Questões de Psicologia do ano 2004

Lista completa de Questões de Psicologia do ano 2004 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Caballo (1996), a terapia comportamental contemporânea reflete uma combinação de procedimentos verbais e de ação, o emprego de métodos multidimensionais em vez de abordagens únicas, a atenção cada vez maior na responsabilidade do paciente e do terapeuta, a ênfase nos determinantes atuais mais que nos históricos, o respeito com os dados e uma prudente disposição de ir além dos limites restritos do condicionamento tradicional, ou inclusive da teoria da aprendizagem E-R para obter sua base de dados. Considerando o momento atual da abordagem comportamental, julgue os itens que se seguem.

A atenção às questões escolares e de aprendizagem requer do psicólogo a aplicação de múltiplas orientações teóricas, que possam ser associadas de diferentes maneiras, de modo a atender às queixas apresentadas pelo aluno e pelo professor.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Caballo (1996), a terapia comportamental contemporânea reflete uma combinação de procedimentos verbais e de ação, o emprego de métodos multidimensionais em vez de abordagens únicas, a atenção cada vez maior na responsabilidade do paciente e do terapeuta, a ênfase nos determinantes atuais mais que nos históricos, o respeito com os dados e uma prudente disposição de ir além dos limites restritos do condicionamento tradicional, ou inclusive da teoria da aprendizagem E-R para obter sua base de dados. Considerando o momento atual da abordagem comportamental, julgue os itens que se seguem.

Os erros freqüentes em operações matemáticas simples, como a troca de sinais de adição e de subtração e a omissão de passos nas operações de divisão e de multiplicação, são indicadores suficientes para o diagnóstico de transtorno da aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a relevância da intervenção psicológica junto a estudantes e suas famílias, julgue os itens a seguir de acordo com os modernos recursos e conhecimentos sobre o processo de desenvolvimento humano e de aprendizagem.

Planos de prevenção do fracasso escolar precisam priorizar o desenvolvimento neurológico da criança, desde a vida intra-uterina, quando a qualidade dos cuidados pré-natais pode determinar todo o processo de aprendizagem futura da criança.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a proposta de promoção da cidadania nas escolas públicas, julgue os itens que se seguem.

Aproximar a família da escola é um procedimento contraproducente para a implantação bem-sucedida de um projeto político-pedagógico porque, em geral, os costumes e hábitos familiares, principalmente da população desfavorecida, são incompatíveis com as práticas modernas previstas pelo projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos às competências interpessoais gerenciais necessárias às relações humanas profícuas.

A habilidade de comunicação é a essência das relações humanas. Na comunicação verbal, é preciso criar empatia com os ouvintes. O emissor da mensagem deve colocar-se no lugar do receptor; deve ser sensível às necessidades, percepções, atitudes e emoções desse receptor.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um homem de 42 anos de idade buscou o serviço de psicologia com queixas de relacionamento familiar ruim, incluindo brigas freqüentes, com gritos e agressões verbais, tendência ao alcoolismo e ao uso de drogas ilícitas. Durante a entrevista inicial, foi observado que ele roía unhas, movimentava braços e pernas na cadeira, tinha um tique na boca e evitava contato olho a olho.

Na situação apresentada acima, julgue os seguintes itens, sob os diferentes enfoques teóricos.

De acordo com a teoria freudiana, parte da energia libidinosa do paciente está sendo utilizada para satisfazer atividades da fase oral não-satisfeitas ou satisfeitas em excesso durante os dois primeiros anos de vida.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma menina de 10 anos de idade foi levada pela mãe ao serviço de psicologia clínica de um ambulatório, com queixa de que a criança teve muita dificuldade para aprender a ler e escrever. Depois de três anos de treino, a criança aprendeu a ler, mas comete uma grande quantidade de erros na escrita, como troca de letras e omissão de vogais. A professora informou à mãe que o rendimento de sua filha é ruim, suas notas são baixas, ela é desatenta na sala de aula, conversa muito e vai com freqüência excessiva à mesa de outros colegas. No entanto, quando são exibidos vídeos com filmes na sala de aula e quando há atividades artísticas, a criança fica envolvida na atividade até o final. De modo geral, os colegas gostam dela e sempre a chamam para brincar, principalmente quando a atividade é motora, como jogar bola. A mãe perguntou se a criança sofre de retardo mental, e, caso afirmativo, como será o tratamento e se a condição “tem cura”. Informou também que a criança tem dificuldade para se alimentar e para dormir. O exame psicológico mostrou nível intelectual dentro da faixa de normalidade.

A respeito do diagnóstico e das intervenções para o caso relatado acima, julgue os itens a seguir.

É adequado incluir noções de psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem no treinamento da mãe (ou do cuidador primário) para que ela saiba diferenciar comportamentos considerados normais ao longo do desenvolvimento e comportamentos que merecem atenção profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com Caballo (1996), a terapia comportamental contemporânea reflete uma combinação de procedimentos verbais e de ação, o emprego de métodos multidimensionais em vez de abordagens únicas, a atenção cada vez maior na responsabilidade do paciente e do terapeuta, a ênfase nos determinantes atuais mais que nos históricos, o respeito com os dados e uma prudente disposição de ir além dos limites restritos do condicionamento tradicional, ou inclusive da teoria da aprendizagem E-R para obter sua base de dados. Considerando o momento atual da abordagem comportamental, julgue os itens que se seguem.

Predomina hoje entre os principais desenvolvimentistas a concepção de que o individuo é agente de seu próprio desenvolvimento, modificando o ambiente e sendo modificado por ele. A interação do organismo com ambiente favorece ou limita o potencial biológico de cada indivíduo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a relevância da intervenção psicológica junto a estudantes e suas famílias, julgue os itens a seguir de acordo com os modernos recursos e conhecimentos sobre o processo de desenvolvimento humano e de aprendizagem.

De acordo com Brofenbrenner, o desenvolvimento da criança acontece a partir de sua interação com o contexto proximal e distal, onde se desenvolvem as competências necessárias à sobrevivência naquele meio. Isso explica a resiliência e os comportamentos sadios encontrados em muitas crianças que vivem em situação de rua.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando o texto I, julgue o item abaixo.

O texto ilustra as duas possibilidades de resolução da oitava fase do desenvolvimento humano prevista por Erick Erikson, cujos componentes são integridade e desespero.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...