Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que se refere aos transtornos alimentares, julgue o item a seguir.


O transtorno alimentar denominado pica caracteriza-se pela ingestão de substâncias não alimentares, frequentemente comparecendo antes dos 2 anos.

Um paciente de 16 anos de idade, morador de certo bairro periférico de uma grande cidade brasileira, reside em uma casa de três cômodos com a mãe (de 43 anos de idade, desempregada, que trabalha como diarista) e mais cinco irmãos mais novos (com idades que variam de 3 anos a 14 anos). Atualmente, o paciente está cumprindo medida socioeducativa em meio aberto, de liberdade assistida, e comparece três vezes por semana à Unidade de Atendimento em Meio Aberto (UAMA), para a realização de atividades diversas, referentes à respectiva medida, junto com equipe multiprofissional (composta por psicólogas, pedagogas e assistentes sociais). No momento atual o paciente frequenta um programa de aceleração educacional na escola pública do próprio bairro, a fim de concluir o ensino fundamental que abandonou há três anos, para tentar ajudar no sustento da família, quando iniciou trabalho de engraxate no centro da cidade. Foi nesse mesmo período que começou um histórico de cometimento de atos infracionais: frequentemente realizava pequenos furtos a pedestres e comerciantes da região, além de vender pequenas quantidades de substâncias ilícitas (trouxinhas de maconha), como “aviãozinho” (mediador entre o comprador e o traficante). Em uma abordagem da polícia, foi flagrado com alguma quantidade de maconha, além de objetos decorrentes dos furtos, fato que o levou a ingressar no sistema socioeducativo. Hoje em dia, participa de diversas atividades grupais e individuais na UAMA, bem como de ações que têm sido desenvolvidas em parceria dessa instituição com a escola que o paciente frequenta, além da unidade básica de saúde (UBS) do bairro. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


Uma das possíveis atividades grupais das quais o paciente pode participar, no âmbito da UAMA, são os grupos reflexivos temáticos. Essa técnica trabalha com temas específicos, com metodologia embasada na educação popular em saúde.

O bullying, em termos gerais, pode ser definido como:

    A) Uma invenção de um grupo de pesquisadores com vieses ideológicos específicos para justificar a fraqueza de um indivíduo ou de um grupo, em vez de reconhecê-la.

    B) Uma prática de violência física, verbal e/ou psicológica, que se torna habitual, contra uma pessoa ou um grupo considerados inferiores e deve ser mediada sob um viés clínico, levando em consideração os problemas do indivíduo ou do grupo que sofrem tais agressões.

    C) Uma prática de violência física ou moral que ocorre no período da adolescência, portanto, apenas na fase que compreende a faixa etária dos 13 aos 18 anos de idade.

    D) Uma prática de violência física, verbal e/ou psicológica, que se torna habitual, contra uma pessoa ou um grupo considerados inferiores e deve ser mediada levando em consideração a situação de maneira ampla, o que inclui, necessariamente, problematizar os valores culturais instituídos.

    E) Uma prática de violência física, verbal e/ou psicológica, que se torna habitual, contra uma pessoa ou um grupo considerados inferiores, que costuma se resolver após o regresso do período escolar.

Segundo Adler, Hábitos e traços de comportamento aparentemente isolados adquirem um significado dentro do contexto pleno da vida e dos objetivos do indivíduo e, assim, os problemas psicológicos e emocionais não podem ser tratados como questões isoladas. Uma vez que um dado sintoma ou traço não é senão uma expressão dos hábitos desse sujeito (Schultz & Schultz, 2002). Estamos diante:

    A) Estilo de vida

    B) Esquema da apercepção

    C) Self

    D) Interesse social

    E) Cooperação

No que se refere aos transtornos alimentares, julgue o item a seguir.


Os fatores psicossociais desempenham papel preponderante na etiologia dos transtornos alimentares.

Um paciente de 16 anos de idade, morador de certo bairro periférico de uma grande cidade brasileira, reside em uma casa de três cômodos com a mãe (de 43 anos de idade, desempregada, que trabalha como diarista) e mais cinco irmãos mais novos (com idades que variam de 3 anos a 14 anos). Atualmente, o paciente está cumprindo medida socioeducativa em meio aberto, de liberdade assistida, e comparece três vezes por semana à Unidade de Atendimento em Meio Aberto (UAMA), para a realização de atividades diversas, referentes à respectiva medida, junto com equipe multiprofissional (composta por psicólogas, pedagogas e assistentes sociais). No momento atual o paciente frequenta um programa de aceleração educacional na escola pública do próprio bairro, a fim de concluir o ensino fundamental que abandonou há três anos, para tentar ajudar no sustento da família, quando iniciou trabalho de engraxate no centro da cidade. Foi nesse mesmo período que começou um histórico de cometimento de atos infracionais: frequentemente realizava pequenos furtos a pedestres e comerciantes da região, além de vender pequenas quantidades de substâncias ilícitas (trouxinhas de maconha), como “aviãozinho” (mediador entre o comprador e o traficante). Em uma abordagem da polícia, foi flagrado com alguma quantidade de maconha, além de objetos decorrentes dos furtos, fato que o levou a ingressar no sistema socioeducativo. Hoje em dia, participa de diversas atividades grupais e individuais na UAMA, bem como de ações que têm sido desenvolvidas em parceria dessa instituição com a escola que o paciente frequenta, além da unidade básica de saúde (UBS) do bairro. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


A participação do paciente em atividades como terapia comunitária e reiki não pode ser considerada como parte do plano individual de atendimento do sistema socioeducativo do paciente, tendo em vista que são práticas integrativas em saúde, e não práticas de liberdade assistida.

Em relação à vertente conhecida como psicologia escolar crítica, registre V, para as verdadeiras, e F, para as falsas:
( ) Um dos efeitos de sua emergência foi evidenciar e, ao mesmo tempo, produzir uma ruptura na Psicologia Educacional de modo geral, afirmando um pensamento politicamente engajado e implicado aos compromissos sociais. ( ) Ganhou corpo a partir das contribuições de Piaget, cujo pensamento afirmava o compromisso social como algo fundamental à práxis psicológica. ( ) Afirmou a necessidade de que o fracasso e a queixa escolar fossem olhados de maneira mais direta, ou seja, com enfoque nas características de cada aluno(a).
Assinale a alternativa com a sequência correta:

    A) F – V – F

    B) V – F – F

    C) V – F – V

    D) F – V – V

    E) F – F – F

Diante dos fragmentos estamos diante de qual mecanismo de defesa, segundo Freud (Schultz & Schultz, 2002): I. ?Todos os homens/mulheres querem apenas uma coisa? (Eu penso muito a respeito de sexo); II. ?Você nunca pode confiar num negro, num carcamano, numa vespa, num ganso selvagem, num estudante, num padre, numa mulher? (Eu quero, às vezes, tirar vantagem injusta dos outros); III. ?Posso dizer que você está furioso comigo? (Eu estou furioso com você).

    A) Introjeção

    B) Negação

    C) Regressão

    D) Formação Reativa

    E) Projeção

No que se refere aos transtornos alimentares, julgue o item a seguir.


A etiologia dos transtornos alimentares é complexa e pode ser multifatorial, com curso de desenvolvimento relativamente positivos.

A respeito de teorias que versam quanto ao indivíduo, à cultura e à sociedade, julgue o item a seguir.


As minorias ativas, segundo Moscovici, consistem em grupos ou indivíduos relativamente conscientes das respectivas ações, que buscam causar impactos em sistemas sociais, alterando normas e poderes previamente considerados legítimos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...