Lista completa de Questões de Psicologia do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Psicologia - Geral - - 0000
Para R. Horacio Etchegoyen, o contrato psicanalítico corresponde a
um conjunto de regras que visa a minimizar os riscos, para o analista e analisando, de envolvimento em processos de sobreproteção, controle onipotente, mania ou idealização, conforme o caso, oferecendo ao futuro analisando melhor segurança.
um documento escrito que define as estratégias que se deve utilizar para pôr em marcha o tratamento e os acordos a que se deve chegar com o paciente, a fim de realizar essa tarefa especial que é a análise.
estipular as normas pelas quais se desenvolverá a tarefa do diálogo entre analista e analisando, para que as dificuldades que venham a emergir depois possam ser superadas, uma vez que ficam definidos direitos e obrigações.
definir concretamente as bases do trabalho que se vai realizar, de modo que ambas as partes tenham uma idéia clara dos objetivos, das expectativas e também das dificuldades que comprometem o tratamento analítico, a fim de evitar que, depois, durante o curso da terapia, possam surgir ambigüidades, erros ou mal entendidos.
uma transação na qual o tipo de intercâmbio que deve se instaurar fique documentado, garantindo que as partes realizem a tarefa combinada, mesmo que surjam dificuldades, incluindo acordos sobre o emprego do divã, horários e honorários, o anúncio de feriados e férias, bem como a forma de pagamento. _________________________________________________________
Psicologia - Geral - - 0000
Segundo Sigmund Freud, o Complexo de Édipo desempenha um papel fundamental na estruturação da personalidade e na orientação do desejo humano, sendo
vivido na segunda fase da evolução libidinal, aproximadamente entre os dois e quatro anos de idade, a qual é caracterizada por uma organização da libido sob o primado da zona erógena anal.
vivido no período máximo entre os três e os cinco anos de idade, durante a fase fálica, correspondendo a um conjunto organizado de desejos amorosos e hostis que a criança experimenta relativamente aos pais.
uma fase da constituição do ser humano que se situa entre os 6 e os 18 primeiros meses de idade, na qual a criança, ainda num estado de descoordenação motora, antecipa imaginariamente a apreensão e o domínio de sua imagem corporal e esta unificação imaginária opera-se por identificação com a imagem do semelhante como forma total.
uma etapa do desenvolvimento da criança caracterizada por organização, mais ou menos acentuada, da libido sob o primado de uma zona erógena e pela predominância de uma modalidade de relação de objeto.
a primeira fase da evolução libidinal, na qual o prazer sexual está ligado de forma predominante à excitação, da cavidade bucal e dos lábios, que acompanha a alimentação.
Psicologia - Geral - - 0000
Sigmund Freud iniciou seu pensamento teórico assumindo que não há nenhuma descontinuidade na vida mental, já que acreditava que nada ocorre ao acaso, muito menos os processos mentais. Denominou esse processo de
elaboração mental.
processos inconscientes.
instintos básicos.
Id.
determinismo psíquico.
Psicologia - Geral - - 0000
Em Psicanálise, o processo pelo qual os desejos inconscientes se atualizam sobre determinados objetos no quadro de um certo tipo de relação estabelecida com eles e, eminentemente, no quadro da relação analítica, é denominado de
resistência.
contra-transferência.
transferência.
deslocamento.
narcisismo primário.
Psicologia - Geral - - 0000
A Escola Kleiniana
não focalizou as causas do fenômeno da adição às drogas em termos de prazer orgástico e oralidade, mas adotou um ponto de vista que sublinha a importância da fuga à dor e da tentativa de escapar à depressão e ao que é sentido como persecutório, permanecendo o adito fixado numa fase infantil muito primitiva, denominada posição esquizo-paranóide.
relacionou a psicopatologia da mania e do humor com o alcoolismo e a embriaguez, oferecendo assim as bases para uma compreensão profunda das toxicomanias.
relacionou as diferentes formas de drogadição com a satisfação de necessidades infantis primárias, tendo a toxicomania sua origem na fase anal do desenvolvimento.
considerou o alcoolismo uma neurose narcisista relacionada com a psicose maníaco-depressiva.
apontou que, na base de toda toxicomania, há uma "depressão tensa", sendo a tolerância ao sofrimento uma de suas características.
