Questões de Psicologia do ano 0000

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O psicólogo americano comportamentalista, que investigou os estímulos emocionais em bebês, considerando as três emoções fundamentais, medo, raiva e rancor, foi:

  • A.

    John Watson;

  • B.

    William James;

  • C.

    Erikson;

  • D.

    Horney;

  • E.

    Albert Moll.

A autora Alicia Fernández faz distinção entre quatro modalidades de ensino, às quais denomina com os seguintes termos:

  • A.

    criar, desejar, praticar, desfazer;

  • B.

    planejar, executar, expor, registrar;

  • C.

    sonhar, elaborar, realizar, desfazer;

  • D.

    pensar, organizar, revelar, ocultar;

  • E.

    mostrar-guardar, esconder, exibir, desmentir.

Na visão de Alícia Fernández, o fracasso escolar afeta o aprender do sujeito sem chegar a aprisionar a inteligência e, muitas vezes, advém do choque entre o aprendente e a escola. Em geral, diante de uma situação de fracasso escolar o psicopedagogo faz uma intervenção dirigida:

  • A.

    à escola, no intuito de que esta reveja a metodologia, a linguagem, o vínculo e as modalidades de ensino;

  • B.

    à família, responsabilizando-a pelo fracasso do filho e sugerindo alterações nos valores que lhe direcionam a formação;

  • C.

    ao sujeito que não aprende, procurando adequá-lo a normas mais rígidas de controle e de aprendizagem;

  • D.

    à modalidade de aprendizagem da família, orientando os pais quanto às condutas adequadas à aprendizagem;

  • E.

    à direção da escola e ao regimento escolar inadequado, propondo reformulações que atendam às necessidades dos aprendentes.

Cada sujeito tem uma maneira especial de construir o seu saber e aproximar-se do conhecimento. Este fato em psicopedagogia é denominado:

  • A.

    construção do caráter;

  • B.

    modalidade de aprendizagem;

  • C.

    evolução afetiva;

  • D.

    crescimento emocional;

  • E.

    maturação

Podemos dizer que para Vygotsky o conceito cotidiano de uma criança é algo embebido de experiências de vida, enquanto o conceito científico é aquele que:

  • A.

    é desenvolvido em laboratório;

  • B.

    leva a criança a não utilizar a linguagem;

  • C.

    é transmitido em situações formais de ensinoaprendizagem;

  • D.

    faz a criança crescer;

  • E.

    envolve uma situação concreta.

Para Piaget, a evolução da prática e da consciência da regra pode ser dividida em etapas por meio das quais a criança tem a possibilidade de vivenciar:

  • A.

    a anomia, a heteronomia e a autonomia;

  • B.

    o corpo em movimento;

  • C.

    o corpo em relação ao espaço;

  • D.

    o realismo moral;

  • E.

    o senso de justiça.

O material utilizado na prova de Quantificação da Inclusão de Classes é composto por:

  • A.

    círculos vermelhos e azuis;

  • B.

    bastonetes de madeira;

  • C.

    seis fichas de cores diferentes;

  • D.

    duas barrinhas de massa plástica de cores diferentes;

  • E.

    um ramo com dez margaridas e duas ou três rosas.

As Provas do Diagnóstico Operatório são compostas por:

  • A.

    duas argumentações sobre a conservação do volume;

  • B.

    argumentações e contra-argumentações sobre a seriação de bastonetes;

  • C.

    provas de classificação, conservação, seriação e provas para o pensamento formal;

  • D.

    investigações referentes às relações lógicas no manejo das classes;

  • E.

    investigações sobre o domínio que o aprendente possui de si mesmo.

A informática é mais um recurso utilizado pelo psicopedagogo nos processos diagnóstico e terapêutico. O uso do computador possibilita observações importantes como:

  • A.

    o entretenimento preferido pelo aprendente, dentre as inúmeras opções que a indústria de softwares vem desenvolvendo, para se verificar se opta por jogos com maior ou menor grau de violência;

  • B.

    os níveis de solução de problemas, a lógica usada na busca de soluções, o nível de atenção e o foco na tarefa, a memorização de novos comandos e seqüências funcionais, o nível de resistência à frustração;

  • C.

    o conhecimento de softwares infantis e o domínio desses programas na geração de idéias que permitam verificar a capacidade do aprendente para solucionar problemas no hardware;

  • D.

    o conhecimento dos princípios da informática relacionados a programas de hardware, a periféricos e utilização da internet;

  • E.

    a relação que o aprendente tem com a informática e como usa os recursos como Internet e Intranet, bem como a sua capacidade de utilização de mensagens nos endereços eletrônicos.

Se um psicopedagogo está avaliando um aprendente, que está cursando a 3ª série do ensino fundamental e tem uma queixa de dificuldade especificamente em matemática, há necessidade de se avaliar mais detalhadamente:

  • A.

    se resolve corretamente cálculos que envolvam raiz quadrada aplicados em questões concretas de seu diaa- dia;

  • B.

    se opera mentalmente a multiplicação de números decimais, principalmente as relacionadas a operações de câmbio e ações de bolsas de valores;

  • C.

    a resolução de equação de 2º grau que envolvam situações de juros simples e compostos;

  • D.

    o raciocínio matemático, o cálculo, a leitura e compreensão de problemas e questões;

  • E.

    o conhecimento de geometria a partir da proposição de problemas em cuja leitura estejam presentes figuras do mundo concreto do aprendente.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...