da teoria adotada e do projeto político que se propõem concretizar, a partir de seus valores e das condições da sociedade em que se inserem." Esta é a conceituação sobre a ética profissional do psicólogo, na abordagem:
psicanalítica;
existencial humanista;
comportamental cognitivista;
sócio-histórica;
positivista.
Capacidade metacognitiva significa a possibilidade de alguém
resolver situações-problema complexas.
utilizar a cognição em situações interdisciplinares.
aprender ao construir seu próprio conhecimento.
adquirir consciência sobre sua atividade mental.
raciocinar de forma lógica e argumentativa.
A redação de um laudo confiável resulta de uma eficiência do psicólogo não apenas na escrita, mas na operacionalização de todo o processo de psicodiagnóstico. A capacidade de elaborar um laudo resulta de numerosos fatores relacionados com a formação profissional do psicólogo, que serão atualizados no momento da realização do psicodiagnóstico, e na explicitação dos seus resultados no laudo.
A partir do argumento acima, analise as afirmativas a seguir:
I- O laudo psicológico visa descrever as características de uma pessoa, tendo em vista um determinado objetivo, como avaliação clínica, avaliação de habilidades no desempenho profissional, etc. A exatidão e o alcance do laudo se fundamentam na eficiência de diversas técnicas, cuja validade deve ser cientificamente comprovada, mas o ponto chave é o próprio psicólogo;
II- A confiabilidade de um laudo, em termos de descrever as características da pessoa avaliada, é facilitada quando o psicólogo teve boa formação técnica e já passou por um processo psicoterapêutico;
III- No caso de um laudo sobre habilidades relacionadas com o desempenho de tarefas objetivas inerentes a uma função profissional, não é relevante que o psicólogo se detenha sobre características de ordem subjetiva da pessoa avaliada. O mais importante é que ele domine o uso das técnicas de avaliação, devendo privilegiar as informações obtidas através destes instrumentos de medida, que garantem a confiabilidade dos resultados.
Assinale a alternativa correta:
apenas a afirmativa I está correta;
apenas as afirmativas I e II estão corretas;
apenas a afirmativa III está correta;
apenas as afirmativas I e III estão corretas;
todas as afirmativas estão corretas.
O modelo sistêmico, aplicado à terapia familiar e de casal, enfatiza o distúrbio mental como a expressão de padrões inadequados de interação
entre o indivíduo e a rede comunitária.
no interior do indivíduo.
no exterior da família.
intergrupos.
no interior da família.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...