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Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Acerca da relação saúde e trabalho de que trata o texto, é correto afirmar que
Acerca da relação saúde e trabalho de que trata o texto, é correto afirmar que
a compulsão pelo trabalho é uma doença ocupacional.
o desemprego gera mais doenças do que o emprego ruim.
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Assinale a opção correta no que concerne ao treinamento.
Um sistema instrucional em contextos organizacionais abrange três subsistemas: planejamento, execução e avaliação de treinamento.
Objetivos instrucionais são elementos fundamentais no desenho de situações de aprendizagem. Um objetivo instrucional é composto de condição, desempenho e critério.
Diz-se que uma avaliação de reação de um treinando foi favorável quando ele alcança objetivos instrucionais do treinamento.
Para Gagné, são quatro as categorias de capacidades humanas treináveis: habilidades intelectuais, estratégias cognitivas, habilidades motoras e atitudes.
Transferência de treinamento define-se como aplicação eficaz de novos conhecimentos, habilidades e(ou) atitudes no trabalho e como impacto do treinamento no desempenho organizacional.
Com base nas teorias da psicologia do desenvolvimento, julgue os seguintes itens.
Para Winnicott, as psicoses acontecem devido a uma falha persistente na adaptação ambiental na fase de dependência absoluta do bebê.
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Julgue os itens a seguir, relativos à intervenção do psicólogo nos grupos existentes nas instituições.
I Entre as técnicas mais apropriadas para esse tipo de intervenção, destaca-se o grupo focal.
II A interpretação da fala dos participantes é uma técnica que deve ser usada para compreensão do discurso organizacional.
III O sigilo e a ética são fundamentais para se assegurar um bom rapport com o grupo.
IV A técnica da confrontação deve ser usada apenas em situações de conflito.
A quantidade de itens certos é igual a
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Assinale a opção incorreta quanto a avaliação de desempenho.
As diversas maneiras de se avaliar o desempenho de indivíduos no trabalho não incluem as medidas objetivas, como número de peças produzidas, número de faltas ao trabalho e quantidade de vendas no período, em organizações e trabalho.
Avaliações subjetivas são feitas geralmente por intermédio de escalas.
Escalas ancoradas em comportamentos são aquelas em que há descrições de comportamentos que ilustram vários pontos de uma escala numérica. Nesse caso, o avaliador deve assinalar o ponto da escala cuja descrição do comportamento mais se aproxime do desempenho da pessoa avaliada.
Na avaliação por listas de verificação, o avaliador precisa observar o comportamento do avaliado e assinalar quais dos desempenhos descritos no instrumento o avaliado apresentou, tal como descrito em cada item.
Escalas mistas ou de padrão misto oferecem ao avaliador uma lista de comportamentos que variam em eficiência. Para cada comportamento, o avaliador deve indicar se o desempenho do avaliado é melhor que o descrito na definição compatível com ele ou pior que ele.
Com base nas teorias da psicologia do desenvolvimento, julgue os seguintes itens.
Na fase pré-operacional, é a criança já apresenta noções de conservação de massa e quantidade.
Um funcionário foi encaminhado ao psicólogo para fins de psicodiagnóstico porque freqüentemente entra em ansiedade exagerada diante de situações de muito estresse, embora rapidamente volte a se comportar dentro dos padrões de normalidade. Esse padrão de comportamento deve ser inicialmente considerado como um:
sinal de perturbação.
estressor psicossocial.
sintoma patológico.
transtorno mental.
indicador crítico.
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defender a flexibilização dos processos de trabalho.
demonstrar as contradições que perpassam as relações indivíduo-instituição.
estimular as instituições a buscarem a adaptação como alternativa para o desempenho eficaz no trabalho.
demonstrar que as pessoas devem se adaptar às instituições para não correrem o risco de serem excluídas.
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A psicologia organizacional e do trabalho é uma ciência, pois produz conhecimento sobre fenômenos organizacionais a partir da aplicação do método científico. Além disso, esse campo do saber também é uma área de atuação profissional, que depende da pesquisa para apoiar suas práticas e intervenções em contextos organizacionais e de trabalho. A avaliação da efetividade das intervenções do psicólogo, para ser de qualidade, depende da aplicação do método científico. Para Borges-Andrade e Zanelli (2004), o processo de produção de conhecimento em psicologia organizacional e do trabalho envolve várias etapas: identificação dos problemas de pesquisa, formulação dos objetivos da pesquisa, escolha da(s) abordagem(ns) metodológica(s), busca de locais de pesquisa, definição de fontes e estruturas de coleta e análise de dados, e seleção de estratégias apropriadas de controle da pesquisa.
Acerca do tema do texto acima, assinale a opção incorreta.
Os problemas de pesquisa em psicologia organizacional e do trabalho são oriundos de teorias ou de demandas ou observações feitas por profissionais.
Objetivos instrumentais de pesquisa em psicologia organizacional e do trabalho são aqueles voltados para a construção e a validação de instrumentos ou procedimentos de pesquisa, que serão utilizados em outras pesquisas ou em intervenções em organizações e trabalho.
As abordagens metodológicas qualitativas podem fazer uso de medidas. Em alguns casos, utilizam-se medidas nominais e ordinais como instrumentos de coleta e análise de dados.
Considera-se a coleta de dados por meio de questionários, entrevistas com respostas fechadas, testes e observações com registros sistemáticos uma forma estruturada de obtenção de dados.
Dados de arquivos eletrônicos construídos pela organização, antes da pesquisa, constituem uma fonte primária de dados de pesquisa.
Um psicólogo recebeu a incumbência de realizar a avaliação psicológica de vários candidatos à gerência, tendo como referência os seguintes atributos considerados os mais relevantes: liderança, tomada de decisão, julgamento prático e habilidades de relacionamento interpessoal. Nesse caso, o mais indicado é a utilização de:
provas específicas.
entrevistas semi-estruturadas.
centro de avaliação.
testes de julgamento situacional.
testes de inteligência emocional.
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