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No âmbito dos fundamentos teóricos que subsidiam o atendimento clínico à criança, temos o conceito de objeto transacional proposto Winnicott. Assim, observe as seguintes afirmações:
I. Para nós, o objeto transacional é oriundo do exterior, mas, do ponto de vista da criança, não o é. Para a criança, ele provém de dentro, é uma alucinação.
II. A mãe, sendo suficientemente boa, deve modificar o objeto transacional e, assim, permitir que a criança simbolize a experiência de perda, ou seja, de castração.
III. O objeto transacional, uma vez que é apreendido pela criança como um objeto amado, exclusivamente amado, permite o deslocamento do ódio e da culpa para a realidade externa, portanto, enquanto elementos controláveis pelo seu ego.
Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) incorreto(s).
I e II, apenas.
I e III, apenas
II e III, apenas.
I, apenas.
I, II e III.
Julgue os próximos itens com relação à intervenção do terapeuta na psicoterapia de grupo.
O terapeuta, como membro do grupo, ao ver-se confrontado com os mesmos problemas dos participantes, pode fazer revelações pessoais sobre sua pessoa. Isso pode facilitar, como na psicoterapia individual, a obtenção de insight, além de uma visão, pelo grupo, do terapeuta como uma pessoa real e humana, o que contribui, conseqüentemente, para a melhor aceitação por parte do paciente da própria condição, ao ver que não é o único a vivenciar dificuldades.
Ao atender uma adolescente recém-chegada a uma unidade assistencial, o psicólogo precisa fazer a conceituação cognitiva do caso para iniciar o processo à luz da teoria cognitivocomportamental. Nessa situação, na fase avaliativa inicial, é pertinente
investigar a natureza do comportamento problemático, incluindo aspectos comportamentais, cognitivos, afetivos e fisiológicos envolvidos.
Quanto aos objetivos de uma avaliação psicológica clínica, julgue os itens seguintes.
Em uma perícia forense, o psicodiagnóstico avalia o estado mental, a capacidade para o exercício de funções de cidadão e o comprometimento psicopatológico, que eventualmente estejam associados a infrações da lei. Os resultados descrevem o que uma pessoa pode, ou não, fazer no contexto da testagem, mas cabe ao psicólogo inferir as atitudes dela na vida cotidiana. Nesse caso, as respostas fornecem subsídios para instruir decisões de caráter vital para o indivíduo.
Psicologia - Psicologia Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A temática relacionada à cultura organizacional é relevante porque permite compreender o comportamento humano no trabalho, haja vista que os valores influenciam o sentir, o pensar e o agir. Com relação a essa temática, julgue os itens subseqüentes.
A personalidade, os valores, as atitudes, as características biográficas e as habilidades podem ser considerados variáveis independentes de nível grupal, que influenciam variáveis dependentes como a satisfação no trabalho, o desempenho e a rotatividade.
Considere a seguinte situação: "João, de 7 anos, estava numa loja de brinquedos. Queria um carrinho, mas sua mãe, por não ter condições, disse que não compraria. João comportou-se de forma mal-criada: chorou, xingou e gritou com ela. Ao chegar em casa, a mãe, por estar com muita raiva, preferiu não abordar o acontecido, mas, dias depois, para que ele não repetisse o comportamento de mal-criação, conversou com ele e o colocou de castigo: ficou sem ver televisão por um dia. Alguns dias depois, indo a mesma loja, diante de um novo brinquedo que a mãe também não comprou, João novamente foi malcriado com ela: chorou, xingou e gritou".
Considerando os fundamentos teóricos do behaviorismo, identifique a alternativa que, tal qual a situação descrita, explica corretamente a repetição do comportamento de João.
O reforço utilizado pela mãe foi negativo, quando deveria ser positivo.
O comportamento de mal-criação de João era respondente, mas a mãe o abordou como se fosse operante.
A mãe agiu corretamente, mas houve uma generalização da resposta de mal-criação (chorar, xingar e gritar), o que impediu sua extinção.
O procedimento da mãe não permitiu o estabelecimento de uma relação de contigüidade entre o comportamento de mal- criação e o reforço utilizado (punição).
O esquema de reforçamento utilizado pela mãe diante do comportamento de mal-criação foi de razão variável, quando deveria ser de razão fixa.
Julgue os próximos itens com relação à intervenção do terapeuta na psicoterapia de grupo.
No grupo, paciente com intensa ansiedade pode desencadear desconforto nos demais participantes, que podem, inclusive, reagir, procurando livrar-se do mal-estar de diversas formas, seja oferecendo sugestões para que o assunto se encerre rapidamente, seja participando de maneira intelectual e distante, fazendo brincadeiras ou mudando o foco da conversa. Em momento oportuno, o terapeuta deve intervir para incentivar e convidar os participantes a avaliar e descobrir o sentido das reações.
Com referência ao texto, julgue os itens a seguir.
O jovem pode adentrar o crime organizado como uma opção de fuga da miséria e do poder coercitivo de criminosos, o que mostra o efeito do reforçador negativo no desenvolvimento de comportamentos sociais.
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A temática relacionada à cultura organizacional é relevante porque permite compreender o comportamento humano no trabalho, haja vista que os valores influenciam o sentir, o pensar e o agir. Com relação a essa temática, julgue os itens subseqüentes.
O modelo tradicional de análise da cultura pressupõe um conceito multinível, no qual se compreende o indivíduo em inter-relação com o nível grupal como, por exemplo, grupos da organização , com o organizacional e com a cultura de forma ampla como, por exemplo, a cultura nacional.
Em relação aos fundamentos teóricos da Gestalt-Terapia, considere as seguintes afirmações:
I. O campo organismo/ambiente forma uma unidade inseparável, uma totalidade cujo significado emerge das inter e intra-relações entre as partes que formam um dado todo.
II. Contato é o processo psíquico ou comportamento pelo qual o indivíduo entra em relação consigo, com o outro e com o mundo em busca da diferenciação. É um processo ativo e consciente de ajustamento criativo e enfatiza o indivíduo como um ser relacional.
III. As formas como o organismo estabelece contato com seu meio e como o transforma podem ser mais ou menos saudáveis ou mais ou menos adoecedoras. A doença é uma perturbação no processo de formação- destruição-reforma de Gestalten, a qual interrompe o fluxo natural da experiência.
IV. É a dimensão do aqui-agora, com sua ênfase no sentir, nos afetos, nas sensações, no relacional, traz a possibilidade de transformação. Trata-se de valorizar o sentir acima do pensar; a experiência, acima do pensar sobre. É nesta perspectiva que se desconsidera a história de vida do indivíduo como relevante para compreensão de sua condição existencial.
Assinale a alternativa que identifica o(s) item(ns) correto(s).
III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas
I, II e III, apenas.
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