Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Anna Paula tem 34 anos e procurou atendimento psicológico com queixas de tristeza, mau humor e isolamento. Relatando problemas familiares e dizendo que em certos dias se diverte muito com o esposo, porem em outros dias não consegue ficar perto dele. Isso ocorre também com o seu sono, quando por vezes dorme excessivamente e por outras não consegue dormir, sentindo-se agitada e com vontade de conversar. Relata que em alguns dias não consegue sair do quarto e outros não fica em casa, passeando de loja em loja e comprando excessivamente, muito feliz e expansiva. Tais mudanças no humor ocorrem sem causa aparente. Diante dessas informações pode-se dizer que Carolina apresenta características mais pertinentes:

    A) Esquizofrenia.

    B) Transtorno bipolar.

    C) Etilismo.

    D) Depressão.

    E) Transtorno obsessivo compulsivo.

Sobre a Entrevista Clínica em Psicologia (Cunha, 2000), analise as proposições e marque a alternativa correta: I. Em psicologia, a entrevista clínica é um conjunto de técnicas de investigação, de tempo delimitado, dirigido por um entrevistador treinado, que utiliza conhecimentos psicológicos, em uma relação profissional, com o objetivo de descrever e avaliar aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos (indivíduo, casal, família, rede social). II. Essa investigação se dá dentro de domínios específicos da psicologia clínica e leva em consideração conceitos e conhecimentos amplos e profundos nessas áreas. III. A entrevista é parte de um processo. Este deve ser concebido, basicamente, como um processo de avaliação, que pode ocorrer em apenas uma sessão e ser dirigido a fazer um encaminhamento, ou a definir os objetivos de um processo psicoterapêutico. IV. O resultado de uma entrevista depende exclusivamente da experiência, sendo secundário a habilidade do entrevistador, além do domínio da técnica. Criar um clima que facilite a interação nesse contexto e a abertura para o exame de questões íntimas e pessoais talvez seja o desafio maior da entrevista clínica, por isso a experiência ser mais importante durante a entrevista.

    A) I, II e IV estão corretas

    B) I e IV estão corretas

    C) I e II estão corretas

    D) I, III e IV estão corretas

    E) I, II e III estão corretas

Com relação à ergonomia e à psicodinâmica do trabalho, julgue o item que se segue.

A adequabilidade dos postos de trabalho e dos processos produtivos que organizam ritmos repetitivos, o emprego da força, em algumas atividades, e as posições ergonômicas são aspectos que devem ser monitorados e constantemente revistos, mesmo que isso implique investimentos financeiros significativos pela empresa.

Um paciente de 16 anos de idade, morador de certo bairro periférico de uma grande cidade brasileira, reside em uma casa de três cômodos com a mãe (de 43 anos de idade, desempregada, que trabalha como diarista) e mais cinco irmãos mais novos (com idades que variam de 3 anos a 14 anos). Atualmente, o paciente está cumprindo medida socioeducativa em meio aberto, de liberdade assistida, e comparece três vezes por semana à Unidade de Atendimento em Meio Aberto (UAMA), para a realização de atividades diversas, referentes à respectiva medida, junto com equipe multiprofissional (composta por psicólogas, pedagogas e assistentes sociais). No momento atual o paciente frequenta um programa de aceleração educacional na escola pública do próprio bairro, a fim de concluir o ensino fundamental que abandonou há três anos, para tentar ajudar no sustento da família, quando iniciou trabalho de engraxate no centro da cidade. Foi nesse mesmo período que começou um histórico de cometimento de atos infracionais: frequentemente realizava pequenos furtos a pedestres e comerciantes da região, além de vender pequenas quantidades de substâncias ilícitas (trouxinhas de maconha), como “aviãozinho” (mediador entre o comprador e o traficante). Em uma abordagem da polícia, foi flagrado com alguma quantidade de maconha, além de objetos decorrentes dos furtos, fato que o levou a ingressar no sistema socioeducativo. Hoje em dia, participa de diversas atividades grupais e individuais na UAMA, bem como de ações que têm sido desenvolvidas em parceria dessa instituição com a escola que o paciente frequenta, além da unidade básica de saúde (UBS) do bairro. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


No caso desse paciente, a atuação interdisciplinar e intersetorial é algo previsto no âmbito das políticas públicas de saúde e assistência social, e atende ao princípio da integralidade.

No início da vida de uma criança, o ego é:

    A) Diferente do id, totalmente completo.