Psicologia - Geral - - 0000
Um dos objetivos das intervenções de saúde pública no campo das substâncias psicoativas é prevenir as conseqüências adversas do consumo dessas substâncias, ou seja, minimizar prejuízos que drogaditos possam causar a si mesmos ou aos outros. Essa política é denominada de redução de
demanda, principalmente.
consumo, necessariamente.
oferta, obrigatoriamente.
danos.
drogas.
Psicologia - Geral - - 0000
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (ou DSM-IV) aponta como critério diagnóstico para identificar a Bulimia Nervosa (307.51), a presença de
episódios de hipofagia e métodos compensatórios inadequados para evitar perda de peso, além de queixa de dificuldade para manter o sono, decorrente da presença de pesadelos.
comportamento compensatório inadequado e recorrente, com o fim de prevenir o aumento de peso, como indução de vômito, uso indevido de laxantes, diuréticos, enemas ou outros medicamentos, jejuns ou exercícios excessivos.
episódios recorrentes de compulsividade para comer e comportamentos inadequados para evitar perda de peso.
queixa de dificuldade para iniciar ou manter o sono.
ocorrência repetida de sonhos assustadores que levam ao despertar.
Psicologia - Geral - - 0000
A Esquizofrenia simples é indicada, na Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 (F20.6), como
perturbações psicomotoras proeminentes que podem se alternar entre extremos, como hipercinesia e estupor ou obediência automática, e negativismo; atitudes e posturas forçadas podem ser mantidas por longos períodos.
um transtorno no qual sintomas esquizofrênicos e maníacos são ambos proeminentes no mesmo episódio de doença, sendo que a anormalidade do humor assume usualmente a forma de elação, acompanhada por aumento da auto-estima e idéias grandiosas, mas, às vezes, excitação e irritabilidade são mais óbvias e estão acompanhadas de comportamento agressivo e idéias persecutórias.
transtornos psicóticos que não satisfazem os critérios para esquizofrenia ou para tipos psicóticos de transtornos e humor (afetivos) e transtornos psicóticos que não satisfazem os critérios sintomatológicos para transtorno delirante persistente.
transtornos episódicos, nos quais ambos os sintomas, afetivos e esquizofrênicos, são proeminentes no episódio de doença, preferivelmente de forma simultânea ou, pelo menos, distam poucos dias uns dos outros.
um transtorno incomum, no qual há desenvolvimento insidioso mas progressivo de conduta estranha, incapacidade para atender às exigências da sociedade e declínio no desempenho total, sendo que delírios e alucinações não são evidentes e o transtorno é menos obviamente psicótico do que os subtipos hebefrênico, paranóide e catatônico da esquizofrenia.
Psicologia - Geral - - 0000
O Código de Ética Profissional do Psicólogo, em seu 17o artigo (Das relações com a Justiça), determina que o psicólogo
não escusar-se-á de funcionar em perícia que escape à sua competência profissional, desde que busque conhecimentos para tal.
colocará seu conhecimento à disposição da Justiça, no sentido de promover e aprofundar uma maior compreensão entre a lei e o agir humano, entre a liberdade e as instituições judiciais.
agirá sem isenção, expondo o que tiver conhecimento por meio do seu trabalho.
poderá ultrapassar, nos laudos, o limite das informações necessárias à tomada de decisão, desde que justifique sua posição.
poderá ser perito de pessoa por ele atendida ou em atendimento, em situações consideradas especiais.
Psicologia - Geral - - 0000
Segundo a definição de especialidades em Psicologia apresentada pelo Conselho Federal de Psicologia, por meio da Resolução 002/2001, o psicólogo que atua em instituições de saúde, oferecendo e desenvolvendo atividades em diferentes níveis de tratamento, tendo como sua principal tarefa a avaliação e acompanhamento de intercorrências psíquicas dos pacientes que estão ou serão submetidos a procedimentos médicos, visando basicamente a promoção e/ou recuperação da saúde física e mental e que, no trabalho interdisciplinar, participa de decisões em relação à conduta a ser adotada pela equipe, objetivando promover apoio e segurança ao paciente e família, fornecendo aporte de informações pertinentes à sua área de atuação, bem como, na forma de grupo de reflexão, no qual o suporte e manejo estão voltados para possíveis dificuldades operacionais e/ou subjetivas dos membros da equipe, é o psicólogo especialista em
Psicologia Hospitalar.
Psicopedagogia.
Psicomotricidade.
Psicologia Organizacional e do Trabalho.
Psicologia Jurídica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...