Lista completa de Questões de Psicologia do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O número de acidentes de trabalho no Brasil apresentou uma redução de 7,2% entre 2008 e 2010, caindo de 755.980 ocorrências para 701.496. No entanto, os transtornos mentais e comportamentais, que ocupam o terceiro lugar em quantidade de concessões de auxilio doença acidentários, não acompanharam essa tendência. De 2008 para 2009, o número de afastamentos do trabalho em decorrência de transtornos mentais e comportamentais subiu de 12.818 para 13.478. Em 2010, esse número teve uma queda, passando a 12.150. No entanto, a concessão de auxílios doença em função de transtornos mentais e comportamentais voltou a subir em 2011, passando para 12.337 casos (Previdência em questão, nº 59 Brasília, 16 à 29 de fevereiro de 2012). Com relação a esse o assunto, assinale a alternativa INCORRETA:
O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da psicologia cujas proposições nucleares concentram-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. Varias teorias vêm sendo formuladas nesse sentido e uma delas é a de Jean Piaget. De acordo com Piaget, o desenvolvimento humano se dá por estágios dentro do processo evolutivo. Assinale a alternativa correta, seguindo a ordem evolutiva de acordo com Piaget.
Sobre o período da adolescência, marque a opção INCORRETA.
John Bowlby foi um psicanalista que estudou o desenvolvimento infantil e criou a teoria do apego. Para ele, apego é um vínculo recíproco e duradouro entre o bebê e seu cuidador, cada um contribuindo para a qualidade do relacionamento: tanto o bebê desenvolve dispositivos que acionam o padrão de cuidado na mãe como a mãe aciona dispositivos padrões de apego à criança. Uma das pesquisadoras vinculadas a Bowlby desenvolveu os padrões de apego.
I. Apego ________ A criança já apresenta comportamento imaturo para sua idade. Quando a mãe sai do ambiente, a criança fica desesperada e, quando a mãe retorna, fica feliz, porém revoltada por ela ter saído.
II. Apego _______ Relacionamento cuidador-criança, provido de uma base segura. Quando a mãe sai do ambiente, a criança mostra mal-estar, mas não se abate de forma exagerada.
III. Apego ______ A criança não se abala muito com a saída da mãe do ambiente, mostra-se pouco inibida com estranhos e até se engaja em brincadeiras com desconhecidos.
Marque a opção que preenche CORRETA e respectivamente as lacunas.
Objetos que intermediam o mundo interno e externo do bebê, compensando, na fase da desilusão, a separação da mãe, são denominados objetos
Quando a mãe não fornece a proteção necessária ao frágil ego do recém-nascido, a criança perceberá essa falha ambiental como uma ameaça à sua continuidade existencial. Nos casos mais graves em que isto acontece, a psicose pode se instalar, devido à não satisfação das necessidades iniciais da criança, o que coloca uma intensa responsabilidade na mãe e no ambiente.
Conforme a teoria do desenvolvimento do pediatra e psicanalista inglês Winnicott, este é o conceito de
Marque a opção INCORRETA sobre a Teoria de Melanie Klein.
Sobre o desenvolvimento dos bebês, segundo René Spitz, qual das opções a seguir corresponde a sua teoria?
Segundo os Estágios de prontidão para mudança de Prochaska e Di Clemente em relação ao uso abusivo do álcool, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O Período de Pré-contemplação é aquele que a pessoa não enxerga motivos para mudar seu padrão de consumo de álcool. O psicólogo não poderá ajudá-lo uma vez que ele não se vê com necessidade para isso, devendo encaminhá-lo para outros profissionais da Equipe da Saúde da Família.
II. Contemplação: posição marcada pela ambivalência, ou seja, a pessoa ainda não está convencida da necessidade de se tratar. Embora o psicólogo não possa atuar muito, deverá agendar um retorno próximo e solicitar auxílio da família.
III. Determinação: o indivíduo já percebeu que necessita mudar o padrão de uso do álcool, mas tem dificuldade de tomar alguma medida prática nesse sentido. Nesse caso, o psicólogo deverá fornecer opções de estratégia para o paciente e ajudar na execução.
IV. Manutenção: o paciente já modificou seu hábito de beber, porém a recaída é uma ameaça. Nessa fase, o psicólogo poderá enfatizar os ganhos com a mudança e utilizar estratégias de prevenção de recaída.
V. Recaída: por algum motivo, o paciente voltou a beber. Aqui o psicólogo deverá esclarecer que a recaída faz parte do processo de cura e que, em geral, o paciente volta a percorrer as etapas de melhora de maneira mais rápida e menos sofrida.
Você é o psicólogo mais novo contratado para atuar no NASF, no município de Londrina. Dentre às Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde irá atuar, uma delas chama atenção pelo relato dos agentes comunitários de saúde e demais profissionais da Equipe de Saúde da Família (ESF): A maioria da população masculina acima de 15 anos da área de abrangência da Unidade Básica de Saúde faz uso abusivo de álcool, além do envolvimento direto ou indireto com o tráfico de drogas, uso e abuso de drogas ilícitas. Pensando em Projeto de Saúde para esse território (PST), na área da saúde mental, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que contenha a sequência correta para que este projeto tenha êxito:
I. Definir objetivos da equipe de saúde e estabelecer ações efetivas para alcançá-los.
II. Compreender o processo histórico e social singular do território.
III. Identificar atores sociais importantes para o projeto.
IV. Identificar área e/ou população vulnerável ou em risco.
V. Justificar a priorização da área e/ou população.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...