    B) Uma organização perfeita, extremamente completa.

    C) Igual ao Id, totalmente completo.

    D) Uma desorganização rudimentar, ainda extremamente incompleto.

    E) Nenhuma das alternativas.

Durante a adolescência, de acordo com relatos de amigos da escola, Diana tinha a reputação de gulosa. Comia em exagero e recorria várias vezes aos serviços de enfermagem do colégio por queixas gástricas. No entanto, estes comportamentos nunca foram entendidos por Diana e/ou pares como patológicos. Entre o anúncio do noivado (fevereiro de 1981) e o casamento, Diana revelava-se extremamente ansiosa. Perdeu muito peso e a sua cintura diminuiu de 72,5cm para 57,5cm no dia do casamento. Numa ocasião, quando o dia do casamento se aproximava, Carlos colocou a mão à volta da cintura de Diana e fez um comentário, alegadamente inocente, sobre as suas formas. Esta observação teve um forte impacto em Diana, sendo que, pouco tempo depois, vomitava. Sentia, com este comportamento, que libertava algumas tensões e gozava de alguma sensação de controle. A hipótese diagnóstica para o caso:

    A) Anorexia

    B) Transtorno Obsessivo Compulsivo

    C) Transtorno de Ansiedade Generalizada

    D) Bulimia

    E) A e D estão corretas

Com relação à ergonomia e à psicodinâmica do trabalho, julgue o item que se segue.

Na perspectiva da psicodinâmica do trabalho, a saúde no trabalho não significa ausência de sofrimento, mas o potencial que cada trabalhador possui de utilização dos recursos internos e externos para transformação do sofrimento na busca pelo prazer e pela realização. As organizações que adotam essa perspectiva não são causadoras reais de sofrimento, pois o colaborador dispõe de autonomia e reações de defesa que o protegem, mesmo em contextos adversos.

Em relação ao caso clínico anteriormente relatado, uma das irmãs mais novas do paciente descrito tem 7 anos de idade e está frequentando a escola pública do próprio bairro, cursando atualmente o primeiro ano do ensino fundamental. Em uma das visitas domiciliares na casa da mãe dos pacientes, a equipe de Saúde da Família (eSF) recebeu a queixa de que a menina estava querendo abandonar a escola e que estava apresentando diversos problemas de aprendizagem e comportamentos inadequados no contexto escolar, além de frequentemente demonstrar medo, ansiedade e insegurança. Diante disso a eSF resolveu encaminhar a paciente a um serviço especializado de psicologia e psicopedagogia, a fim de realizar uma avaliação psicológica. O processo de avaliação psicológica foi, então, iniciado e consistiu de um total de nove encontros.  

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


Para a avaliação psicológica dessa paciente, levando em conta as respectivas queixas, o psicólogo responsável pelo processo deve centralizar a avaliação, utilizando instrumentos que privilegiem a mensuração (por exemplo, usando testes como o das matrizes coloridas de Raven), em detrimento de instrumentos mais qualitativos, tais como a hora do jogo diagnóstico.

Serviços de saúde municipais, abertos, comunitários do SUS, que oferecem atendimento diário às pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, realizando o acompanhamento clinico e a reinserção social dessas pessoas através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários possuem o nome de:

    A) Ambulatórios de Saúde Mental – ASM.

    B) Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS.

    C) Centros de Atividade Psicossocial – CAPS.

    D) Centros de Atenção Psicossocial – CAPS.

    E) Centro de Referência da Assistência Social – CRAS.

Santos-Silva, et al (2017). Com base nos encontros com a paciente, a qual será chamada de Maria, a mesma tem 12 anos de idade. É a primogênita da família, tendo apenas uma irmã sete anos mais nova. Ao contrário dessa criança, caracterizada pela mãe como um exemplo de saúde, a paciente tem problemas somáticos desde a primeira infância, incluindo problemas respiratórios e alérgicos, sendo que dois anos antes do inicio do psicodiagnóstico apareceram as lesões dermatológicas. Maria não podia ter contato com materiais ásperos, poeira, detergentes, produtos de limpeza em geral, roupas de lã e tecido sintético. Pois causava um prurido na pele intenso. O médico fez o encaminhamento para o tratamento psicológico, quando confirmou em laudo o diagnóstico de:

    A) Vitiligo

    B) herpes

    C) dermatite atópica

    D) disidrose

    E) pisoríase

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...