Questões de Psicologia

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Em diversas organizações, a dinâmica de grupo é um recurso bastante utilizado para proporcionar maior integração entre os membros de uma equipe e maior coesão frente aos objetivos e metas a serem alcançados em prol da organização. Considerando-se o recurso psicodramático, é correto afirmar que:

  • A.

    Moreno considerava que a criatividade não era inerente ao ser humano, mas poderia ser aprendida e desenvolvida através do jogo da cena dramática;

  • B.

    os papéis psicodramáticos a serem interpretados funcionariam como uma persona a fim de proteger a personalidade (self) do sujeito em cena;

  • C.

    utiliza-se do conceito de mentalidade grupal considerando a projeção das fantasias inconscientes de um indivíduo sobre o outro;

  • D.

    sua proposta central centra-se na execução de tarefas a fim de que o grupo possa ser capaz de elaborar suas ansiedades e posição depressiva básica;

  • E.

    solilóquio é uma técnica na qual o protagonista é estimulado a dizer em voz alta sentimentos e pensamentos evocados durante a cena dramática.

Um dos temas centrais da Psicologia Evolucionista é

  • A.

    a existência de uma natureza humana universal refletida nos comportamentos culturais exibidos.

  • B.

    a relação entre os mecanismos adaptativos da espécie com os objetivos culturais humanos.

  • C.

    o processo de seleção natural durante a evolução das espécies, em comparando-a com a humana.

  • D.

    o funcionamento psicológico dos ancestrais humanos e suas implicações para a mente atual.

  • E.

    o desenvolvimento das estruturas psicológicas da mente humana ao longo do tempo.

A avaliação de desempenho deve mostrar ao funcionário o que as pessoas pensam a respeito do seu trabalho e da sua contribuição à organização e ao cliente. Entre os métodos modernos de avaliação de desempenho, destaca(m)-se:

  • A.

    avaliação participativa por objetivo;

  • B.

    técnica dos acidentes críticos;

  • C.

    escolha forçada;

  • D.

    listas de verificação;

  • E.

    escalas gráficas.

Assinale, de acordo com a concepção sócio-histórica de aprendizagem, a intervenção mais adequada do professor diante do erro dos alunos.

  • A.

    Os alunos devem trocar comentários com os colegas para identificar e corrigir seus erros, sem interferência do professor.

  • B.

    O professor deve assumir a função de identificar o erro e fornecer a resposta correta, ensinando, assim, o que é o esperado.

  • C.

    O professor deve intervir de forma genérica, assinalando que "não está bom" para que o aluno perceba que errou e identifique o seu erro.

  • D.

    O professor deve questionar o aluno, a partir de seu desempenho, para que ambos possam entender o raciocínio do aluno e ajudá-lo a superar o erro.

  • E.

    O aluno deve comparar sua atividade com um modelo correto oferecido pelo professor, possibilitando assim a identificação do erro.

A VI Conferência Internacional de Estatística do Trabalho estabeleceu dois coeficientes para medir, controlar e avaliar os acidentes de trabalho: o coeficiente de freqüência (CF) e o coeficiente de gravidade (CG). A esse respeito, é correto afirmar que:

  • A.

    CF é um índice que relaciona o tempo de afastamento em cada um milhão de homens/horas trabalhadas;

  • B.

    CG significa o número de acidentes com afastamento ocorrido em cada um milhão de homens/horas trabalhadas;

  • C.

    CF significa o número de dias perdidos e computados em cada um milhão de homens/horas trabalhadas;

  • D.

    CG permite fazer comparações sobre o tempo de afastamento com outros tipos e tamanhos de organizações;

  • E.

    a fórmula de cálculo do CF envolve necessariamente número de dias perdidos e número de dias computados.

Contextos de desenvolvimento, de acordo com a perspectiva da Rede de Significações, são aqueles considerados

  • A.

    como pano de fundo onde se dão os processos de desenvolvimento, envolvendo ainda os fatores que colocam normas e significações às pessoas.

  • B.

    a partir da noção walloniana de meio, a qual cumpre, simultaneamente, duas funções: a de ambiente (milieu) e a de recurso (moyen).

  • C.

    centrais para a constituição da pessoa ou de um grupo de pessoas, ao oferecerem oportunidades para construir competências socialmente valorizadas.

  • D.

    à luz de uma visão que assume, concomitantemente, a formação e a transformação das pessoas, de forma dialética e estruturante.

  • E.

    como tendo características de submissão e de contraposição que permitem negociar os limites e possibilidades da identidade em formação.

Abraham Maslow, um dos líderes da Psicologia Humanista, desenvolveu uma teoria motivacional bastante conhecida e denominada:

  • A.

    Modelo dos Dois Fatores;

  • B.

    Teoria da Equidade;

  • C.

    Hierarquia das Necessidades;

  • D.

    Modelo da Expectância;

  • E.

    Teoria da Atribuição.

Sobre a responsabilidade social das organizações, assunto cada vez mais em pauta e discutido no país, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    o balanço social põe em evidência a responsabilidade social da organização;

  • B.

    manifesta-se em atividades de beneficência voltadas apenas para seus funcionários;

  • C.

    diz respeito aos compromissos da organização com a sociedade em geral;

  • D.

    de forma mais intensa, verifica-se nos compromissos assumidos com a sociedade local;

  • E.

    não se limita às relações estabelecidas entre as organizações e seus membros.

Para Vygotsky, deve-se buscar estabelecer uma diferença entre o que o aluno é capaz de fazer e de aprender sozinho e o que é capaz de fazer e aprender com a ajuda e a participação de outras pessoas, observando-as, imitando-as, seguindo instruções ou colaborando com elas. A distância entre esses dois pontos é denominada de

  • A.

    nível de desenvolvimento real.

  • B.

    nível de desenvolvimento proximal.

  • C.

    zona de desenvolvimento proximal.

  • D.

    zona de desenvolvimento operacional.

  • E.

    zona de desenvolvimento real.

O Código de Ética do Psicólogo estabelece que o psicólogo, para ingressar, associar-se ou permanecer em uma organização considerará

  • A. o pacote de remuneração oferecido, além do histórico da empresa e sua forma de respeitar os profissionais que atuam na área de recursos humanos, principalmente aqueles ligados à área de saúde.
  • B. o relativo impacto de sua função para o bem-estar das pessoas que prestam serviços na organização, visando desta forma atuar sempre na promoção da saúde e bem estar no ambiente de trabalho.
  • C. o valor agregado que lhe será oferecido, principalmente quanto às questões relativas ao ambiente de trabalho e ferramentas disponíveis, para que possa desta forma exercer seu papel dentro dos critérios estabelecidos neste código.
  • D. a forma pela qual a organização estabelece suas relações com a comunidade e como trata seus colaboradores frente às políticas de recursos humanos estabelecidas.
  • E. a missão, a filosofia, as políticas, as normas e as práticas nela vigentes e sua compatibilidade com os princípios e regras deste código.
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