Questões de Psicologia

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Sobre o conceito de resiliência avalie as afirmativas a seguir:

I - o conceito de resiliência supõe que alguns indivíduos são invulneráveis a fatores estressantes;
II- indivíduos resilientes apresentam traços de resiliência em todas as situações traumáticas vividas;
III- uma incorporação pouco cuidadosa do conceito de resiliência pode implicar no risco de uma leitura estigmatizadora sobre os não-resilientes;
IV- em alguns casos, é importante nomear um tutor de resiliência.

  • A.

    apenas a afirmativa I está correta;

  • B.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas;

  • C.

    apenas a afirmativa III está correta;

  • D.

    apenas as afirmativas I e IV estão corretas;

  • E.

    todas as afirmativas estão corretas.

Acerca dos deveres fundamentais do psicólogo, de acordo com seu código de ética, julgue os itens a seguir.

O psicólogo deve orientar a quem de direito sobre os encaminhamentos apropriados, a partir da prestação de serviços psicológicos, e guardar confidencialidade irrestrita dos documentos pertinentes ao bom termo do trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, acerca da velhice e do envelhecimento.

Embora os cuidados com o idoso dependente, quando dispensados pelos filhos sejam, em geral, compulsórios, o asilamento é visto geralmente de forma negativa tanto pelo idoso quanto pela família.

  • C. Certo
  • E. Errado

De uma perspectiva inclusiva, a função mais relevante da avaliação durante a educação básica é a pedagógica, entendida como a

  • A.

    utilização das informações e dos juízos avaliativos para tomar decisões quanto à melhor organização e desenvolvimento dos processos educativos.

  • B.

    seleção e inclusão de determinados alunos em função dos resultados obtidos, possibilitando a escolha de objetivos mais simples e ajustados.

  • C.

    definição de critérios flexíveis para a decisão do nível de conhecimento necessários aos diferentes alunos para passar ou não para a série seguinte.

  • D.

    atribuição de créditos perante a sociedade de que as aprendizagens realizadas pelos alunos os capacitam para determinadas atividades e tarefas.

  • E.

    decisão de ordem sócio-econômica realizada no início de um processo de ensino e aprendizagem, para adaptar os alunos ao sistema de ensino.

Um teste envolvendo duas características psicométricas tem alta validade preditiva ( r = 0.92). Nesse caso:

  • A.

    ele deve ser considerado ineficaz quanto a essas duas características;

  • B.

    nada se pode concluir sem informações adicionais sobre a variável critério;

  • C.

    ele deve ter baixa fidedignidade para que um teste seja válido;

  • D.

    ele deve ser selecionado para compor uma bateria de testes e/ou ser usado como teste individual, pois revela, também, alta precisão de resultados;

  • E.

    ele deve ser desconsiderado como instrumento psicológico de medida, pois as duas características são incompatíveis.

De acordo com Tapia, uma conduta básica de um professor de Ensino Médio preocupado com a motivação de seus alunos durante o curso, é

  • A.

    explicitar, com clareza, seu sistema de avaliação e quanto vale cada uma das atividades propostas para que possam projetar sua aprovação.

  • B.

    demonstrar interesse pela aprendizagem dos alunos, compreender a natureza dos erros cometidos e valorizar a capacidade de cada um de aprender.

  • C.

    elaborar atividades com conteúdos próximos ao cotidiano do aluno e que sejam sempre práticas e concretas.

  • D.

    propor com freqüência situações de avaliação no decorrer das aulas de modo que todos precisem estar sempre atentos.

  • E.

    criar um programa paralelo de reforço para os alunos que encontram dificuldade em acompanhar o ritmo normal do curso.

"Os psicólogos devem ter como objetivos a transformação da realidade, a partir dos conhecimentos teóricos e técnicos da teoria adotada e do projeto político que se propõem concretizar, a partir de seus valores e das condições da sociedade em que se inserem." Esta é a conceituação sobre a ética profissional do psicólogo, na abordagem:

  • A.

    psicanalítica;

  • B.

    existencial humanista;

  • C.

    comportamental cognitivista;

  • D.

    sócio-histórica;

  • E.

    positivista.

Capacidade metacognitiva significa a possibilidade de alguém

  • A.

    resolver situações-problema complexas.

  • B.

    utilizar a cognição em situações interdisciplinares.

  • C.

    aprender ao construir seu próprio conhecimento.

  • D.

    adquirir consciência sobre sua atividade mental.

  • E.

    raciocinar de forma lógica e argumentativa.

A redação de um laudo confiável resulta de uma eficiência do psicólogo não apenas na escrita, mas na operacionalização de todo o processo de psicodiagnóstico. A capacidade de elaborar um laudo resulta de numerosos fatores relacionados com a formação profissional do psicólogo, que serão atualizados no momento da realização do psicodiagnóstico, e na explicitação dos seus resultados no laudo.

A partir do argumento acima, analise as afirmativas a seguir:

I- O laudo psicológico visa descrever as características de uma pessoa, tendo em vista um determinado objetivo, como avaliação clínica, avaliação de habilidades no desempenho profissional, etc. A exatidão e o alcance do laudo se fundamentam na eficiência de diversas técnicas, cuja validade deve ser cientificamente comprovada, mas o ponto chave é o próprio psicólogo;
II- A confiabilidade de um laudo, em termos de descrever as características da pessoa avaliada, é facilitada quando o psicólogo teve boa formação técnica e já passou por um processo psicoterapêutico;
III- No caso de um laudo sobre habilidades relacionadas com o desempenho de tarefas objetivas inerentes a uma função profissional, não é relevante que o psicólogo se detenha sobre características de ordem subjetiva da pessoa avaliada. O mais importante é que ele domine o uso das técnicas de avaliação, devendo privilegiar as informações obtidas através destes instrumentos de medida, que garantem a confiabilidade dos resultados.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    apenas a afirmativa I está correta;

  • B.

    apenas as afirmativas I e II estão corretas;

  • C.

    apenas a afirmativa III está correta;

  • D.

    apenas as afirmativas I e III estão corretas;

  • E.

    todas as afirmativas estão corretas.

O modelo sistêmico, aplicado à terapia familiar e de casal, enfatiza o distúrbio mental como a expressão de padrões inadequados de interação

  • A.

    entre o indivíduo e a rede comunitária.

  • B.

    no interior do indivíduo.

  • C.

    no exterior da família.

  • D.

    intergrupos.

  • E.

    no interior da família.

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