Questões de Psicologia

Lista completa de Questões de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A literatura especializada sugere que é possível uma pessoa ter um alto comprometimento profissional e um baixo comprometimento organizacional. Quanto a essa correlação que se estabelece entre ambos, é correto afirmar que:

1. o comprometimento profissional é um vínculo emocional que a pessoa tem com sua profissão.

2. o comprometimento organizacional reflete o senso de lealdade ao empregador.

3. o comprometimento profissional é um vínculo emocional com a profissão e um envolvimento com o trabalho na organização. Dentre essas afirmativas,

estão corretas:

  • A.

    1 e 2, apenas.

  • B.

    2 e 3, apenas.

  • C.

    1 e 3, apenas.

  • D.

    1, 2 e 3.

A semelhança de Piaget e Freud era que a criança atravessa estágios. O estágio em que se inicia o processo de identificação com o pai do mesmo sexo, devido ao complexo de Édipo é denominado

  • A. fálico.
  • B. oral.
  • C. anal.
  • D. sexual.
  • E. genital.

A gestão de grupos e equipes pode ser o elemento-chave para garantir eficácia e eficiência organizacional. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

Em psicologia organizacional considera-se que os grupos exercem influência sobre os indivíduos. Acredita-se consensualmente que o grupo forma uma espécie de mente coletiva que transforma as pessoas, modelando todos os membros desse grupo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma criança, denominada R.T, que apresenta um comprometimento acentuado e geral do desenvolvimento, foi avaliada num Serviço de Psicologia. Neste contexto, considere as seguintes afirmações:

I. Acentuado comprometimento dos comportamentos não-verbais (contato visual, expressão facial, postura corporal e gestos), que regulam a interação social.

II. Padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades (maneirismos motores repetitivos e estereotipados e preocupação persistente com as partes dos objetos).

III. Desaceleração do crescimento craniano e perda das habilidades manuais voluntárias.

IV. Severo e persistente prejuízo da interação social e desenvolvimento de padrões restritos e repetitivos de comportamento. Inexiste um atraso geral clinicamente significativo na linguagem, no desenvolvimento cognitivo e nas habilidades de auto-ajuda.

V. Prejuízo na atividade comunicativa (acentuada dificuldade para iniciar ou desenvolver uma conversação e linguagem estereotipada). Considerando que a criança foi diagnosticada, segundo a hipótese de autismo, assinale a resposta correta.

  • A.

    A criança pode ter apresentado os sintomas contidos nos itens I, II e III, apenas.

  • B.

    A criança pode ter apresentado os sintomas contidos nos itens III, IV e V, apenas.

  • C.

    A criança pode ter apresentado os sintomas contidos nos itens II, III e IV, apenas.

  • D.

    A criança pode ter apresentado os sintomas contidos nos itens I, II e V, apenas.

  • E.

    A criança pode ter apresentado os sintomas contidos nos itens I, II, III e V, apenas.

Julgue os itens a seguir, considerando a relação do indivíduo com a cultura e as subjetividades atuais, à luz da abordagem da psicologia social, institucional e psicanalítica.

Acerca da relação entre o indivíduo e a cultura, Freud evidencia a dessimetria das trocas entre ambos e o caráter repressivo da sociedade. Para ele, o mecanismo da sublimação permite que as forças de vida dos indivíduos sejam objetivadas e capturadas pelas diferentes expressões da cultura: produções científicas, artísticas e espirituais. O potencial de inibição, renúncia e tolerância embutidos na sublimação unem-se à repressão social imposta aos indivíduos, orientando-os a abdicar de seus reais desejos, a adaptar-se às frustrações de suas necessidades e a acomodar-se diante das imposições sociais, o que leva o indivíduo a sucumbir na autodepreciação e na culpabilização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Benefícios provenientes de estudos em comportamento organizacional não chamam a atenção tão imediatamente como aqueles provenientes de áreas como contabilidade, marketing, vendas, compras ou sistemas de informação. Isso se deve ao fato de que o segundo e o primeiro se relacionam, respectivamente:

  • A.

    ao processo do trabalho profissional e administrativo e o modo de condução.

  • B.

    ao processo do trabalho profissional e administrativo e o modo de conduzir esse trabalho.

  • C.

    ao conteúdo do trabalho profissional e administrativo e o processo de conduzir esse trabalho.

  • D.

    ao conteúdo do trabalho administrativo e os conteúdos de campos funcionais.

  • E.

    a estudos de campos funcionais e estudos de conteúdos.

Devido ao fato de a ansiedade ser tão desagradável, a criança desenvolve técnicas para enfrentá-la ou defenderse dela. São as respostas de confronto e os mecanismos de defesa que ajudam a criança a evitar ou reduzir as dolorosas sensações de ansiedade. Quando a criança recusa-se a lembrar o evento produtor de ansiedade ela está usando o mecanismo de defesa denominado

  • A. projeção.
  • B. negação.
  • C. afastamento.
  • D. repressão.
  • E. formação reativa.

As mudanças ocorridas na organização do trabalho, no último século, trouxeram conseqüências para o trabalhador, que passou a manifestar maior sofrimento psíquico, evidenciado pela precariedade das condições e das relações no trabalho, como mostram os registros epidemiológicos de inúmeras patologias que vêm sendo relacionadas ao trabalho. Com relação aos objetivos de um programa multiprofissional de atenção à saúde do trabalhador, julgue os seguintes itens.

Um dos objetivos de um programa multiprofissional de atenção à saúde do trabalhador é aumentar a percepção acerca de si mesmo, de suas relações e dos aspectos psicodinâmicos no contexto de trabalho. Entre os métodos utilizados para se alcançar essa meta, a composição de grupos terapêuticos com os trabalhadores é considerada fonte de ameaça para os participantes, portanto, de baixa eficácia, devendo-se optar pelos métodos didático-expositivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A gestão de grupos e equipes pode ser o elemento-chave para garantir eficácia e eficiência organizacional. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

Na gestão por competências, a ênfase em suprir as carências do presente e do passado é menor que a ênfase em prospectar as competências que preparam a organização para o futuro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dentre os transtornos psíquicos, um dos mais relevantes é a esquizofrenia. Assinale a alternativa cujo sintoma não é característico para a formulação do diagnóstico deste transtorno.

  • A.

    Agorofobia.

  • B.

    Alucinações.

  • C.

    Delírios.

  • D.

    Comportamento amplamente desorganizado ou catatônico.

  • E.

    Discurso desorganizado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...