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Em diversas organizações, a dinâmica de grupo é um recurso bastante utilizado para proporcionar maior integração entre os membros de uma equipe e maior coesão frente aos objetivos e metas a serem alcançados em prol da organização. Considerando-se o recurso psicodramático, é correto afirmar que:
Moreno considerava que a criatividade não era inerente ao ser humano, mas poderia ser aprendida e desenvolvida através do jogo da cena dramática;
os papéis psicodramáticos a serem interpretados funcionariam como uma persona a fim de proteger a personalidade (self) do sujeito em cena;
utiliza-se do conceito de mentalidade grupal considerando a projeção das fantasias inconscientes de um indivíduo sobre o outro;
sua proposta central centra-se na execução de tarefas a fim de que o grupo possa ser capaz de elaborar suas ansiedades e posição depressiva básica;
solilóquio é uma técnica na qual o protagonista é estimulado a dizer em voz alta sentimentos e pensamentos evocados durante a cena dramática.
Um dos temas centrais da Psicologia Evolucionista é
a existência de uma natureza humana universal refletida nos comportamentos culturais exibidos.
a relação entre os mecanismos adaptativos da espécie com os objetivos culturais humanos.
o processo de seleção natural durante a evolução das espécies, em comparando-a com a humana.
o funcionamento psicológico dos ancestrais humanos e suas implicações para a mente atual.
o desenvolvimento das estruturas psicológicas da mente humana ao longo do tempo.
A avaliação de desempenho deve mostrar ao funcionário o que as pessoas pensam a respeito do seu trabalho e da sua contribuição à organização e ao cliente. Entre os métodos modernos de avaliação de desempenho, destaca(m)-se:
avaliação participativa por objetivo;
técnica dos acidentes críticos;
escolha forçada;
listas de verificação;
escalas gráficas.
Assinale, de acordo com a concepção sócio-histórica de aprendizagem, a intervenção mais adequada do professor diante do erro dos alunos.
Os alunos devem trocar comentários com os colegas para identificar e corrigir seus erros, sem interferência do professor.
O professor deve assumir a função de identificar o erro e fornecer a resposta correta, ensinando, assim, o que é o esperado.
O professor deve intervir de forma genérica, assinalando que "não está bom" para que o aluno perceba que errou e identifique o seu erro.
O professor deve questionar o aluno, a partir de seu desempenho, para que ambos possam entender o raciocínio do aluno e ajudá-lo a superar o erro.
O aluno deve comparar sua atividade com um modelo correto oferecido pelo professor, possibilitando assim a identificação do erro.
A VI Conferência Internacional de Estatística do Trabalho estabeleceu dois coeficientes para medir, controlar e avaliar os acidentes de trabalho: o coeficiente de freqüência (CF) e o coeficiente de gravidade (CG). A esse respeito, é correto afirmar que:
CF é um índice que relaciona o tempo de afastamento em cada um milhão de homens/horas trabalhadas;
CG significa o número de acidentes com afastamento ocorrido em cada um milhão de homens/horas trabalhadas;
CF significa o número de dias perdidos e computados em cada um milhão de homens/horas trabalhadas;
CG permite fazer comparações sobre o tempo de afastamento com outros tipos e tamanhos de organizações;
a fórmula de cálculo do CF envolve necessariamente número de dias perdidos e número de dias computados.
Contextos de desenvolvimento, de acordo com a perspectiva da Rede de Significações, são aqueles considerados
como pano de fundo onde se dão os processos de desenvolvimento, envolvendo ainda os fatores que colocam normas e significações às pessoas.
a partir da noção walloniana de meio, a qual cumpre, simultaneamente, duas funções: a de ambiente (milieu) e a de recurso (moyen).
centrais para a constituição da pessoa ou de um grupo de pessoas, ao oferecerem oportunidades para construir competências socialmente valorizadas.
à luz de uma visão que assume, concomitantemente, a formação e a transformação das pessoas, de forma dialética e estruturante.
como tendo características de submissão e de contraposição que permitem negociar os limites e possibilidades da identidade em formação.
Abraham Maslow, um dos líderes da Psicologia Humanista, desenvolveu uma teoria motivacional bastante conhecida e denominada:
Modelo dos Dois Fatores;
Teoria da Equidade;
Hierarquia das Necessidades;
Modelo da Expectância;
Teoria da Atribuição.
Sobre a responsabilidade social das organizações, assunto cada vez mais em pauta e discutido no país, é INCORRETO afirmar que:
o balanço social põe em evidência a responsabilidade social da organização;
manifesta-se em atividades de beneficência voltadas apenas para seus funcionários;
diz respeito aos compromissos da organização com a sociedade em geral;
de forma mais intensa, verifica-se nos compromissos assumidos com a sociedade local;
não se limita às relações estabelecidas entre as organizações e seus membros.
Para Vygotsky, deve-se buscar estabelecer uma diferença entre o que o aluno é capaz de fazer e de aprender sozinho e o que é capaz de fazer e aprender com a ajuda e a participação de outras pessoas, observando-as, imitando-as, seguindo instruções ou colaborando com elas. A distância entre esses dois pontos é denominada de
nível de desenvolvimento real.
nível de desenvolvimento proximal.
zona de desenvolvimento proximal.
zona de desenvolvimento operacional.
zona de desenvolvimento real.
O Código de Ética do Psicólogo estabelece que o psicólogo, para ingressar, associar-se ou permanecer em uma organização considerará
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